5 remédios para curar herpes das costas

19 de junho de 2018
Visto que a herpes das costas aparece devido à uma diminuição das defesas, além de recorrer a esses remédios naturais, devemos fortalecer nosso sistema imunológico para evitar que se agrave.

A herpes das costas não é apenas um problema estético. Essa patologia pode ter diferentes causas e sintomas dependendo do vírus específico que a causa. Por este motivo, é conveniente conhecer o tipo de herpes que você está sofrendo e tratá-lo o mais rapidamente possível.

Descubra neste artigo os melhores remédios naturais para curar herpes das costas. Quiinácea, levedura de cerveja, alho, própolis e aloe vera são excelentes tratamentos que nos ajudarão a combater e aliviar esse problema.

Herpes das costas

A herpes é uma doença infecciosa causada por um vírus. É considerada uma patologia crônica, uma vez que este vírus permanece no nosso organismo e desencadeia surtos de acordo com diferentes fatores. Os sintomas, a área afetada e a gravidade também variam de acordo com o tipo de vírus, que pode ser simples ou zoster.

Tanto a herpes das costas e qualquer outra variante aparece em nosso corpo quando o nosso sistema imunológico está enfraquecido. Portanto, embora possamos aplicar remédios para aliviar a dor ou a queimação, o mais importante é aumentar nossas defesas. Desta forma, podemos evitar que piore, estenda-se e reapareça.

Mulher com sinal de herpes das costas

Remédios naturais

1. Quiinácea

A Quiinácea tem virtudes anti-infecciosas que nos defendem contra diferentes patógenos, como os vírus. Na verdade, é uma das plantas medicinais mais famosas e antigas que são consumidas para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, é eficaz contra a herpes simples e zoster.

  • Para que a Quiinácea não nos prejudique, devemos tomá-la da maneira correta. Não podemos consumir esta planta por mais de três meses seguidos.
  • É melhor tomá-la sazonalmente, fazer intervalos e não exceder a dose de 7 gramas por dia (em adultos).
A infusão de equinácea ajuda a curar herpes das costas

2. Levedura de cerveja

lisina é um aminoácido essencial que combate infecções virais, em particular, a herpes simples e zoster. Alguns alimentos contêm boas quantidades desse nutriente, como é o caso da levedura de cerveja ou da levedura nutricional.

Graças à lisina e a muitos outros nutrientes, a levedura de cerveja equilibra e fortalece o sistema nervoso e o sistema imunológico. Além disso, também atua como um depurativo da pele.

Por este motivo, podemos consumi-la diariamente, em cápsulas ou com alimentos, pois tem um sabor delicioso, semelhante a frutos secos ou queijo.

3. Alho

O alho é um excelente antibiótico natural que pode combater a herpes, seja ela simples ou zoster. Este alimento medicinal tem a virtude de reduzir a inflamação, melhorar a circulação, aumentar as defesas e impedir que o vírus avance.

Podemos combinar o consumo de alho cru com a aplicação direta na pele afetada. No entanto, devemos fazer isso diariamente até que haja remissão. Nós também podemos realizar a surpreendente cura tibetana do alho para fazer uma purificação profunda do organismo e prevenir os surtos.

Se for difícil para nós digerir o alho ou nos causar mau hálito, também podemos tomá-lo em cápsulas.

4. Própolis

própolis é outro grande antibiótico natural, principalmente a variedade verde do Brasil. Este superalimento combate todos os tipos de bactérias, vírus e fungos, por isso é conveniente para nós sempre tê-lo em nossa dispensa para recorrer a ele assim que os primeiros sintomas aparecerem.

Teremos que combinar o uso tópico e oral do própolis para acabar efetivamente com a herpes das costas:

  • Oral: 5 gotas 1 vez ao dia (prevenção), 5 gotas a cada hora (durante um surto) e 5 gotas 3 vezes ao dia (manutenção após o surto).
  • Tópico: aplique 2 ou 3 vezes ao dia na herpes das costas.
O própolis ajuda a curar herpes das costas

5. Aloe Vera

aloe vera é o remédio proposto para aliviar os sintomas da herpes, principalmente a coceira, ardor e dor. Embora a aloe vera não cure ou elimine a herpes, ela pode oferecer um alívio rápido e natural quando combinada com os tratamentos anteriores.

Devemos aplicar o gel que é extraído da folha da aloe vera. É melhor ter nosso próprio cultivo em casa para que a planta possa ser usada a qualquer momento.

Nós também podemos comprá-la. No entanto, neste caso, devemos garantir que seja o gel puro da planta, sem aditivos.

 

  • Bascones-Martínez A., Pousa-Castro X.. Herpesvirus. Av Odontoestomatol  [Internet]. 2011  Feb [citado  2018  Nov  03] ;  27( 1 ): 11-24. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S0213-12852011000100002&lng=es.
  • Domínguez-Fernández, R.N., Arzate-Vázquez, I., Chanona-Pérez, J. J., Welti-Chanes, J. S., Alvarado-González, J. S., Calderón-Domínguez, G., Garibay-Febles, V., & Gutiérrez-López, G. F.. (2012). El gel de Aloe vera: estructura, composición química, procesamiento, actividad biológica e importancia en la industria farmacéutica y alimentaria. Revista mexicana de ingeniería química11(1), 23-43. Recuperado en 02 de noviembre de 2018, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S1665-27382012000100003&lng=es&tlng=es.
  • Griffith, R., Walsh, D. E., Myrmel, K. H., Thompson, R. W., & Behforooz, A. (1987). Success of L-lysine therapy in frequently recurrent herpes simplex infection: Treatment and prophylaxis. Dermatology. https://doi.org/10.1159/000248823
  • Hudson, J.B. Applications of the phytomedicine Echinacea purpurea (Purple Coneflower) in infectious diseases. J Biomed Biotechnol. 2011;2012:769896. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3205674/
  • Prado A., Bernardita; Le-Bert Z., Marcela; Carrión A., Flavio; José Martínez G., María; Honeyman M., Juan. – Estudio del efecto inmunomodulador de la Equinácea purpúrea en pacientes con herpes labial recurrente – Imunomodulatory effects of Echinacea purpurea in patients with recurrent herpes labialis – Rev. chil. dermatol;26(4): 379-384, 2010. Disponible en: https://www.sochiderm.org/web/revista/26_4/3.pdf