Os 5 melhores remédios para curar herpes das costas

Acredita-se que ingerir alimentos e bebidas que ajudem a "fortalecer" o sistema imunológico pode aliviar o herpes das costas.
Os 5 melhores remédios para curar herpes das costas

Última atualização: 10 Janeiro, 2021

O herpes das costas não é apenas um problema estético. Essa patologia pode ter diferentes causas e sintomas dependendo do vírus específico que a causa. Por esse motivo, é conveniente conhecer o tipo de herpes que você está sofrendo e tratá-lo o mais rapidamente possível.

Na esfera popular, considera-se que certos remédios naturais podem ser usados ​​para aliviar o desconforto causado pelo herpes nas costas. Alguns deles são levedura de cerveja, aloe vera e própolis.

Mais sobre o herpes das costas

Mulher com sinal de herpes das costas

O herpes-zóster ou é uma infecção que causa uma erupção cutânea dolorosa, de bolhas cheias de líquido, e que pode provocar outros desconfortos como: dor, coceira, etc.

O herpes é uma doença infecciosa causada por um vírus. É considerada uma patologia crônica, uma vez que esse vírus permanece no nosso organismo e desencadeia surtos de acordo com diferentes fatores.

Os sintomas, a área afetada e a gravidade também variam de acordo com o tipo de vírus, que pode ser simples ou zóster.

Tanto o herpes das costas e qualquer outra variante aparece no corpo quando o sistema imunológico está enfraquecido.

Em relação ao tratamento, a Sociedade Espanhola de Medicina Interna aponta o seguinte:

  • Não é possível eliminar o vírus do herpes-zóster do corpo através de nenhum tratamento, embora certos medicamentos possam ser tomados para aliviar ou diminuir os sintomas e se recuperar o mais rápido possível.
  • Um tratamento tópico também deve ser realizado nas lesões cutâneas, a fim de acelerar a formação de crostas e evitar desconforto e superinfecções. Para isso, geralmente são aplicados curativos de sulfato de zinco diluídos.

Remédios naturais para o herpes nas costas

A seguir, vamos compartilhar mais sobre esses remédios. No entanto, queremos esclarecer que esses remédios nunca devem substituir o tratamento farmacológico ou as recomendações feitas pelo médico.

Lembre-se de que, embora sejam frequentemente propostos, os remédios naturais nem sempre são os mais convenientes para todos os casos. Além disso, deve-se levar em consideração que, caso o médico autorize seu uso ou consumo, o remédio se tornará um complemento a mais, dentro de um estilo de vida saudável.

De acordo com os especialistas da Mayo Clinic, um dos remédios caseiros que podem ajudar a obter alívio é aplicar compressas frias nas bolhas. Eles também indicam que, em vez de aplicar compressas, você pode tomar banhos frios.

1. Equinácea

A infusão de equinácea ajuda a curar herpes das costas

A equinácea é uma planta à qual são atribuídas várias propriedades. Ela tem sido usada topicamente para úlceras, feridas e outras condições, como o herpes nas costas.

Embora não esteja totalmente comprovado que possua propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais e antissépticas, alguns cientistas consideram ser um remédio com potencial. Contudo, ressaltam que é importante continuar investigando e se aprofundando.

Na esfera popular dizem que a infusão de equinácea poderia ajudar a “fortalecer” o sistema imunológico, o que contribuiria para o tratamento da infecção.

Há quem consome a infusão de equinácea para aliviar o herpes das costas, porém, não está comprovado que essa bebida possa ser responsável por algum tipo de melhora.

Em um estudo publicado em 2010, concluiu-se que alguns compostos da equinácea podem ser úteis no tratamento de pacientes com herpes labial recorrente.

2. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja contém lisina, um dos dez aminoácidos essenciais para os seres humanos. Também é composto por outros nutrientes importantes, como:

  • Minerais e oligoelementos (como o selênio e o cromo).
  • Vitaminas B, ácido fólico e biotina-pantotenato.
  • Glutationa.
  • Fibra.

Considera-se que, devido ao seu conteúdo de lisina, a levedura de cerveja pode ajudar a combater a infecção por herpes simples. Portanto, no âmbito popular recomenda-se consumir esse alimento dentro da dieta alimentar, a fim de obter esse benefício e, além disso, “fortalecer” a saúde do sistema imunológico.

*É aconselhável consultar o seu médico antes de começar a tomar levedura de cerveja em comprimidos ou outros formatos semelhantes.

3. Alho

O alho possui agentes antioxidantes

O alho tem sido considerado um alimento que, devido ao seu teor de alicina, pode ser um antibiótico natural, capaz de ajudar no combate a infecções. Porém, está comprovado que o consumo de alho, como tal, não é capaz de proporcionar tais benefícios.

Há quem o consuma regularmente na alimentação e há quem o esmague e aplique a sua pasta nas feridas. Porém, os dermatologistas esclarecem que não é recomendado fazer isso, pois pode causar irritação e agravar o quadro.

4. Própolis

Outro alimento que passou a ser considerado um possível antibiótico natural é a própolis. No entanto, não há evidências de que ele funcione dessa forma ou contribua significativamente para o tratamento do herpes nas costas ou qualquer outra infecção.

O própolis ajuda a curar herpes das costas

5. Aloe Vera

Como muitas vezes são atribuídas propriedades curativas e anti-inflamatórias ao aloe vera, é comum que essa planta seja recomendada como um remédio natural para as bolhas causadas por herpes nas costas.

Novamente, os dermatologistas não recomendam o uso de aloe vera dessa forma, pois pode se mostrar contraproducente. Se você quiser recorrer a esse (ou outros remédios), o mais recomendável é consultar primeiro o seu médico.

Nota final

Para tratar o herpes nas costas adequadamente, a melhor coisa que você pode fazer é ir ao médico e seguir suas indicações. Além disso, recomenda-se que você mantenha bons hábitos de vida, pois podem agregar muito à sua saúde, e não apenas em caso de doença.

Pode interessar a você...
Como prevenir o herpes labial?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como prevenir o herpes labial?

O herpes labial é uma doença bastante comum que é causada pelo vírus Herpes Simples tipo 1, que pode ser passado por outra pessoa que tenha a doença.



  • Bascones-Martínez A., Pousa-Castro X.. Herpesvirus. Av Odontoestomatol  [Internet]. 2011  Feb [citado  2018  Nov  03] ;  27( 1 ): 11-24. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S0213-12852011000100002&lng=es.
  • Domínguez-Fernández, R.N., Arzate-Vázquez, I., Chanona-Pérez, J. J., Welti-Chanes, J. S., Alvarado-González, J. S., Calderón-Domínguez, G., Garibay-Febles, V., & Gutiérrez-López, G. F.. (2012). El gel de Aloe vera: estructura, composición química, procesamiento, actividad biológica e importancia en la industria farmacéutica y alimentaria. Revista mexicana de ingeniería química11(1), 23-43. Recuperado en 02 de noviembre de 2018, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S1665-27382012000100003&lng=es&tlng=es.
  • Griffith, R., Walsh, D. E., Myrmel, K. H., Thompson, R. W., & Behforooz, A. (1987). Success of L-lysine therapy in frequently recurrent herpes simplex infection: Treatment and prophylaxis. Dermatology. https://doi.org/10.1159/000248823
  • Hudson, J.B. Applications of the phytomedicine Echinacea purpurea (Purple Coneflower) in infectious diseases. J Biomed Biotechnol. 2011;2012:769896. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3205674/
  • Prado A., Bernardita; Le-Bert Z., Marcela; Carrión A., Flavio; José Martínez G., María; Honeyman M., Juan. – Estudio del efecto inmunomodulador de la Equinácea purpúrea en pacientes con herpes labial recurrente – Imunomodulatory effects of Echinacea purpurea in patients with recurrent herpes labialis – Rev. chil. dermatol;26(4): 379-384, 2010. Disponible en: https://www.sochiderm.org/web/revista/26_4/3.pdf