10 sinais de que você está fazendo muito exercício

Quando se faz muito exercício, é possível que, mesmo se estivermos cansados, nos custe a dormir. Além disso, a atividade física excessiva leva a outros problemas de saúde.
10 sinais de que você está fazendo muito exercício

Última atualização: 13 Maio, 2021

O esporte é muito bom para a saúde e isso ninguém pode negar. No entanto, muitas pessoas ficam obcecadas com a silhueta e passam várias horas na academia, sem levar em consideração as dores ou cansaço nos músculos.

Um dos erros que esses indivíduos cometem é omitir completamente que o descanso também faz parte da rotina. Se você não respeitar isso, o corpo vai cobrar o preço. Aqui estão os principais sinais de que você está fazendo muito exercício.

Muito exercício: o corpo se revolta

Amar o esporte é perfeito porque nunca sofrerá as consequências do sedentarismo e o do sobrepeso.  No entanto, como se costuma dizer, “os extremos não são bons” e ficar horas e horas na academia pode ser ruim para a saúde e inclusive ser negativo para os resultados esperados.

Isso acontece principalmente nas pessoas que estão em forma, já que ficam obcecadas com o corpo e querem que desapareça até o último grama de gordura ou que se forme cada vez mais músculos.

A certa altura, corpo “se revolta”, pois a intensidade e a quantidade de atividade são excessivas. É preciso entender que o corpo também precisa do seu descanso e o pedirá de várias maneiras.

Em geral, as sessões de exercício diário não deveriam ultrapassar os 60 ou 90 minutos. Com relação à repetição semanal, aconselha-se no máximo cinco vezes. Porém, ambos os fatores vão depender do tipo de exercício realizado, bem como da condição do atleta.

Além disso, é extremamente importante que você saiba “ouvir” o corpo e saiba o momento exato em que deve parar e dar um tempo. Como saber? Prestando atenção a alguns sinais.

Sinais de fazer muito exercício

Sem importar qual seja seu objetivo ou qual tipo de treinamento você realiza, pouco a pouco você aumenta as cargas, as velocidades ou as intensidades do exercício conforme sua condição física melhora. No entanto, em algum momento seu corpo pedirá a gritos que reduza o esforço. Como? Através destes sinais que vamos comentar a seguir.

1. Leva mais tempo para se recuperar

Leva mais tempo para se recuperar

Este é um claro indício de que “passamos da linha” e que estamos treinando demais. De acordo com um estudo publicado pela Sports Medicineum atleta que não é capaz de se recuperar totalmente após 72 horas está fazendo muito exercício.

Se te custa respirar por vários minutos, sente que falta energia ou que as pernas ou braços não respondem, talvez devesse reduzir um pouco o exercício. A falta de recuperação também é notada quando existe dor justo depois de terminar a rotina ou se por mais que beba dois litros de água, você continue sentindo sede.

2. Tem menos resistência

Continuando com o que foi explicado na pesquisa citada, quando o treinamento é muito intenso ou demorado, as defesas ficam enfraquecidas ao invés de serem fortalecidas. Portanto, leva mais tempo para regenerar as fibras musculares “feridas” durante o exercício, bem como para se curar de um simples resfriado.

Você pode ter ficado doente e demorado mais do que o normal para se recuperar. Esse pode ser outro sinal de muita atividade física.

3. As pulsações aumentam pela manhã

Quando você se exercita muito, sua frequência cardíaca muda. De acordo com uma publicação do site da Mayo Clinica frequência cardíaca em repouso diminui em pessoas que estão fisicamente em forma, pois todo o sistema se torna mais eficiente e o coração é capaz de enviar mais sangue oxigenado com menos batimentos por todo o corpo.

No entanto, existem irregularidades às quais se deve prestar atenção. Por exemplo, meça sua frequência cardíaca em repouso e antes de se levantar todas as manhãs. Se elas subirem nas primeiras horas do dia, pode ser um sinal de muito exercício, pois o corpo não está se recuperando como deveria.

Além disso, o estudo de Sports Medicine citado indica que uma diminuição na frequência cardíaca máxima e submáxima também pode ser uma consequência do supertreinamento; isso parece variar de indivíduo para indivíduo.

4. É mais difícil dormir se você está fazendo muito exercício

É mais difícil dormir se você está fazendo muito exercício

A insônia é um problema comum naqueles que treinam muito. O corpo produz um excesso de hormônio do estresse quando se exercita demais. Por isso, ao chegar de noite é mais difícil conciliar o sono, mesmo que esteja muito cansado.

5. Você sente uma dor extrema e persistente

Quando dói qualquer parte do corpo mesmo em repouso (por exemplo, nos finais de semana), devemos automaticamente deixar de fazer exercício.

Isso geralmente acontece quando os exercícios são muito exigentes, repetitivos e consecutivos – sem deixar dias de descanso. Cãibras, formigamento ou contraturas estão mais presentes quando os músculos estão sobrecarregados, de acordo com pesquisas publicadas na Psychology Research and Behavior Management.

6. Você sente cansaço geral

Além da fadiga muscular que pode resultar do excesso de exercícios, você pode sentir falta de força ou energia para realizar outras atividades diárias, como trabalhar, estudar, brincar com seu animal de estimação, cozinhar, entre outras. De acordo com um estudo publicado pela revista The Physician and Sportsmedicine, este é um claro sinal de que você está fazendo muito exercício.

Além disso, deve-se acrescentar que, se você tiver problemas de concentração, desempenho ou memória, pode ser porque passa muito tempo na academia. Como vários dos pontos anteriores, isso é detalhado no estudo do Sports Medicine já discutido.

7. Não são obtidos resultados

Se seu objetivo for perder peso, mas faz algumas semanas que o ponteiro da balança está no mesmo lugar, mesmo que tenha aumentado a exigência da rotina, pode ser justamente por excesso de exercício. Na verdade, quando o corpo está sobrecarregado, o metabolismo se desacelera e fica mais difícil perder peso.

De acordo com um estudo publicado pela Sports Medicine em 2003, alterações no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas podem fazer com que estes sejam utilizados como fonte de energia, retardando a recuperação e diminuindo a reconstrução dos tecidos musculares.

8. O mau humor é a regra

O mau humor é a regra

Um dos sinais de que você está fazendo muito exercício é que está sempre irritado, mal-humorado e com raiva. Embora o treinamento reduza o estresse e libere a tensão, a pesquisa citada concorda que, quando você vai além do normal, obtém os efeitos opostos.

Em vez de ir à academia, opte por uma atividade mais relaxante como um banho de imersão, assistir a um filme ou dormir. Lembre-se: o descanso também faz parte da rotina.

9. Mais tristeza e frustração

Algumas pessoas que treinam muito costumam estar deprimidas e sem a motivação dos primeiros dias. Isso se deve ao fato de os resultados tardarem mais em aparecer e acreditar que todo o esforço é em vão. No entanto, a frustração e a tristeza não se vencem com mais exercício, e sim com descanso e outras atividades.

Visite este artigo: Quais são os efeitos da tristeza em seu corpo?

10. Outros sintomas que mostram que você está fazendo muito exercício

Além dos explicados anteriormente, podemos destacar outros sinais de excesso de exercício, como:

  • Não ser capaz de render sempre no mesmo nível
  • Sentir peso nas extremidades
  • Ficar ansioso
  • Aumentar a ingestão de carboidratos
  • Aumentar o uso de produtos para perder peso ou ganhar músculo

Muito exercício não é igual a mais saúde

Concluindo, se você se exercitar demais e não levar em conta que o descanso e o respeito ao corpo também fazem parte da rotina, você reverterá todos os benefícios do exercício físico.

A atividade física faz parte de uma vida saudável, mas vem acompanhada de descanso, relaxamento e outros hábitos saudáveis. Portanto, é importante que você saiba ouvir o seu corpo. Sua mente e músculos enviarão a mensagem de quando você precisa fazer uma pausa merecida. Depois disso, você realizará ainda mais.

Pode interessar a você...
Os três melhores exercícios para a sua saúde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os três melhores exercícios para a sua saúde

Seja por motivos como trabalho, família e, inclusive, pessoais, é habitual que levemos uma vida sedentária. Conheça os melhores exercícios para a saúde.