10 sinais de que você está fazendo muito exercício

· 31 de maio de 2018
Quando se faz muito exercício, é possível que, mesmo estando cansados, nos custe dormir. Isso se deve a uma superprodução de cortisol devido ao excesso de atividade física

O esporte é muito bom para a saúde e isso ninguém pode negar. No entanto, muitas pessoas ficam obcecadas com a silhueta e passam várias horas na academia, sem levar em consideração as dores ou cansaço nos músculos.

Neste artigo contaremos quais são os principais sinais de que você está fazendo exercício demais.

Muito exercício: o corpo mostra sinais

Amar o esporte é perfeito porque nunca sofrerá as consequências do sedentarismo e o do sobrepeso. 

No entanto, como se costuma dizer, “os extremos não são bons” e ficar horas e horas na academia pode ser ruim para a saúde e inclusive ser negativo para os resultados esperados.

Em certo momento o corpo “mostra sinais” porque a intensidade e a quantidade de atividade são muito excessivas.

Isso acontece principalmente nas pessoas que estão em forma, já que ficam obcecadas com o corpo e querem que desapareça até o último grama de gordura ou que se forme cada vez mais músculos.

Em geral, as sessões de exercício diário não deveriam ultrapassar os 60 ou 90 minutos. Com relação à repetição semanal, aconselha-se no máximo cinco vezes. O mais importante de tudo é saber qual momento exato parar.

Como saber? Prestando atenção aos sinais de que o corpo dá.

Sinais de fazer muito exercício

Homem fazendo mjuito exercício

Sem importar qual seja seu objetivo ou qual tipo de treinamento você realiza, pouco a pouco você aumenta as cargas, as velocidades ou as intensidades do exercício.

No entanto, em algum momento seu corpo pedirá a gritos que reduza o esforço.

Como? Através destes sinais:

1. Tarda mais para se recuperar

Este é um claro indício de que “passamos da linha” e que estamos treinando demais.

Se te custa respirar por vários minutos, sente que falta energia ou que as pernas ou braços não respondem, talvez devesse reduzir um pouco o exercício.

A falta de recuperação também é notada quando existe dor justo depois de terminar a rotina ou se por mais que beba dois litros de água, continue tendo sede.

2. Tem menos resistência

Pouca resistência pode indicar que você está fazendo muito exercício

Quando o treinamento é muito frequente, as defesas se enfraquecem em vez de se fortalecerem. Por isso, precisa de mais tempo para regenerar as fibras musculares “feridas” durante o exercício, assim como também para se curar de um simples resfriado.

Talvez você tenha ficado doente e demore mais tempo do que o normal para se recuperar. Este é outro sinal de atividade física em excesso.

3. As pulsações aumentam pela manhã

Quando fazemos muito exercício, a frequência cardíaca muda. Tome as pulsações em repouso e antes de levantar toda manhã.

  • Se são mais altas nas primeiras horas do dia, é um sinal típico de muito exercício, já que o corpo não está se recuperando como precisa.

4. É mais difícil dormir

Mulher fazendo exercício

A insônia é um problema comum naqueles que treinam muito. O corpo produz um excesso de hormônio do estresse quando se exercita demais.

Por isso ao chegar de noite é mais difícil conciliar o sono, mesmo que esteja muito cansado.

5. Sente-se dor extrema e persistente

Quando dói qualquer parte do corpo mesmo em repouso (por exemplo, nos finais de semana), devemos automaticamente deixar de fazer exercício.

  • É comum que isso aconteça quando os treinamentos são muito exigentes, repetitivos e seguidos (sem deixar dias para o descanso).
  • As câimbras, os formigamentos ou contraturas estão mais presentes quando os músculos se sobrecarregam.

6. Sente-se cansaço geral

Um corpo muito marcado pode indicar que você está fazendo muito exercício

Muito além da fadiga muscular que pode aparecer no exercício excessivo, sentimos falta de força ou de energia para realizar outras atividades cotidianas (incluindo trabalhar, estudar, brincar com os filhos, cozinhar, etc.).

Se você tiver problemas de concentração, de rendimento ou de memória, talvez sejam provocados pelo muito tempo na academia.

7. Não são obtidos resultados

Se seu objetivo for perder peso, mas faz algumas semanas que o ponteiro da balança está no mesmo lugar, mesmo que tenha aumentado a exigência da rotina, justamente se deve a esta mudança.

Quando o corpo está sobrecarregado, o metabolismo se desacelera e fica mais difícil perder peso.

8. O mau humor é a regra

Alteração no humor pode indicar que você está fazendo muito exercício

Um dos sinais do excesso de exercício é que sempre está irritado, de mau humor e aborrecido.

Mesmo que treinar reduza o estresse e nos permita liberar tensões, quando passamos do normal, conseguimos os efeitos contrários.

  • Ao invés de ir para academia, melhor optar por uma atividade mais relaxante como um banho de imersão, assistir um filme ou dormir.

9. Mais tristeza e frustração

Algumas pessoas que treinam muito costumam estar deprimidas e sem a motivação dos primeiros tempos. Isso se deve ao fato de os resultados tardarem mais em aparecer e acreditar que todo o esforço é em vão.

A frustração e a tristeza não se vencem com mais exercício, e sim com descanso e outras atividades.

Visite este artigo: Quais são os efeitos da tristeza em seu corpo?

10. Outros sintomas

Emagrecer muito repentinamente pode indicar que você está fazendo muito exercício

Existem muito mais sinais de treinamento excessivo, como por exemplo:

  • Não ser capaz de render sempre no mesmo nível
  • Sentir peso nas extremidades
  • Estar ansioso
  • Aumentar a ingestão de carboidratos
  • Aumentar o uso de produtos para perder peso ou ganhar músculo