10 estratégias para queimar gordura

· 6 de fevereiro de 2015
Quer ter um corpo sarado e tonificado? Conheça a seguir 10 estratégias para queimar gordura.

Queimar gordura certamente é o desejo da maioria das mulheres. Não queremos somente emagrecer, mas também conquistar um corpo durinho e torneado, sem a presença da temida gordura localizada. Este objetivo pode até ser difícil, mas pode ser alcançado com algumas dicas simples que ajudam a queimar gordura de forma fácil e rápida.

10 Dicas para queimar gordura

1. Coma mais proteínas

Ingerir proteínas é fundamental para acelerar o metabolismo e manter intacta a massa magra que temos tanta dificuldade em conquistar.

Ao digerir proteínas, o corpo gasta mais calorias do que as usadas na digestão de carboidratos e gorduras, ajudando a acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura.

2. Não faça dietas restritivas

Caso o objetivo seja perder gordura, e não somente emagrecer, fuja das dietas muito restritivas. Essas reduzem drasticamente o metabolismo e podem fazer com que o corpo queime massa muscular ao invés de gordura.

Além disso, melhor do que comer pouco, é comer de forma saudável. Dessa forma, escolha alimentos de alta densidade nutricional e, se for reduzir a ingestão calórica, faça gradualmente para evitar a desaceleração do metabolismo.

Leia mais: Recomendações antes de iniciar uma dieta

3. Aposte na musculação

Além de queimar calorias durante a atividade, a musculação acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico ao longo do dia, mesmo quando o organismo está em repouso.

Além disso, também é importante, pois quanto mais massa muscular o corpo tiver, mais calorias queimará diariamente de forma natural.

Fazer musculação ajuda a reduzir medidas e diminuir o percentual de gordura corporal, evitando a flacidez e contribuindo para conseguir um corpo mais forte e torneado.

4. Faça treinos intercalados

Um treino intercalado de alta intensidade é a melhor forma de derreter gordura. Alterne exercícios muito intensos que aumentem muito a frequência cardíaca com atividades moderadas que permitam reduzir um pouco o ritmo.

Um exemplo é correr o mais rápido que puder durante um minuto e andar por um minuto em ritmo lento. A variação drástica nos batimentos cardíacos permite queimar muito mais gordura com menos tempo de treino, quando comparada com uma atividade constante.

hábitos para queimar gordura

5. Invista nas gorduras saudáveis

Pode até parecer contra-intuitivo, mas comer alimentos fontes de gordura boa ajuda a perder gordura, construir músculos e se recuperar mais facilmente de treinos intensos.

Além disso, essas reduzem a velocidade de digestão dos alimentos, evitando picos de glicose no sangue que podem fazer com que o corpo estoque gordura. Assim como facilitam o transporte de vitaminas.

Ao fornecer constantemente ao corpo gorduras saudáveis, esse não ficará com medo de queimar as reservas, aumentando a queima de gordura acumulada.

Por isso, vale a pena incluir na dieta peixes como o salmão e o atum, nozes e castanhas, azeite de oliva e azeitona, bem como frutas como abacate e açaí.

Leia também: Gorduras benéficas que não podem faltar na dieta

6. Fracione as refeições

Ficar muito tempo sem se alimentar pode gerar um “alerta” para o corpo, que, preocupado com a falta de nutrientes, começa a reduzir o metabolismo. Além disso, começa a queimar músculos para obter energia e acumular gordura como reserva. Tudo o que não queremos.

Comer 5 ou 6 pequenas refeições saudáveis ao longo do dia mantém o metabolismo acelerado e fornece ao organismo os nutrientes necessários para manter ativa a queima de gordura.

7. Coma alimentos ricos em ferro

Este mineral é essencial para transportar o oxigênio que os músculos precisam para queimar gordura. Ingerir alimentos ricos em ferro contribui para manter altos os níveis de energia e a velocidade do metabolismo.

Inclua fontes de ferro na dieta como carnes magras, leguminosas como o feijão e lentilha e folhas escuras como o espinafre, agrião e couve.

8. Beba água com limão pela manhã

Começar o dia com um copo de água com limão ajuda a estimular o processo digestivo, eliminar toxinas indesejáveis e fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, é possível melhorar a absorção de nutrientes e a capacidade do corpo de metabolizar gordura, permitindo uma queima maior ao longo do dia.

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9. Aposte em alimentos termogênicos

Existem alguns alimentos que atuam como termogênicos naturais e ajudam a manter o metabolismo acelerado ao longo do dia. Por exemplo: a canela, o gengibre, o alho e a pimenta.

Não só potencializa a queima de gordura, como também reduzem o inchaço abdominal e contêm antioxidantes fundamentais para a saúde.

Experimente acrescentar um pouco de gengibre ralado na sopa ou na salada; assim como, adicionar uma colher de canela ao leite ou iogurte. Inclua gradativamente estes alimentos na dieta para sentir os benefícios.

10. Beba chá e café

A cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central e ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar a queima calórica ao longo do dia.

Os chás têm o mesmo efeito, pois contêm um poderoso antioxidante chamado catequina; que permite aumentar a velocidade do metabolismo e a queima de gordura localizada de forma natural. Aposte principalmente no chá verde e no chá preto.

  • Ewin, J. (1997). O lado sadio das gorduras: ácidos graxos essenciais para uma vida e uma aparência saudáveis. Rio de Janeiro: Campus, 17-44.
  • THEODORO, K. M., & D’MORAES, M. R. P. (2018). Desenvolvimento de iogurte com propriedades termogênico pré treino. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde7(2).
  • Maltez, B. G. (2017). A influência de dietas restritivas nos diversos transtornos alimentares em mulheres jovens.