10 alimentos saudáveis e rejuvenescedores

· 13 de maio de 2015
O exercício, o consumo de água e uma alimentação equilibrada são as bases para manter a juventude por muitos anos. Quer conhecer os 8 melhores alimentos saudáveis e rejuvenescedores?

Parecer jovem e saudável não só requer cuidados e tratamentos externos para conservar a saúde da pele, como também requer uma alimentação ideal. Consumir alimentos saudáveis e rejuvenescedores desempenha um papel muito importante para manter a pele limpa e jovem, mesmo que passem os anos.

Estamos em uma época onde existem mais fatores que podem provocar o envelhecimento prematuro tanto da pele quanto do organismo.

A má alimentação, a poluição, a exposição ao sol, os maus hábitos, o estilo de vida sedentário, entre outros fatores, podem acelerar o processo de envelhecimento não só a nível externo, como interno.

Os especialistas concordam ao dizer que para mostrar uma aparência mais jovial por muito tempo é muito importante levar um estilo de vida saudável.

O exercício, o consumo de água e uma alimentação equilibrada são as bases para manter a juventude por muitos anos. Quer conhecer os 8 melhores alimentos saudáveis e rejuvenescedores?

Alimentos saudáveis e rejuvenescedores

Grãos integrais

Toda boa dieta deve incluir várias porções de grãos integrais por dia. Este alimento é rico em vitaminas e em fibras, que são substâncias fundamentais para prevenir problemas cardiovasculares, câncer e melhorar a digestão.

Além disso, são ricos em antioxidantes que contribuem para a regeneração celular e para a saúde da pele.

Azeite de oliva

Alimentos naturais

Um produto tão utilizado como o azeite de oliva também pode ajudar a retardar alguns anos, assim como nos manter saudáveis.

Este benefício se deve aos seus altos níveis de polifenóis, que são antioxidantes que reduzem os riscos cardiovasculares.

Além disso, contém vitamina A e E, que ajudam a manter a pele limpa e jovem.

Mirtilos

Os mirtilos são conhecidos por suas variadas propriedades antioxidantes, que ajudam a melhorar a saúde da pele e do organismo.

Este alimento saudável e rejuvenescedor contém quantidades significativas de vitaminas C e E, ferro e magnésio.

Assim como de polifenóis, antioxidantes que previnem doenças e mantêm a pele saudável.

Chocolate amargo

Um alimento tão delicioso como o chocolate amargo também pode se tornar seu segredo para conservar a juventude.

Este alimento é rico em antioxidantes como as catequinas, epicatequinas e procianidinas.

Portanto, o consumo moderado de chocolate amargo pode ajudar a melhorar a circulação do sangue, proteger os nervos, melhorar a saúde cardiovascular e manter uma pele radiante.

Brócolis

Alimentos com vitaminas

O brócolis é uma verdura que deveríamos incluir com mais frequência na dieta, pois apresenta excelentes benefícios para a saúde e para a beleza.

Além disso, este poderoso alimento é rico em vitaminas e minerais, capazes de combater os radicais livres e prevenir os danos destes elementos no organismo e na pele.

Vinho tinto

O vinho tinto se tornou o segredo da saúde e da juventude de muitas pessoas ao redor do mundo. Uma taça de vinho por dia proporciona muitos benefícios para a saúde como, por exemplo, proteção do coração, redução da pressão arterial e da diabetes.

Todos os seus benefícios se devem ao conteúdo de resveratrol; uma substância capaz de prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

Saiba mais: Razões para beber vinho tinto moderadamente

Tomate

Um dos melhores alimentos saudáveis e rejuvenescedores que existem são os tomates. Esta verdura contém licopeno, a substância que confere a cor vermelha característica.

Ainda mais, traz propriedades que previnem doenças do coração, câncer e colesterol alto. Esta hortaliça que tanto consumimos diariamente também serve como bloqueador solar e estimula a regeneração celular da pele.

Chá verde

Alimento natural

O chá verde é um alimento muito popular graças as suas variadas propriedades medicinais.

Seu ingrediente ativo é o EGCG (epigalocatequina galato), o qual ajuda a estimular a eliminação de toxinas do organismo, melhora a saúde, bem como protege a pele dos raios ultravioletas.

Abacate

Um alimento tão delicioso e nutritivo como o abacate possui propriedades que ajudam a cuidar da pele e do organismo.

Além disso, esse alimento é rico em óleos essenciais que hidratam a pele, estimulam a formação de colágeno.

Ainda mais, graças ao seu conteúdo de vitamina E, retarda o envelhecimento prematuro.

Leia mais: 9 razões para comer abacate

Salmão

O salmão é uma das fontes naturais de Ômega 3, que é um ácido graxo essencial que ajuda a manter a pele jovem, protegida e hidratada.

Este ácido graxo essencial, que também pode ser obtido em fontes vegetais, tem uma ação antioxidante que melhora a saúde do corpo e mantém a pele jovem.

  • Kayser, C. G., Krepsky, L. H., Oliveira, M. R., Fiamoncini, R. L., & Coutinho, V. F. (2010). Benefícios da ingestão de omega-3 ea prevenção de doenças crônico degenerativas-revisão sistemática. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento4(21), 2.
  • Hooper, L., Thompson, R. L., Harrison, R. A., Summerbell, C. D., Ness, A. R., Moore, H. J., ... & Riemersma, R. A. (2006). Risks and benefits of omega 3 fats for mortality, cardiovascular disease, and cancer: systematic review. Bmj332(7544), 752-760.
  • Salgado, J. M., Bin, C., Mansi, D. N., & Souza, A. (2008). Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos. Ciência e tecnologia de Alimentos28(4), 922-928.
  • SEVERO, J., Galarça, S. P., Aires, R. F., Cantillano, R. F. F., Rombaldi, C. V., & Silva, J. A. (2009). Avaliação de compostos fenólicos, antocianinas, vitamina C e capacidade antioxidante em mirtilo armazenado em atmosfera controlada. Brazilian Journal of Food Technology12(1), 65-70.
  • MAYDATA, B. A. G. (2002). Chocolate, polifenoles y protección a la salud. Acta Farm. Bonaerense21(2), 149-52.