Yoga contra a depressão
O Yoga ajuda a curar os estados mentais mais recorrentes como: ansiedade, depressão e estresse.
Além de ser uma tendência no presente, esta é uma atividade milenar que traz múltiplos benefícios a nível emocional.
O que é a depressão?
A depressão é uma doença caracterizada por tristeza profunda, falta de interesse em pessoas ou em situações, e uma incapacidade de desfrutar de experiências gratificantes.
Esta doença se estende por um longo período de tempo e não depende do caráter, ou fraqueza da pessoa. É claro, afeta drasticamente a vida cotidiana daqueles que a sofrem, especialmente no plano psicológico, físico e emocional.
Leia também: Mulher de 87 anos muda sua postura e sua vida graças à ioga
Benefícios do Yoga contra a depressão
O problema da depressão, é que piora quando surgem outras dificuldades, o como estresse, a ansiedade, a insônia ou o hipersomnia. Isso nos envolve em uma espiral, a partir da qual é mais difícil de sair.
É necessário manter uma luta ativa contra a depressão, para conseguir um equilíbrio e superar o quadro da doença.
O Yoga atua no corpo e na mente através de posturas (asanas), respiração, e meditação (pranayama). E modula a energia.
Entende-se que a energia é a causa de muitos dos bloqueios e doenças. Desta forma, a prática regular do Yoga busca um equilíbrio interno que nos aproxima do bem-estar geral.
Ao manter a energia em harmonia com o organismo, a pessoa se sente bem.
Enquanto se pratica Yoga, alcança-se o autocontrole e a experimentação do presente (também conhecido como o aqui e o agora).
Uma pessoa que consegue ter um estado de serenidade é capaz de lutar contra a depressão, de forma mais eficiente.
Age contra a depressão
A prática regular do Yoga é um grande aliado na luta contra os estados depressivos, e também age contra:
- O estresse: por reduzir os níveis de cortisol, o hormônio liberado pelo organismo em resposta ao estresse, e que pode causar outras doenças.
- Também melhora a frequência cardíaca, o que demonstra a capacidade do nosso corpo, para responder às situações estressantes, de uma forma mais flexível.
- Insônia e falta de ânimo. De acordo com estudos médicos, a prática desse esporte regula a serotonina, um hormônio relacionado ao humor, ao estado de ânimo, e à regulação do ciclo do sono.
As posturas que lutam contra a depressão
As várias posturas do Yoga regulam e ativam a energia vital do corpo, equilibram o corpo e revitalizam o sistema nervoso.
As posturas atuam como um remédio natural, pois tratam a pessoa como uma unidade, um todo homogêneo. Na verdade, existem posições especialmente projetadas para promover, ou fazer desaparecer certas emoções. Elas também produzem alívio.
Posturas e extensões em pé, por exemplo, se combinadas com técnicas adequadas de respiração e relaxamento, ativam o sistema nervoso. Esses processos são responsáveis por dar energia.
Nesse sentido, é útil elaborar e entender nossa situação, para que seja um guia ou um professor, que acompanhem a prática, para que seja verdadeiramente satisfatória.
Veja também: Alivie dores no túnel do carpo com esses 5 exercícios de ioga
Isso realmente funciona?
Em outras palavras, o Yoga é realmente eficaz na luta contra a depressão, promovendo a liberação de toxinas e tensões ao mesmo tempo.
Clarificar e limpar a mente de todos esses pensamentos se torna fundamental. E a prática do Yoga ajuda a alcançá-lo.
Por promover a concentração nas posturas e na respiração, O Yoga nos faz cultivar a capacidade de concentrar nossas emoções e pensamentos.
Anime-se a dar mais um passo
Os benefícios da prática do Yoga contra a depressão e outros estados mentais são reais. Essa atividade trabalha com a ideia de que, o humano é uma unidade.
Ele cura a memória e cria um equilíbrio, que leva progressivamente a melhorar hábitos e os estados de ânimo. Como em uma espiral virtuosa, o Yoga energiza para começar a dar passos para a recuperação.
Passos que incluem uma vida mais saudável, com relacionamentos significativos, e atividades que nos fazem sentir bem. O importante é animar-se, e começar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cramer, H., Lauche, R., Langhorst, J., & Dobos, G. (2013). Yoga for depression: A systematic review and meta-analysis. Depression and Anxiety. https://doi.org/10.1002/da.22166
- Therapists, Y. (2006). Yoga and Depression. Depression.
- Uebelacker, L. A., Epstein-Lubow, G., Gaudiano, B. A., Tremont, G., Battle, C. L., & Miller, I. W. (2010). Hatha yoga for depression: Critical review of the evidence for efficacy, plausible mechanisms of action, and directions for future research. Journal of Psychiatric Practice. https://doi.org/10.1097/01.pra.0000367775.88388.96
- Field, T., Diego, M., Hernandez-Reif, M., Medina, L., Delgado, J., & Hernandez, A. (2012). Yoga and massage therapy reduce prenatal depression and prematurity. Journal of Bodywork and Movement Therapies. https://doi.org/10.1016/j.jbmt.2011.08.002
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.