Vitanol A: Livre-se das manchas, rugas, estrias e espinhas
Se você sofre com acne, rugas, marcas de expressão, manchas na pele e até estrias, o tratamento com tretinoína pode ser eficaz. A tretinoína é um retinoide indicado para o tratamento de diversos problemas de pele e comercializado sob o nome de Vitanol A.
O Vitanol A é um produto reconhecido no tratamento da acne de grau leve, uma pomada que ajuda a desinflamar e secar as espinhas. O que pouca gente sabe é que este medicamento também é um agente redutor de rugas e sinais de envelhecimento.
Benefícios do Vitanol A
O Vitanol A pode ajudar a amenizar diferentes problemas da pele. Ele contém na sua fórmula o ácido retinóico (tretinoína), derivado da vitamina A e muito utilizado nos tratamentos de rejuvenescimento da pele.
De fato, o ácido retinóico suaviza as linhas de expressão e combate o envelhecimento precoce. Possui poder regenerativo, ajuda a sua pele a se livrar de rugas, cravos, espinhas e clareia marcas e manchas, deixando-a mais uniforme, limpa e macia. Também é bastante utilizado no tratamento de estrias e melasmas.
Ele deve sempre ser usado após uma consulta com o seu dermatologista de confiança, que irá estabelecer a quantidade, a forma ideal (creme ou gel) e o número de aplicações.
É possível encontrar o Vitanol A em três versões: com 0,025% de tretinoína, 0,05% e a mais concentrada, com 0,1%. O medicamento é vendido sob receita médica devido à sua potente ação e possíveis efeitos colaterais.
O Vitanol A possui muitas aplicações para a melhoria da pele, mas não utilize sem a recomendação do seu dermatologista.
Efeito peeling
O produto tem o efeito de um “peeling”. Nesse sentido, acaba retirando a camada mais superficial da pele e fazendo brotar uma nova camada, mais jovem, lisa e fina, livre de manchas e imperfeições.
Por isso, uso do protetor solar torna-se essencial para proteger a nova camada de pele que irá surgir, pois apesar de mais bonita e lisa, é também mais sensível.
Use um protetor solar com no mínimo FPS 30 e reaplique frequentemente. Não é correto usar esse medicamento e se expor ao sol em seguida, pois podem aparecer manchas.
Como usar
A pomada Vitanol A deve ser usada sobre a pele do rosto limpa e seca, e aplicada à noite, de preferência antes de dormir.
Deve ser aplicada uma fina camada de produto, massageando levemente em círculos para facilitar a absorção. Pela manhã, é indicado lavar suavemente as regiões onde foi aplicado o medicamento, secando em seguida com uma toalha limpa e seca, sem esfregar.
Durante o tratamento com Vitanol A pomada, deve-se evitar a exposição prolongada ao sol, sendo recomendado o uso de protetor solar durante o dia, mesmo em dias nublados, para evitar queimadura solar, pois a pele fica mais sensível ao sol durante o tratamento.
A duração do tratamento com Vitanol A deve ser orientada pelo dermatologista.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Vitanol A incluem coceira, ressecamento, queimação, aumento da sensibilidade da pele ou sensação de picadas na pele.
Além disso, durante as primeiras semanas de tratamento, a pomada pode causar vermelhidão ou descamação da pele.
Quem não deve usar
A pomada não deve ser usada por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação (os componentes da fórmula podem afetar a formação do bebê) ou por pessoas com pele sensível, inflamada, queimada, com cortes ou feridas, com problemas de pele como eczema ou psoríase.
Além disso, Vitanol A não deve ser usado por pessoas com alergia à tretinoína ou a algum outro componente da fórmula.
Com informações de Dicas Online e Tua Saúde.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.