Abacate e chocolate: bebida para estimular o cérebro e melhorar o ânimo

· 21 de setembro de 2016
Além de estimular nosso cérebro, ao começarmos o dia com essa bebida natural, conseguiremos um fornecimento extra de energia e nos manteremos saciados até a próxima refeição.

É deliciosa, fácil de fazer e muito energética. Com essa bebida de abacate e chocolate para estimular o cérebro obteremos, sem dúvida, a fórmula mágica e infalível para sermos muito mais produtivos em nosso trabalho e, além disso, desfrutaremos de um melhor estado de ânimo.

Para começar bem o dia não basta um café. Nosso nível de energia alcançará um pico que não durará mais do que uma hora ou uma hora e meia.

No entanto, se combinarmos dois ingredientes ideais como o abacate e o chocolate em pó sem açúcar, não apenas desfrutaremos de um fornecimento maior de energia como também conseguiremos um efeito saciante adequado.

Algo que, sem dúvida, muitos já notaram, é que o abacate está na moda. É um ingrediente básico na maioria das dietas veganas. Além disso, algo que também devemos começar a derrubar é a clássica ideia de que eles nos fazem ganhar peso.

Asseguramos que essa bebida energética não fará com que sua cintura aumente de tamanho. De fato, ela facilitará a perda de peso graças às suas fibras, aos seus ácidos graxos e à saciedade que nos proporciona. Seu cérebro agradecerá e seu estado de ânimo perceberá isso nos dias em que nos levantarmos com dor de cabeça e alguma apatia.

Abacate e chocolate para estimular o cérebro

É possível que muitos de nossos leitores pensem que a carga calórica do chocolate e do abacate é uma espécie de “bomba” de perigos para a nossa saúde. Nada está mais longe da realidade.

Nosso cérebro vai ficar satisfeito com estes alimentos. No entanto, é preciso saber como e quando consumi-los. Compartilhamos toda a informação a seguir.

Abacate e chocolate para estimular o cérebro

O chocolate freia a deterioração cognitiva

Em nossa bebida para estimular o cérebro utilizaremos chocolate amargo em pó sem açúcar. Trata-se do clássico complemento vitamínico vendido em farmácias ou em lojas especializadas em produtos dietéticos, cuja fórmula consiste apenas do próprio cacau com todas as suas vitaminas, livre de lactose.

No entanto, se você quiser, pode incluir uma porção de chocolate ou do clássico chocolate em pó. Por nossa parte, sugerimos sempre a opção mais saudável e orgânica. Agora, vamos ver quais são os benefícios do chocolate para o nosso cérebro.

  • Segundo um artigo publicado na revista Medical Daily, o consumo regular mas controlado de chocolate fornece benefícios adequados para a nossa saúde cerebral, já que combate a deterioração cognitiva.
  • De acordo com os dados fornecidos por um estudo realizado na Universidade de Adelaide (Australia) em 2016, consumir entre 25 e 28 gramas de chocolate amargo e sem açúcar por dia otimiza a função cerebral, graças ao seu fornecimento de flavonoides, magnésio e vitamina B.
  • Os flavonoides presentes no chocolate amargo são igualmente benéficos aos que podemos encontrar no vinho tinto, no chá, nas uva ou na maçã.
  • O melhor momento para consumir chocolate é pela manhã. É quando nosso organismo sintetiza melhor este tipo de alimento calórico e quando nosso cérebro mais precisa desta energia para melhorar sua atenção e sua memória de trabalho.

Pode te interessar: 5 razões para consumir chocolate amargo

O abacate melhora nosso estado de ânimo

O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados, um tipo de gordura necessária para o nosso organismo e, em especial, para cuidar da nossa saúde cardíaca.

  • Assim, fica claro que não devemos nos exceder: basta consumir meio abacate por dia ou a cada dois dias para conseguir esse fornecimento adequado e equilibrado que nos garante seguir uma dieta saudável.
  • Segundo um estudo publicado na revista científica Critical Reviwes in Food Science and Nutrition, graças ao fato de que o abacate contém ácido fólico, conseguimos prevenir a acumulação de homocisteína em nosso cérebro. Esta substância pode pôr a circulação e o fornecimento de nutrientes à este órgão em risco.
  • Além disso, o excesso de homocisteína também pode interferir na produção da serotonina, da dopamina, da norepinefrina, de neurotransmissores que regulam o estado de ânimo e também no nosso descanso.

Não hesite em desfrutar tanto do chocolate como do abacate; prepare essa bebida maravilhosa para estimular o cérebro e combater a “apatia da manhã”.

Leia também: 9 razões para comer abacate

Como preparar a bebida para estimular o cérebro e melhorar o estado de ânimo?

Bebida para estimular o cérebro e melhorar o estado de ânimo

Ingredientes

  • 1 copo de leite vegetal de amêndoas (200 ml)
  • ½ abacate
  • Uma colher de sopa e meia de chocolate amargo em pó, orgânico e sem açúcar (15 g)
  • 10 mirtilos
  • Uma colher de sopa de óleo orgânico de coco (15 g). Se você não tiver óleo de coco pode adicionar uma colher de sopa de mel (25 g).

Modo de preparo

Assim como indicamos anteriormente, o chocolate em pó pode ser encontrado em lojas de produtos dietéticos ou em farmácias. É o clássico complemento energético e saudável que nos ajuda a ter uma dieta mais completa.

  • Em primeiro lugar, corte o ½ abacate em pedacinhos.
  • Em seguida, coloque no liquidificador com o resto dos ingredientes. O leite de amêndoas é um componente ideal nessa bebida para estimular o cérebro.
  • Bata bem até obter uma bebida homogênea.

Asseguramos que essa bebida tem um sabor simplesmente sensacional e que sua energia e seu estado de ânimo irão melhorar. Não deixe de experimentar!