6 vantagens e 7 desvantagens do coletor menstrual

O coletor menstrual foi patenteado no início do século XX. É uma alternativa ao uso de absorventes higiênicos ou tampões femininos, embora seu uso não seja tão difundido.

Quer conhecer as vantagens e desvantagens do coletor menstrual? Esta é uma alternativa ao uso de absorventes higiênicos ou tampões femininos. Como o nome sugere, é um pequeno recipiente, ou copo, que é inserido dentro da vagina durante a menstruação.

Este pequeno recipiente cria um vácuo no qual os fluidos são coletados, e deve ser removido e higienizado a cada 8 a 12 horas para continuar com as atividades diárias. Ele geralmente é feito de materiais inofensivos, como silicone medicinal, látex ou elastômero medicinal, entre outros.

As origens do coletor menstrual

Embora possa parecer uma alternativa nova, não é bem assim. O coletor menstrual foi patenteado no início do século XX, embora a sua origem remonte ao ano de 1867.

Sua baixa rentabilidade deveu-se principalmente à escassez de materiais adequados, como o látex. Além disso, seu design ainda era muito rudimentar e inovador para a época. No entanto, atualmente, ele vem ganhando força no mercado.

Agora, quais são as vantagens e desvantagens do coletor menstrual? Falaremos sobre isso a seguir.

Leia também: Coletor menstrual: uma alternativa ecológica

Vantagens do coletor menstrual

1. Eles são um bom investimento

Coletor menstrual

Apesar de seu preço, que geralmente custa em média R$ 30 reais, dependendo do tipo do kit, o coletor menstrual não deixa de ser um bom investimento. Tanto os absorventes femininos quanto os absorventes internos são descartáveis, enquanto o coletor menstrual pode ser usado repetidas vezes.

Na verdade, ele tem uma duração de 10 a 15 anos, dependendo dos cuidados prestados. Portanto, o dinheiro que você investe na compra de um coletor menstrual é recuperado em três ou quatro meses ao não precisar mais comprar produtos femininos descartáveis.

2. Você pode reutilizá-los

Como você sabe, a indústria de descartáveis ​​produz milhares de toneladas de resíduos que levam centenas de anos para se decompor, entre 60 e 150. Se cada uma das mulheres no mundo inteiro usarem 25 tampões ou absorventes por ciclo menstrual, imagine a quantidade de absorventes que serão descartados.

Por outro lado, você só precisará de alguns coletores menstruais ao longo da vida, parando de produzir milhares de toneladas de lixo e ajudando o meio ambiente.

3. Eles são higiênicos

Graças às propriedades de seus materiais, o coletor menstrual atrai menos bactérias do que os absorventes internos. Não resseca, irrita ou maltrata o seu corpo.

4. Você vai se sentir muito confortável

Mulher fazendo ioga

O coletor menstrual pode ser usado por longos períodos de tempo, dependendo do fluxo da pessoa. Geralmente é recomendado usá-lo por 8 a 12 horas. Pode até ser utilizado durante a noite ou ao fazer exercícios de alta performance e flexibilidade.

De fato, os acidentes são reduzidos ao mínimo, pois o mecanismo de vedação a vácuo dentro da vagina previne os vazamentos, de modo que proporciona um maior conforto e segurança durante o período menstrual.

5. Sem riscos e muito seguro

Os absorventes ou tampões são feitos de produtos químicos sintéticos altamente processados ​​e prejudiciais, por exemplo, as dioxinas. As dioxinas são substâncias muito tóxicas que são produzidas involuntariamente em processos que lidam com substâncias cloradas, entre elas, papel branqueado, tampões ou produtos cosméticos e farmacêuticos.

O coletor menstrual não tem nenhum químico prejudicial ou branqueador. Não absorve nem libera qualquer tipo de substância no corpo, por isso eles são totalmente seguros.

6. Uso a longo prazo

O coletor menstrual é anatômico, pois se adapta às paredes vaginais sem a possibilidade de vazamento, apesar da movimentação da mulher.

Desvantagens

1. O tamanho muda de acordo com a fase de cada mulher

Coletor menstrual ou absorvente interno

Cada mulher é diferente e é por isso que existem diferentes tamanhos de coletores menstruais. O tamanho dependerá da idade, constituição física, a quantidade do fluxo ou se você teve filhos através de parto natural ou não.

2. Não é muito fácil colocá-lo nas primeiras vezes

Apesar de antigo, o coletor menstrual é um produto inovador que está sendo difundido recentemente em diferentes países do mundo. Isso faz com que ele seja um produto novo e, portanto, não é tão fácil de usar. No entanto, o método de uso é muito semelhante ao do absorvente interno.

Se você já o experimentou, o uso do coletor menstrual não será complicado. Além disso, com a prática, a colocação se tornará muito mais simples e rápida.

3. Valor do investimento

Como discutimos anteriormente, os coletores menstruais não são os mais econômicos no mercado com relação ao preço de outros produtos tradicionais. Isso se deve à qualidade do design e dos materiais.

No entanto, é um investimento que pode ser recuperado em poucos meses.

4. Trocar e lavar

O coletor menstrual é reutilizável e deve ser trocado após um certo tempo. Isso inclui lavá-lo com sabão e água. O problema é que, se você não estiver em casa, esse processo pode ser complicado.

Você pode encontrar alguns truques para que isso não aconteça, como mudá-lo antes de sair de casa para lavá-lo ali mesmo e não em um local público.

5. Exige mais cuidados de limpeza

A cada mês, uma vez terminado o seu ciclo menstrual, você deve desinfetá-lo, mesmo que seja feito de bons materiais. Coloque-o para ferver em água durante 5 minutos para esterilizá-lo e evitar riscos.

Além disso, cada mudança exige uma boa limpeza das mãos para lidar com o produto e evitar qualquer infecção interna.

6. Desconforto ao retirá-lo

O coletor menstrual funciona ao ser selado a vácuo. Algumas mulheres não sabem que é necessário quebrar o vácuo criado ao beliscar o fundo do produto para removê-lo.

Caso contrário, a experiência com o copo menstrual será desconfortável.

7. Aprovação sanitária

Coletor menstrual

Em alguns países, algumas marcas de coletores menstruais não têm registro sanitário das autoridades correspondentes.

É muito importante verificar sua qualidade, os materiais de fabricação e os efeitos colaterais que eles podem provocar e, mais importante, que eles tenham a aprovação sanitária para não prejudicar a saúde da mulher.

Conclusões

O coletor menstrual é uma alternativa inovadora para as mulheres. Até hoje, é apresentado como um produto feminino sem risco.

Embora tenha muitas vantagens, também é necessário conhecer as desvantagens de seu uso. É um produto que requer muita limpeza e conhecimento para ser usado corretamente.

Se tiver alguma dúvida, consulte o seu ginecologista ou médico especialista para verificar se este produto pode ser útil ou não para você.

Recomendados para você