Uso de smartphones pelas crianças: vantagens e desvantagens

16 de abril de 2019
Crianças e smartphones estão relacionados a partir de idades cada vez mais jovens. É inevitável, elas nasceram no século da tecnologia. Cabe aos pais decidir quando o uso de smartphones começará, avaliando prós e contras.

Os telefones celulares desempenham um papel cada vez mais importante na vida das crianças. Pais, educadores, psicólogos, tecnólogos, publicitários, fabricantes e comerciantes têm opiniões muito diferentes sobre o assunto.

Você quer saber se deve ou não introduzir um smartphone na vida de seus filhos? Neste artigo apresentamos: 7 vantagens e 7 desvantagens do uso do smartphone no caso de crianças.

O que é um smartphone?

Crianças usando smartphone

Um smartphone ou telefone inteligente é um tipo de telefone com maior conectividade, capacidade de armazenar dados e instalações, do que um telefone celular convencional. É basicamente um computador de bolso para nossos filhos.

Muito tem sido dito sobre seu uso excessivo durante a infância, e em idades cada vez mais jovens. Devemos permitir ou não? Para tomar a melhor decisão precisamos analisar suas vantagens e desvantagens, e decidir o que é mais conveniente para nossas crianças e nossa dinâmica familiar.

Leia este artigo: As crianças não precisam de celulares, precisam do seu tempo

Vantagens de usar o smartphone se você for uma criança

1. Fazem parte da realidade

Vivemos em uma era marcadamente tecnológica, portanto, negar o acesso da criança a um smartphone pode ser contraditório. Como explicar que eles podem ser prejudiciais se permitirmos que brinquem com computadores e tablets?

2. Uma oportunidade para aprofundar o conhecimento

Após as aulas, o uso de smartphones, guiados por seus professores, pode levar as crianças a buscar informações sobre o tema abordado. Isso permite ensiná-los a usar ferramentas educacionais, na busca de informações de interesse para o assunto, e a promover pesquisas rigorosas em vez de simples plágio.

Confira também: Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão?

3. Segurança e contato

Os pais podem usar o celular para entrar em contato com seus filhos, saber como e onde estão diante de qualquer eventualidade ou emergência é realmente uma vantagem. Muitos telefones celulares são equipados com sistemas de GPS, o que permite aos pais rastrear o equipamento e, portanto, saber onde está a criança.

4. Incentiva a responsabilidade

Quando os pais permitem o uso de smartphones em crianças, pode ser um meio de ensiná-los a ser responsáveis. Não só com o cuidado do equipamento, mas também com o tempo e o uso que dão ao aparelho.

5. Ferramentas de aprendizagem

Os smartphones podem ajudar as crianças a usar calendários para saber as datas dos exames, fazer anotações de voz para lembrar de algo de interesse, além de salvar o contato de telefones de pais, professores e amigos. Também pode tirar uma foto de um esquema no quadro, o que o ajudará no processo de aprendizagem.

Desvantagens de usar um smartphone se você for uma criança

Desvantagens do uso de smartphone se você for uma criança

Claro, nem tudo são benefícios. Há também sombras, riscos, e perigos por trás do uso de smartphones. Aqui estão algumas desvantagens da introdução precoce de crianças no mundo das tecnologias.

1. Habilidades motoras finas afetadas

Uma criança precisa aprender a segurar um lápis e aprender a escrever antes de aprender a usar o smartphone. A pinça que ele faz com o dedo indicador e o polegar é um dos marcos fundamentais do desenvolvimento psicomotor de todas as crianças. Segundo alguns estudos, a introdução precoce e excessiva de telefones celulares e tablets distancia a criança desse movimento simples, mas fundamental.

2. O aprendizado da linguagem escrita é limitado

Crianças que interagem através de chats, mensagens de texto ou redes sociais tendem a encurtar palavras, e se comunicar apenas com imagens, o que pode afetar o desenvolvimento da linguagem escrita. Esta é uma ferramenta básica para seu desempenho posterior, em estágios mais altos da educação.

3. Isolamento social

Como os videogames, o uso constante de um smartphone leva ao isolamento social. A criança brinca, navega, interage nas redes sociais, mas não se comunica com os seres humanos ao seu redor. Desenvolver habilidades sociais é uma parte importante de seu desenvolvimento.

Leia este artigo: Por que algumas crianças se comportam mal na presença de sua mãe?

4. Pouca mobilidade e mais obesidade infantil

O uso excessivo do smartphone deixa a criança sentada em um móvel ou deitada na cama o tempo todo. A falta de atividade física tem sérias repercussões na qualidade de vida das crianças. Evite a obesidade infantil!

5. Perda de privacidade

O smartphone possui todas as ferramentas para acompanhar o dia a dia. Seu filho pode tirar fotos e fazer vídeos que pode compartilhar em todos os tipos de redes sociais. A vida é focada em obter um “like“, um comentário, ou ganhar um seguidor. A privacidade é exposta, o que pode levar a complicações sérias, como a descrita abaixo.

6. Vítima ou causador de crimes cibernéticos

O uso descontrolado do celular expõe as crianças ao cyberbullying ou aos predadores sexuais. A criança pode enviar por engano uma fotografia ou um vídeo íntimo e ser vítima de assédio. Ou, por outro lado, pode fotografar ou compartilhar um conteúdo privado de outra criança, e se tornar um stalker. Vamos ser vigilantes.

Em resumo: o que nós pais fazemos?

Controle o tempo que seu filho usa o smartphone

As vantagens e desvantagens sobre o uso de smartphones na vida das crianças é extensa. É responsabilidade dos pais controlar o uso dos dispositivos pelos filhos e o acesso à Internet. Existem muitas aplicações para isso, portanto, é uma questão de se informar, avaliar e decidir.

Em conclusão, também é importante acompanhá-los em todo o processo de educação digital. Temos que estar lá, atentos e presentes, e saber o que as crianças fazem, que conteúdo visitam, e o que compartilham. Nas mãos certas, o smartphone é uma ferramenta maravilhosa.