Urbason: usos e efeitos colaterais

01 Outubro, 2020
Ao tomar este medicamento ou qualquer outro corticosteroide, é importante observar que, quando administrado por um longo período de tempo e em doses relativamente altas, o tratamento nunca deve ser interrompido repentinamente.

Urbason é o nome de marca de um ingrediente ativo conhecido como metilprednisolona. Esta substância é um derivado sintético da cortisona, razão pela qual compartilham parte das suas atividades farmacológicas, como sua ação anti-inflamatória.

No entanto, a metilprednisolona tem algumas vantagens em relação à cortisona. Ela não altera significativamente o metabolismo da glicose ou das proteínas, nem altera o equilíbrio eletrolítico, por exemplo.

O Urbason pertence à família dos glicocorticoides. Este é um conjunto de substâncias que têm vários efeitos poderosos no corpo. Entre eles, podemos citar a supressão do sistema imunológico e o alto poder anti-inflamatório que eles apresentam.

Este medicamento é comercializado sob diferentes apresentações farmacêuticas, para que possa ser administrado por diferentes vias:

  • Sob a forma de comprimidos para administração oral.
  • Na forma injetável, para administração intravenosa ou intramuscular em situações de emergência.

Para que o Urbason é utilizado?

Homem tomando medicamento

A metilprednisolona é um medicamento usado para tratar as reações alérgicas ou inflamatórias altamente graves. Este tratamento é utilizado nos pacientes em que outras terapias não tiveram efeito anterior ou não demonstraram a eficácia necessária.

Além disso, o Urbason também é administrado quando é necessária uma dose de emergência de corticosteroides. Normalmente, nesses casos, é preferível apresentá-lo em frascos para administração intravenosa ou intramuscular.

As situações de emergência são, por exemplo, choque anafilático ou ataques agudos de asma. No entanto, também pode ser administrado para o tratamento de doenças autoimunes ou em surtos graves das mesmas.

Também é indicado para as seguintes patologias:

  • Lesões na coluna vertebral
  • Traumas
  • Distúrbios metabólicos
  • Edema cerebral

Como a metilprednisolona exerce seu efeito no corpo?

Sua maneira de desencadear o efeito no corpo é hormonal. O medicamento, depois de absorvido e transportado pelo sistema sanguíneo, atinge as membranas celulares e pode interagir em diferentes níveis.

Quanto ao efeito anti-inflamatório, inibe a síntese de proteínas envolvidas nesse processo, melhorando a resposta natural do corpo a situações de estresse nas quais ele precisa responder rapidamente.

Por outro lado, para realizar sua ação imunossupressora, inibe a síntese de substâncias dos linfócitos T, células do sistema imunológico. Também diminui a síntese de interleucinas, diminuindo a atividade dos linfócitos citotóxicos.

Não deixe de ler: Conheça os melhores remédios naturais para as inflamações

Efeitos colaterais do Urbason

Efeitos colaterais dos medicamentos

Ao tomar este medicamento, ou qualquer corticosteroide, é importante ter em mente que, quando administrado por um longo período de tempo e em doses relativamente altas, ele pode ter efeitos consideráveis em nosso corpo.

O tratamento nunca deve ser abandonado repentinamente. Uma interrupção repentina do tratamento com corticosteroide pode desencadear um quadro clínico sério, levando até à morte.

Além desse ponto, o Urbason, como qualquer outro medicamento, provoca uma série de efeitos colaterais que devem ser levados em consideração ao administrá-lo. Algumas dessas reações adversas são:

  • Hipertensão arterial
  • Hiperglicemia, que pode levar a um quadro diabético
  • Maior número de infecções ao suprimir o sistema imunológico
  • Úlcera gastroduodenal
  • Osteoporose
  • Aumento do risco de problemas cardiovasculares

Por outro lado, outros tipos de efeitos colaterais são psicológicos. A metilprednisona é uma droga da família dos anti-inflamatórios esteroides com maior probabilidade de desencadear algum tipo de alteração desse tipo, especialmente as mudanças de humor.

Alguns desses sintomas psicológicos, além de mudanças de humor, são:

  • Depressão
  • Psicose
  • Estados de confusão

Leia também: Quais são os tipos de reações adversas a medicamentos?

Conclusão

Como vimos, o Urbason é um medicamento que pertence à família dos corticosteroides e só pode ser obtido com receita médica devido aos poderosos efeitos que desencadeia. Você sempre deve seguir as orientações do seu médico, e discutir com ele e com o farmacêutico quaisquer novos sintomas que apresente em decorrência do uso.

Além disso, a retirada gradual desse tipo de medicamento é extremamente importante, pois uma retirada repentina pode acabar provocando consequências fatais.

  • Couto, A. A. de, Suzuki, A., Tâmbara, C. L., Mansur, E. M., Oliveira, G. M. M. de, Alves, M. L. M., & Westphal, O. D. (1991). Pulsoterapia com metilprednisolona em cardite reumática ativa TT – Pulsetherapy with methylprednisolone in active rheumatic fever. Arq Bras Med.
  • González-Ramallo, V. J., & García Castaño, J. (1994). Shock anafiláctico. In Protocolos de Medicina de Urgencia.
  • Flores Rivera, C., Risco Solanilla, J. C., & Cordero Torres, J. A. (2016). Cómo diagnosticar y tratar un shock anafiláctico. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/j.fmc.2016.03.001