UpRight: dispositivo para melhorar a postura

O UpRight é um dispositivo eletrônico colocado nas costas e que nos lembra de manter a postura ereta. Continue lendo e saiba quais são os benefícios de utilizá-lo.
UpRight: dispositivo para melhorar a postura

Última atualização: 15 fevereiro, 2022

O UpRight é um dispositivo eletrônico usado para ajudar a manter uma postura adequada. Faz parte do conjunto das chamadas tecnologias wearable, termo que pode ser traduzido como vestível, uma vez que devem ser colocadas no corpo.

Já o UpRight é tanto um dispositivo quanto um software ou aplicativo, desenvolvido com a finalidade de modificar a postura para corrigir maus hábitos. No entanto, este dispositivo não é um corretor típico em forma de faixa ou colete, pois não funciona a partir dos mesmos princípios ortopédicos.

Em outras palavras, a ideia não é prender ou apoiar, mas sim enviar um sinal (uma vibração) para informar que a postura está inadequada. A pessoa é quem faz a correção.

O que é o UpRight?

São inúmeros os benefícios das tecnologias para encontrar soluções para os mais diversos problemas, inclusive na área da saúde. É nesse contexto que se insere o projeto UpRight, que é um dispositivo criado com a finalidade de melhorar a postura corporal, aliviando ou ajudando a prevenir as dores nas costas.

O UpRight é um dispositivo do tipo wearable, ou seja, que fica no corpo o tempo todo ou pelo menos enquanto for necessário. O nome vem dos termos em inglês up (para cima) e right (correto). Isso tem a ver com o local onde ele é fixado ou colocado e o objetivo.

Este dispositivo é muito pequeno e leve. Ele mede pouco mais de 5 centímetros de altura e cerca de 3,5 centímetros de largura. Pesa aproximadamente 11 gramas. Não requer pilhas, pois é recarregável.

Ao mesmo tempo, também é um dispositivo inteligente. Funciona através do bluetooth, sincronizando-se com um celular ou tablet por meio de um aplicativo. Vale ressaltar que o UpRight é compatível com os sistemas operacionais Android.

O UpRight funciona por meio de um aplicativo.
O dispositivo se conecta a um aparelho com um sistema operacional para dar avisos e registrar atividades.

Como se usa e como funciona o UpRight?

Com adesivos reutilizáveis, o UpRight é fixado na parte superior das costas, entre as omoplatas, mais ou menos onde termina a curva cervical. Dado o tamanho, fica discreto.

Uma vez colocado nas costas, o dispositivo emite um sinal de vibração para avisar a pessoa que ela está se curvando. Pelo contrário, quando a postura está correta, ele para de vibrar.

Conforme mencionado, o dispositivo funciona em interação com o telefone. Dessa forma, a pessoa escolhe o programa para treinar a postura das costas. É possível começar a usá-lo a partir de 10 minutos por dia e aumentar gradualmente.

Além disso, o aplicativo também permite armazenar as informações e avaliar como foi o progresso a cada dia. Além de registrar e monitorar, também conta com guias, estatísticas e a definição de metas de curto prazo.


Continue lendo sobre o assunto em: Afinal, qual é a postura correta?


Para quem é recomendado?

Atualmente, a maioria dos trabalhos é realizada diante de uma mesa, seja no escritório ou até mesmo em casa, por meio da modalidade de teletrabalho. O mesmo também acontece com a educação virtual ou durante as horas de entretenimento.

Em suma, são muitos os momentos que passamos sentados diante de uma tela ou com um dispositivo nas mãos. E, durante esse período, não é raro adotarmos uma postura inadequada, sem nos dar conta.

Mas não é só isso. Aqueles que ficam muito tempo em pé, os trabalhadores que precisam levantar peso, as pessoas com desvios de coluna… para todos estes casos são recomendados os corretores de postura. E, embora não seja o único, o UpRight pode ser uma opção a ser considerada para ajudar.

Possíveis benefícios e vantagens do UpRight

O UpRight é anunciado como um dispositivo que detecta e ajuda a corrigir as posturas inadequadas. Os seus fabricantes e vendedores garantem que, após 2 semanas de uso, é possível notar os resultados, os quais se mantêm a longo prazo.

Entre os benefícios e vantagens que são atribuídos, em comparação com os corretores comuns, estão os seguintes:

  • É pequeno e discreto.
  • Ajuda a minimizar as dores nas costas e pescoço, inclusive em pessoas com fibromialgia.
  • Reeduca o corpo.
  • Reduz os analgésicos.
  • Ajuda a melhorar o descanso.
  • Pode ser usado sentado, em pé, caminhando ou até mesmo ao fazer exercícios.
  • É hipoalergênico.
  • É resistente à umidade.
  • Não tem contraindicações.

Tendo em vista a criação recente desses dispositivos, boa parte das vantagens atribuídas ainda não contam com respaldo científico, mas sim vêm de depoimentos anedóticos dos usuários. Para os pesquisadores, essas tecnologias ainda estão engatinhando e não está claro como elas podem ajudar a melhorar a saúde.



Possíveis desvantagens do UpRight

Entre as desvantagens, os usuários citam o fato de que em algumas pessoas, devido ao tipo de pele ou transpiração, os adesivos não aderem bem. Além disso, o custo é alto e requer um aplicativo, embora se diga que ele é fácil de usar.

Por outro lado, devemos ter em mente que, com esses dispositivos, manter as costas retas é algo que depende de nós. E, quando não temos o hábito, é difícil adaptar o cérebro e o corpo para assumir uma postura correta.

Mesmo que o dispositivo faça o trabalho, é preciso vontade, perseverança e esforço. Em outras palavras, o UpRight pode nos avisar, mas a pessoa pode ignorar o sinal.

A ideia parece interessante, embora possa ser detida por esse obstáculo. Portanto, os desenvolvedores terão que fornecer incentivos para que as pessoas se corrijam e levem os sinais em consideração.

Má postura para trabalhar.
O teletrabalho e a educação virtual favorecem a postura inadequada que leva a dores lombares e cervicais.

Uma tecnologia incipiente

Existem várias doenças causadas pela má postura corporal: dores nas costas nas áreas lombar e cervical, dores no pescoço e nos ombros e até mesmo enxaquecas e dificuldades respiratórias.

Pelo contrário, manter uma boa postura nos traz benefícios para a saúde, estética e emocionais. Parecemos mais eretos e mais esbeltos e nos sentimos melhor com relação a nós mesmos.

Quando não conseguimos manter a postura ideal, precisamos nos ajudar. E, nesse sentido, os dispositivos eletrônicos como o UpRight podem trazer benefícios e ter algumas vantagens em relação aos corretores de postura tradicionais.

Esses dispositivos de quantificação também têm desvantagens. Para além das já mencionadas, também existe o risco de que gerem dependência. Quantificar os dados pode causar ansiedade e estresse para algumas pessoas.

Da mesma forma, estudos indicam que pode haver riscos e dificuldades com esses dispositivos de saúde. Por exemplo, a tendência dos pacientes a se autodiagnosticar a partir dos dados ou a geração de tensão entre eles e os médicos.

Pode interessar a você...
4 alongamentos que ajudam a corrigir a postura
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 alongamentos que ajudam a corrigir a postura

Estar atento ao seu corpo irá ajudá-lo a detectar e corrigir problemas de postura antes que lhe causem dores ou aliviar os que você já tem.



  • Acharya A, Gandhi P, Karkera S, et al. Posture Monitoring and Back Pain Relief Using ATmega328, Android and Unity. Lecture Notes in Networks and Systems. 2019; 65: https://doi.org/10.1007/978-981-13-3765-9_16
  • Barone V, Yuen2 M, Kramer-Bottiglio R, Sienko K. Sensory garments with vibrotactile feedback for monitoring and informing seated posture. 2019 2nd IEEE International Conference on Soft Robotics (RoboSoft) COEX, Seoul, Korea, April 14-18, 2019.
  • Dang Q; Seo H, Pham D, Chee Y. Wearable Sensor Based Stooped Posture Estimation in Simulated Parkinson’s Disease Gaits. Sensors 2019, 19, 223. https://doi.org/10.3390/s19020223
  • De Rossi D. Wearable kinesthetic sensors for body posture and movement analysis. J Biomech. 2007; 40(S2): 425–427.
  • Koumantakis G, Nikoloudaki M, Thacheth S, et al. Reliability and Validity measurement of sagittal lumbosacral quiet standing posture with a smartphone application in a mixed population of 183 college students and personnel. Adv. Orthop. 2016; doi: 10.1155/2016/3817270.
  • Luca C, Fuior R, Corciova C. Study on the postural rehabilitation devices used in the prevention of postural defects and the need to use a smart orthosis. Balneo Research Journal. 2020; 11(4): 430–434.
  • Roggio F, Ravalli S, Maugeri G, et al. Technological advancements in the analysis of human motion and posture management through digital devices. World J Orthop. 2021; 12(7): 467-484.