O que é a cervicalgia e quais são as suas causas?

16 Outubro, 2020
A cervicalgia costuma ser acompanhada por outros sintomas, como formigamento nos dedos e fraqueza no braço. Saiba do que se trata a seguir.

A palavra cervicalgia é o termo médico para dor cervical. A região cervical fica na parte de trás do pescoço, e vai do crânio até as vértebras torácicas.

Esta é uma situação muito comum que afeta cerca de 70% das pessoas em algum momento de suas vidas. Inclusive, estima-se que cerca de 14% das licenças de trabalho sejam motivadas pela dor no pescoço.

Na verdade, a cervicalgia envolve mais do que uma dor no pescoço, já que, em inúmeras ocasiões, essa dor também é sentida na cabeça ou nos braços. Além disso, tende a limitar os movimentos de todas essas partes.

A cervicalgia pode ser causada por inúmeras razões. Geralmente não é grave, mas devido aos seus efeitos na vida da pessoa afetada, neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre ela.

Cervicobraquialgia: dor que vai do pescoço ao braço

O que é a cervicalgia?

A coluna cervical é uma parte da coluna vertebral que se estende da base do crânio até a área torácica. Compreende 7 vértebras e é caracterizada por ser uma das partes mais flexíveis da coluna vertebral. O termo cervicalgia se refere à dor nesta área.

A sensação dolorosa pode se estender aos braços, cabeça ou costas. Às vezes pode estar acompanhada por outros sintomas, como formigamento nos dedos ou tontura e náusea.

Esta dor cervical é causada por inúmeras razões. Pode ser devido a distúrbios musculares ou ligamentares, lesões nas vértebras ou articulações, e até mesmo patologias nervosas. Da mesma forma, muitas vezes a cervicalgia ocorre devido à má posturaPara que nossa posição corporal esteja correta, nossa cabeça deve ficar posicionada corretamente no pescoço.

No entanto, muitas pessoas mantêm a cabeça posicionada muito à frente, o que faz com que os músculos traseiros do pescoço sofram com muita tensão. Essa postura tende a comprimir todas as outras estruturas cervicais, o que também causa cervicalgia.

Cervicalgia

Você pode gostar de ler: 8 hábitos complementares ao tratamento da dor lombar

Quais são as causas da cervicalgia?

É verdade que grande parte dos casos são resultado de uma sobrecarga dos músculos do pescoço. No entanto, podemos resumir as causas da cervicalgia da seguinte maneira:

Causas musculares da cervicalgia

Elas são as mais comuns e afetam os músculos na parte de trás do pescoço. Incluem a sobrecarga desses músculos, contraturas, esforços, etc.

Os traumatismos que afetam o pescoço também têm um efeito no nível muscular. O trauma mais comum é o conhecido como síndrome do chicote. É uma lesão que ocorre ao estender ou flexionar abruptamente essa região do pescoço.

Você pode se interessar: 5 alongamentos para aliviar dores lombares naturalmente

Distúrbios nervosos

A cervicalgia também pode ocorrer devido a danos nos nervos, que por sua vez podem ser causados por muitos motivos. Principalmente, eles ocorrem em virtude de uma hérnia de discoÉ uma situação em que o disco entre as vértebras se move do seu lugar habitual. Em seguida, este pressiona os nervos e causa dor e outros sintomas neurológicos.

Por outro lado, a cervicalgia pode ser uma dor referida. Isso significa que, na verdade, é uma dor originada em outro lugar do corpo. Uma lesão no ombro ou até mesmo no esôfago pode causar esse sintoma.

Outras doenças da coluna cervical

Como já mencionamos, existem inúmeras doenças que podem causar cervicalgia. No que diz respeito as que afetam diretamente a coluna cervical, as principais são a estenose cervical e a osteoartrite:

  • A estenose cervical é uma condição em que há um estreitamento do canal na coluna vertebral. Esse estreitamento pode resultar em lesão na medula espinhal. Geralmente aparece durante o processo de envelhecimento, pois afeta tanto os discos intervertebrais quanto as vértebras e ligamentos. Essa doença também causa perda de força e da sensibilidade das mãos, entre outros sintomas.
  • A osteoartrite é uma patologia articular muito comum que envolve o desgaste da cartilagem articular. A dor cervical nesta condição geralmente é pior pela manhã e melhora durante o dia.

Conclusão

Cervicalgia é o termo usado para se referir à dor cervical. Embora suas causas sejam muitas e geralmente não sejam graves, é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto e definir o tratamento mais adequado.

  • Cervicalgia o Dolor cervical: causas, síntomas y tratamiento. (n.d.). Retrieved September 3, 2019, from https://www.cun.es/enfermedades-tratamientos/enfermedades/dolor-cervical
  • Cervicalgia. (n.d.). Retrieved September 3, 2019, from https://www.fesemi.org/informacion-pacientes/conozca-mejor-su-enfermedad/cervicalgia
  • GIMÉNEZ SERRANO, S. (1987). Cervicalgia. Farmacia Profesional (Vol. 18). Haymarket. Retrieved from https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-cervicalgias-13057676
  • Guía clínica de Cervicalgia y dorsalgia. (n.d.). Retrieved September 3, 2019, from https://www.fisterra.com/guias-clinicas/cervicalgia-dorsalgia/