Unhas pretas nos pés: por que ocorrem e como tratá-las?

08 Março, 2020
A presença de unhas pretas nos pés é comum entre os atletas corredores, mas existem outras causas que podem provocá-las. Embora muitas vezes o caso possa ser resolvido em casa, é melhor consultar um profissional. Neste artigo, vamos ver como esse problema se origina e como tratá-lo.

A presença de unhas pretas nos pés não é rara. Elas são mais comuns em alguns grupos de pessoas do que em outros, e a situação é até corriqueira. Muitas pessoas tentam tratá-las com soluções caseiras que nem sempre são as mais indicadas.

Um grupo de pessoas que certamente conhece muito bem o problema das unhas pretas nos pés são os corredores. Na prática de esportes de corrida, é muito comum notar uma coloração escura nas unhas.

Entre os corredores, os mais afetados são os maratonistas e atletas de trilhas de montanha. Os primeiros, pelas longas distâncias que devem percorrer, e o segundo grupo pelo terreno irregular em que realizam suas atividades.

Como veremos mais adiante, há um fator de risco entre os corredores. Tanto a repetição de impactos quanto as irregularidades do terreno que alteram o piso podem causar hematoma subungueal.

Hematoma subungueal é o nome técnico que as unhas pretas recebem na medicina. Trata-se de um acúmulo de sangue localizado no leito ungueal.

Esta quase nunca é uma condição clínica séria, nem representa um risco de vida urgente quando a causa for um melanoma. No entanto, se for acompanhada por dor intensa, pode fazer com que seja impossível pisar.

Causas das unhas pretas nos pés

As unhas pretas nos pés têm a sua principal origem em pequenos traumas repetitivos. Entretanto, essa não é a única causa. Vamos ver abaixo as situações mais frequentes que as originam.

Trauma contínuo

Esta é a causa principal. Se nossos dedos do pé sofrerem traumatismos repetitivos, com um ritmo constante por um longo tempo, pode aparecer um hematoma subungueal. Esta é a razão da sua prevalência entre os corredores. Os golpes constantes da ponta dos pés contra o interior do sapato são a explicação.

Pode surgir um hematoma leve, pequeno e indolor ou um hematoma grande com dor incapacitante. Nos casos graves, o sangue transborda do leito ungueal e sai para fora sob a unha.

Isso nem sempre acontece, mas pode ser acompanhado por infecção na pele ao redor da unha. Os sinais são inflamação e coloração vermelha ao redor da unha.

Um fato curioso e marcante, que é a causa do hematoma de trauma subungueal, são os dedos sobrepostos. Nas pessoas que têm dedos formados dessa maneira desde o nascimento, o atrito é capaz de levar à ocorrência das unhas pretas.

Acidente

Ao contrário do trauma contínuo, o acidente é um fato único e específico. Por exemplo, a queda de um objeto pesado no pé. Se a queda atingir uma unha, ela pode romper os vasos sanguíneos ao provocar a contusão.

Leia também: O que é uma equimose?

Fungos

Unhas pretas causadas por micose
As unhas pretas podem aparecer devido a traumatismos. No entanto, também podem ser um sinal de uma infecção por fungos.

A infecção fúngica mais comum nos pés é o conhecido pé de atleta, embora sua área de apresentação seja classicamente entre os dedos, ela pode se estender até as unhas. Além de mudar a cor da unha para tons de verde e amarelo, os fungos às vezes lhe dão uma cor preta. Isso pode ser devido a um hematoma ou a uma simples alteração na pigmentação.

Câncer

A forma mais séria e perigosa das unhas pretas é o melanoma subungueal. Trata-se de uma variedade de câncer de pele que cresce no leito ungueal.

Do total de melanomas que os seres humanos sofrem, a variedade subungueal representa aproximadamente 5%. Aliás, mais da metade dos que aparecem na mão estão localizados no polegar, e quase nove em cada dez dos que aparecem no pé também estão no primeiro dedo.

Quer saber mais? Então leia: Uma linha negra nas unhas pode ser um sinal de câncer?

Como tratar as unhas pretas nos pés?

O tratamento das unhas pretas varia entre formas simples e variedades mais complexas. Como já dissemos, é comum entre os corredores usar métodos caseiros para drenar o sangue acumulado sob a unha.

A drenagem é a indicação para o hematoma subungueal que provém claramente de um trauma. Se o sangue se projetar para fora dos limites da unha, é realizada uma punção para que o sangue acumulado saia.

Massagem nos pés
O tratamento das unhas pretas varia de acordo com a causa. Pode ser necessário fazer uma drenagem ou cirurgia.

Se não houver acesso através da pele, a drenagem deve ser feita através da unha. Seria necessário perfurar a parte mais dura para a vazão do sangue. Essa técnica não poderá ser feita em casa e você precisará de um médico ou podólogo.

Caso não seja realizada uma drenagem, o hematoma continuará seu curso e a unha descolará pela pressão e será perdida. No entanto, uma nova unha começará a crescer para substituí-la. Não é perigoso que isso aconteça, mas o processo levará meses para ser concluído.

Uso de antifúngicos

Para infecções por fungos será necessário aplicar os antifúngicos adequados. Os cremes utilizados para o pé de atleta não penetram na unha, portanto, as apresentações líquidas são as melhores. Se essa primeira linha falhar, a próxima opção é a medicação oral.

Finalmente, no caso de um melanoma subungueal, o tratamento é cirúrgico. A unha inteira deve ser removida e o tumor removido com as margens livres para garantir a cicatrização. Obviamente, este é um procedimento que só pode ser realizado por um cirurgião.

  • Abellaneda, Cristina, et al. “Pigmentaciones ungueales: diagnóstico dermatoscópico.” Med Cutan Iber Lat Am 39.6 (2011): 247-254.
  • Chang, Patricia, et al. “Hematoma friccional subungueal.” Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica 10.1 (2012): 48-50.
  • Grazzini, Marta, et al. “Subungueal pigmented lesions: warning for dermoscopic melanoma diagnosis.” European Journal of Dermatology 21.2 (2011): 286-287.