Saiba tudo sobre a primeira menstruação depois do parto

· 27 de julho de 2018
A primeira menstruação depois do parto chegará quando os hormônios se equilibrarem. Não se preocupe, não há razão para que ela afete a sua experiência como mãe.

Seu corpo acabou de sair da festa de hormônios causada pela gravidez. Ele precisa de tempo para voltar à normalidade depois de nove meses de gestação. Muitas mulheres se preocupam com a primeira menstruação depois do parto. Fique tranquila! Seu corpo passou um longo período de tempo alojando um bebê. Seus hormônios estão um pouco dispersos e, talvez, demorem para se normalizar.

A volta da menstruação pode ser totalmente inesperada e pode gerar algumas dúvidas. É normal, pois você passou vários meses sem ela. Talvez você fique preocupada com a volta das cólicas, com a TPM ou com um possível aumento do estresse e até sensação de desânimo. Tenha calma, pois a seguir explicamos o que fazer e daremos uma resposta para cada uma das suas perguntas.

Quando a menstruação volta?

Cada mulher é um mundo e cada corpo tem o seu relógio biológico. Recomendamos que você seja respeitosa com o seu corpo e o seu processo de recuperação. Não devemos nos comparar com outras mulheres nem tentar adiantar ou adiar a primeira menstruação depois do parto.

Menstruação depois do parto

Em média, a primeira menstruação depois do parto aparece 7 ou 8 semanas depois do nascimento do bebê. Um aspecto importante para a chegada da primeira menstruação depois do parto é se a mãe está amamentando ou não. A prolactina é um hormônio que regula o ciclo menstrual e é transmitido ao bebê através da lactação.

A primeira menstruação afeta a amamentação?

Esta é a dúvida mais comum entre as mães. A verdade é que a menstruação não deveria afetar a amamentação. No entanto, se você notar algo estranho durante esta primeira menstruação, consulte seu médico para descartar qualquer problema que possa aparecer.

Os primeiros ciclos da menstruação depois do parto podem incidir levemente na quantidade de leite materno produzido. Mas fique tranquila, pois não deve ser uma alteração considerável.

Bebê mamando no peito da mãe

Devemos manter a mente relaxada, pois ficar pensando muito nas mudanças que a menstruação pode trazer pode realmente fazer com que estas aconteçam. Ao invés de alterações reais no corpo, estas serão alterações imaginárias.

No entanto, se você notar uma redução significativa, procure um médico imediatamente.

Terei cólicas menstruais muito fortes?

A primeira menstruação depois do parto indica um avanço no processo de recuperação pós-parto. Quando a menstruação aparece, pode voltar com perdas de sangue pela região vaginal. Estas perdas não são do ciclo menstrual, e sim um sangramento normal durante a quarentena que é conhecido pelo nome de lóquios do pós-parto. Sua finalidade é expulsar os restos de placenta, muco cervical e secreções.

Leia mais: Quando se normaliza a menstruação após o parto?

Devo me proteger ao ter relações sexuais depois do parto?

Como em todo ato sexual, é indispensável se proteger para evitar alguma infecção, doença sexual ou prevenir uma gravidez durante a quarentena. Durante os primeiros dias, recomendamos que não ocorra penetração, dado que pode causar incômodos na região vaginal da mulher.

Lembre-se de que você estava carregando um bebê em seu útero. Ao retomar a vida sexual, talvez sinta incômodos e ressecamento. Procure descansar o suficiente e se alimentar corretamente para que seus hormônios se estabilizem e você possa desfrutar de sua vida amorosa.

Mulher segurando contraceptivos

Não se esqueça de explicar ao seu parceiro a razão pela qual vocês devem esperar um pouco. Os homens, muitas vezes, desconhecem estes temas. Por isso, explique que não é rejeição, e sim que você está resguardando a sua saúde. É melhor prevenir do que ter que ir ao hospital por algum incidente indesejado.

Conclusão sobre a menstruação depois do parto

Você já iniciou sua vida como mamãe, por isso, deve ser paciente com o seu corpo para que os hormônios se nivelem da maneira correta. Não se force nem busque adiantar a primeira menstruação após o parto, pois ela chegará no momento certo. Tudo é um processo muito natural que está envolvido no título de “mamãe”.

Confie em seu corpo; assim como ele foi capaz de criar um ser humano, será capaz de voltar ao seu estado normal. Isso implica voltar ao peso de costume, estabilizar o organismo e, é claro, que sua menstruação apareça todo mês. Está pronta para desfrutar da maternidade ao máximo? Estes são meses únicos que ficarão guardados na sua memória.