Truques para ter sempre um aroma agradável em casa

· 4 de abril de 2018
As flores e os purificadores de ar caseiros são uma boa opção para aromatizar a nossa casa. Também é importante manter a ventilação adequada.

Às vezes nos esforçamos para manter a higiene em nosso lar e, mesmo assim, não conseguimos que fique tão cheiroso quanto gostaríamos. Se isso acontece com você, não se preocupe porque nós lhe daremos uma série de truques que permitirão ter um aroma agradável em casa sempre.

Ideias para manter um aroma agradável em casa

1. Aposte nos neutralizadores de odores

Bicarbonato de sódio

Existem opções muito interessantes de neutralizadores no mercado. Um exemplo é o bicarbonato de sódio, que é um produto com uma grande capacidade de absorção de odores.

Basta colocar um recipiente com um pouco de bicarbonato e algumas gotas de limão nos diferentes cantos da casa. Claro, é importante que estejam fora do alcance das crianças.

O carvão vegetal é outra opção que você tem ao seu alcance. É muito eficaz para neutralizar odores fortes em ambientes onde há muita umidade. Para ser eficaz, você deve trocá-lo de vez em quando.

2. Misture água e vinagre branco

Para combater qualquer odor que tenha sido liberado no fogão, você terá que misturar partes iguais de água e vinagre branco em um recipiente.

Então, você precisará adicionar algumas plantas aromáticas ou cascas cítricas. Deixe a mistura na cozinha para que absorva os odores enquanto cozinha, e pronto. É também um remédio efetivo contra o cheiro de cigarro, que você poderá aplicar em qualquer cômodo para ter um aroma agradável em casa.

3. Faça seu próprio ambientador caseiro

Lavanda

Você pode usar um ambientador caseiro. Para isso, será suficiente colocar 15 gotas de lavanda ou óleo de limão em um frasco com spray cheio de água, e depois misturar bem os ingredientes.

Esta preparação servirá para perfumar todos os cantos da casa. Os ambientadores caseiros são uma ótima opção para colocar ao lado das janelas, uma vez que a corrente de ar o fará o perfume circular e o cheiro vai melhorar.

4. Flores, uma escolha natural

As gardênias, os gerânios e as orquídeas podem ser uma boa possibilidade se o que você procura é aromatizar os ambientes. As flores de jasmim também podem ser uma boa opção. Coloque-os em um recipiente com água e desprenderão um grande perfume.

5. Opte por purificadores de ar caseiros

Um purificador de ar é uma das melhores possibilidades para eliminar todos os tipos de odores e poluentes, como vírus e bactérias. É uma opção particularmente útil quando você tem animais de estimação, já que fará sua casa ter cheiro de limpeza.

  • Aromas naturais de baunilha. Nesse caso, você só terá que colocar em uma tigela um algodão impregnado com essência de baunilha e adicionar algumas gotas a cada 6 horas.
  • Ambientador de pinho caseiro. Para fazê-lo, você terá que ferver três ramos de pinho, duas folhas de louro e uma de noz-moscada. Para preservar o aroma por mais tempo, deixe ferver em fogo baixo.
  • Purificador de ar de laranja. Para fazer este ambientador de laranja você terá que cortar uma laranja pela metade, esvaziá-la e preenchê-la com sal grosso. Coloque-o em um recipiente para que não derrame e você terá um ótimo ambientador caseiro.
  • Purificador de ar de alecrim. Para fazer este tipo de ambientador você terá que ferver as folhas de alecrim durante uma hora, acompanhadas por fatias de limão. Adicione algumas gotas de essência de baunilha e você poderá usar esta mistura por dois dias.
  • Purificador de ar à base de flores secas. Para fazer este ambientador você precisará cortar em grandes pedaços algumas pétalas de rosa, folhas de louro, eucalipto, tomilho e sálvia. Então, terá que misturar tudo muito bem e colocar em sacos. Se você perceber que está perdendo o aroma, só precisará adicionar algumas gotas de álcool.

6. Não se esqueça de ventilar a casa

Ventilar a casa com frequência

Uma das chaves que você não deve esquecer para ter sempre um aroma agradável em casa é a ventilação. Ventilar sua casa todas as manhãs é um ponto muito importante e algo fácil de fazer.

Será suficiente que você faça isso por 10 minutos, para recuperar o ar e varrer qualquer mau cheiro deixado no ambiente.

Além disso, faça com que a ventilação tenha uma corrente, e que não fique só circulando dentro da casa, para que realmente tenha o efeito desejado. A ideia é que o ar seja renovado e aromatizado adequadamente.