Logo image
Logo image

6 passos para tratar uma ferida infectada

4 minutos
Quantas vezes você já se deparou com uma lesão e não sabia o que fazer? A seguir, mostramos como tratar uma ferida infectada passo a passo.
6 passos para tratar uma ferida infectada
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva

Última atualização: 23 agosto, 2022

Distração, pressa e cansaço podem causar pequenos acidentes dentro e fora de casa. É comum que, ao nos machucarmos, tenhamos como consequência uma ferida. Se não cuidarmos dela, isso pode trazer consequências sérias para a saúde; portanto, é importante tratar qualquer ferida infectada o mais rápido possível.

Quais são os fatores de risco para infecção?

Some figure
Se não removermos rapidamente a sujeira de uma ferida, há um risco aumentado de infecção.

É mais provável que uma ferida seja infectada se:

  • Não for limpa ou tratada nas 8 horas seguintes ao seu surgimento.
  • For o resultado de um machucado, por exemplo, com um prego ou vidro quebrado.
  • Tiver sujeira ou saliva.
  • For o resultado de uma mordida de um humano ou animal.
  • Demorar muito tempo para curar.
  • Ocorrer em uma pessoa diabética, alcoólatra ou com o sistema imunológico debilitado.

Quer mais dicas? Então leia: Como as feridas são classificadas

Como saber se a ferida está infectada?

Se você não sabe ao certo se a ferida está infectada, pode confirmar com qualquer um destes sinais:

  • Febre local ou geral, acompanhada de vermelhidão contínua da área, inchaço nas bordas e sensibilidade.
  • Dor persistente, mesmo com movimentos leves. Em casos extremos, o machucado pode latejar.
  • Presença de pus.
  • Ausência de sinais de cicatrização.
  • Aspecto e cheiro desagradáveis.

Todos esses sinais podem dar a certeza de que a área está infectada por alguma bactéria; portanto, devemos tratá-la com muito cuidado antes que piore.

Passos para tratar uma ferida infectada

Passo 1

Some figure
O primeiro passo será lavar o machucado com água e sabão para remover a sujeira.

Em primeiro lugar, limparemos a ferida com água e sabão. É normal que doa e coce devido à infecção. Isso serve para remover os restos de sujeira e de sangue. O mais indicado é limpar a ferida com gaze, porque o algodão pode deixar vestígios de fibras. Além disso, vale a pena usar um bom antisséptico de venda livre.

Passo 2

O mais adequado é cobrir a ferida aberta com um curativo estéril. Para fazer isso, você deve lavar bem as mãos, para evitar que a infecção piore. Se a área tiver bolhas ou pus, é melhor não removê-los para evitar que a infecção se espalhe.

Passo 3

O cuidado constante da ferida vai favorecer a melhora. Produtos naturais como o aloe vera podem ajudar a curar a ferida e eliminar a infecção. Isso é possível devido às propriedades regeneradoras e curativas desta planta.

Passo 4

Se depois de vários dias você não notar uma melhora, será necessário consultar um médico, pois pode ser uma infecção mais complicada e exigir medicamentos antibióticos. Lembre-se de que esses últimos só podem ser prescritos por um profissional para evitar riscos com a automedicação.

Passo 5

Examine cuidadosamente o machucado para determinar se está vermelho e se a área está quente e inchada. Se estiver com estas características e, além disso, causar dor, trata-se claramente de uma infecção.

Passo 6

Verifique a temperatura do corpo com um termômetro embaixo da axila. Se o resultado estiver acima do normal, pode ser uma infecção grave, por isso recomendamos que você consulte um médico com urgência.

Como prevenir uma ferida infectada

Some figure
Quanto mais cedo agirmos, menos chances de infecção teremos.

O ideal é agir no momento exato em que o machucado ocorre, porque assim evitaremos uma infecção. É melhor limpar bem a área com solução salina para eliminar bactérias. Logo depois, a ferida deve ser coberta com gaze e um antisséptico deve ser aplicado diariamente. Desta forma, em alguns dias, a pele ficará curada.

Leia também: Como curar aftas e feridas na boca?

Como tratar uma ferida infectada?

O tratamento provavelmente vai depender do tipo de infecção e da sua gravidade. O seu médico pode prescrever antibióticos orais para combater bactérias. Por outro lado, você também pode enxaguar a ferida com um produto antibacteriano ou aplicar uma pomada antibiótica.

Se um acúmulo de pus (abscesso) se formar, o médico abrirá a ferida para liberar o líquido. Entretanto, se a infecção for muito grave, você pode precisar de cuidados hospitalares.

Agora que você sabe como tratar uma ferida infectada, não deixe de pôr em prática o que aprendeu para evitar possíveis complicações.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ledermann D, Walter. (2009). Darwin y las bacterias. Revista chilena de infectología, 26(1), 60-65. https://dx.doi.org/10.4067/S0716-10182009000100010
  • Da Silva, Priscilla Nicácio, de Almeida, Onislene Alves Evangelista, & Rocha, Izabella Chrystina. (2014). Terapia tópica en el tratamiento de las heridas crónicas. Enfermería Global, 13(33), 33-45.
  • Rodríguez Domínguez Ileana, Santana Gutiérrez Odalis, Recio López Orlando, Fuentes Naranjo Marilín. Beneficios del Aloe Vera l. (sábila) en las afecciones de la piel. Rev Cubana Enfermer [Internet]. 2006 Sep 22( 3 ). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192006000300004&lng=es.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.