5 propriedades do aloe vera pelas quais vale a pena tê-lo em casa

O aloe vera é uma das plantas com mais benefícios para a saúde. Por isso a sua fama é muito merecida. Ele pode ser usado como um remédio tópico ou até mesmo consumido.
5 propriedades do aloe vera pelas quais vale a pena tê-lo em casa

Última atualização: 11 Maio, 2021

As propriedades do aloe vera fazem desta uma das plantas que fazem parte da lista dos melhores remédios naturais que podemos ter à mão. Essas propriedades são devidas às grandes concentrações de vitaminas, sais minerais, aminoácidos, enzimas e outros ingredientes ativos que são igualmente benéficos para a saúde e o bem-estar.

Em vista de tudo isso, recomendamos que você leia o artigo até o final para descobrir essas propriedades do aloe vera, bem como a posição da ciência sobre o assunto. Pronto para começar?

1. Fortalece o sistema imunológico

Fortalece o sistema imunológico

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research, o aloe vera tem o poder de reduzir o risco de desenvolver doenças bucais causadas por patógenos. No entanto, deve-se notar que a maioria das pesquisas a esse respeito é realizada in vitro.

Para tal, você terá que preparar uma bebida com estes três ingredientes:

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 copo de água
  • 1 colher de sopa de mel

Preparação

O primeiro passo é lavar a folha de aloe vera até deixá-la sem espinhos. Bata-a no liquidificador ou amasse com um garfo. Em seguida, coloque-a em um copo com água e acrescente o mel. Simples assim.

2. Restaura a saúde do cabelo

As propriedades do aloe vera são tais que irá ajudar a restaurar a saúde do cabelo. O suco desta planta vai te ajudar a manter a saúde do seu cabelo, fortalecendo-o, estimulando o seu crescimento e proporcionando brilho, exatamente o que todos queremos. Para isso, você só terá que fazer uma máscara com babosa seguindo os passos e ingredientes abaixo:

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas

Preparação

Abra a folha verticalmente e corte-a em pedaços finos. Misture o gel com o óleo de amêndoas. Em seguida, aplique sobre o cabelo, espere por 20 minutos e enxágue com água morna.

3. O melhor segredo para a sua pele

O melhor segredo para a sua pele
Aloe vera é um produto muito comum em vários tipos de cosméticos para a pele.

Se o aloe vera se caracteriza por algo, é porque é um dos melhores produtos naturais que podem ser aplicados na pele. Isso é evidenciado por uma pesquisa publicada no Iran Journal of Medical Sciences.

É uma planta capaz de hidratar, aumentar a elasticidade da pele e ajudar a retardar o envelhecimento. Graças a esta planta, o aparecimento de manchas de pigmento pode ser prevenida e tudo isso muito facilmente. Listados abaixo estão os ingredientes para fazer uma loção de aloe vera.

  • 100 gramas de suco de aloe vera
  • 3 colheres de sopa de água
  • 5 colheres de sopa de álcool

Modo de aplicação

Para que seja eficaz, você terá que aplicar a loção na pele diariamente no rosto e no pescoço, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, enxágue e aplique um creme hidratante.

4. Protege das queimaduras do sol

Além de ser um hidratante perfeito para a derme, o aloe vera também é capaz de proteger contra queimaduras solares. Desta forma, é um tipo de planta ideal se você quiser que as suas feridas ou queimaduras cicatrizem mais rapidamente. Para isso, você pode comprar uma solução pronta que contém aloe vera ou fazer você mesmo pegando uma folha dessa planta, separando sua polpa e aplicando na pele afetada de duas a três vezes ao dia.

5. Preserva a saúde da flora intestinal

O aloe vera não tem apenas benefícios externos, mas também ajuda a preservar a saúde da flora intestinal. O suco de babosa ajuda a aliviar a síndrome do intestino irritável. Dessa forma, acalma a membrana mucosa do estômago e dos intestinos.

Simplesmente bebendo cerca de 30 ml de suco de babosa duas vezes ao dia, você será capaz de reduzir os sintomas desta moléstia incômoda. Além disso, é um tipo de planta que contém propriedades antibacterianas e, portanto, ajuda a reduzir a população de  Helicobacter pylori, uma bactéria que demonstrou ser capaz de causar úlceras gástricas graves.

6. Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Controle do açúcar no sangue

Esta é, talvez, uma das mais poderosas e desconhecidas propriedades do aloe vera: ele ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue em casos de diabetes. Além disso, é um tipo de planta que auxilia no controle glicêmico. 

É especialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2. No entanto, é preciso ter cuidado. O melhor nestes casos é consultar um médico especialista, porque já ocorreram situações de problemas no fígado devido ao consumo de suplementos de aloe vera de forma contínua.

As propriedades do aloe vera são variadas

De acordo com o exposto, o aloe vera tem vários benefícios e propriedades para a saúde. Por este motivo recomendamos que o guarde sempre em casa, pois pode ser útil em diversas situações. Porém, antes de consumi-lo, consulte um especialista, pois nem sempre é adequado.

Pode interessar a você...
Remédio de aloe vera para as varizes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Remédio de aloe vera para as varizes

A seguir vamos mostrar como preparar um remédio de aloe vera para as varizes. Comprove sua eficácia em pouco tempo. Confira!



  • Jain S, Rathod N, Nagi R, Sur J, Laheji A, Gupta N, Agrawal P, Prasad S. Antibacterial Effect of Aloe Vera Gel against Oral Pathogens: An In-vitro Study. J Clin Diagn Res. 2016 Nov;10(11):ZC41-ZC44. doi: 10.7860/JCDR/2016/21450.8890. Epub 2016 Nov 1. PMID: 28050502; PMCID: PMC5198455.
  • Hekmatpou D, Mehrabi F, Rahzani K, Aminiyan A. The Effect of Aloe Vera Clinical Trials on Prevention and Healing of Skin Wound: A Systematic Review. Iran J Med Sci. 2019 Jan;44(1):1-9. PMID: 30666070; PMCID: PMC6330525.
  • Study Group., An international association between helicobacter pylori infection and gastric cancer. The Lancet, 1993.