5 propriedades do aloe vera pelas quais vale a pena tê-lo em casa

· 9 de março de 2018
O aloe vera é uma das plantas com mais benefícios para a saúde. Por isso a sua fama é muito merecida.

Este é um dos melhores remédios naturais que podemos oferecer à nossa pele. As propriedades do aloe vera transformam esta planta em algo imprescindível que faz valer a pena tê-la em casa.

Principais propriedades do aloe vera

1. Fortalece o sistema imunológico

Para conseguir este efeito, prepare uma bebida com estes quatro ingredientes:

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 copo de água
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo

O primeiro passo é lavar a folha de aloe vera até deixá-la sem espinhos. Bata-a no liquidificador ou amasse com um garfo. Em seguida, coloque-a em um copo com água e acrescente o mel. Simples assim.

2. Restaura a saúde do cabelo

Gel de aloe vera

As propriedades do aloe vera ajudam a restaurar a saúde dos cabelos. O suco desta planta ajudará a fortalecer os fios, estimular o crescimento e dar brilho, tudo que precisamos.

Para isso, basta fazer uma máscara com aloe vera seguindo estes passos e ingredientes:

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas

Preparo

Abra a folha verticalmente e corte-a em pedaços finos. Misture o gel com o óleo de coco. Em seguida, aplique sobre o cabelo, espere por 20 minutos e enxágue com água morna.

3. O melhor segredo para a sua pele

Entre as propriedades do aloe vera está o fato de ser um dos melhores produtos naturais que podem ser aplicados sobre a pele.

Trata-se de uma planta capaz de umectar, aumentar a elasticidade da pele e ajudar a desacelerar os processos de envelhecimento. Graças a esta planta é possível prevenir o surgimento de manchas pigmentares, e tudo isso de forma muito simples.

A seguir mencionamos quais são os ingredientes para fazer uma loção de aloe vera:

  • 100 gramas de suco de aloe vera
  • 3 colheres de sopa de água
  • 5 colheres de sopa de álcool

Modo de aplicação

Para que seja eficaz, você terá que aplicar a loção na pele diariamente no rosto e no pescoço, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, enxágue e aplique um creme hidratante.

4. Protege das queimaduras do sol

Aloe vera para tratar queimaduras

Além de ser um perfeito hidratante para a pele, o aloe vera também é capaz de proteger das queimaduras do sol. Desta forma, trata-se de uma planta ideal se o que você busca é que suas feridas ou queimaduras se curem mais rapidamente.

Para obter este efeito, você pode comprar uma solução pronta que contenha aloe vera, ou então prepará-la em casa pegando uma folha da planta, separando a polpa e aplicando sobre a pele afetada 2 ou 3 vezes ao dia.

5. Preserva a saúde da flora intestinal

O aloe vera não apenas tem benefícios a nível externo, mas também ajuda a preservar a saúde da flora intestinal. O suco de aloe vera ajuda a aliviar a síndrome do intestino irritável, de forma que acalma a membrana mucosa do estômago e dos intestinos.

Basta beber cerca de 30 ml de suco de aloe vera duas vezes ao dia. Você conseguirá reduzir os sintomas desta incômoda doença.

Além disso, entre as propriedades do aloe vera também está o fato de ser antibacteriano, ajudando a reduzir a população de Helicobacter pylori, uma bactéria que causa úlceras gástricas graves.

6. Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Controle do açúcar no sangue

Esta é, talvez, uma das mais poderosas e desconhecidas propriedades do aloe vera: ele ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue em casos de diabetes.

Trata-se de um tipo de planta que ajuda no controle da glicemia. É especialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2. No entanto, é preciso ter cuidado. O melhor nestes casos é consultar um médico especialista, porque já ocorreram situações de problemas no fígado devido ao consumo de suplementos de aloe vera de forma contínua.