Tratamentos naturais para o controle da psoríase

25 de novembro de 2014
Para melhorar a condição, recomenda-se tomar banhos de sol diários, mas lembre-se sempre de aplicar um protetor solar. Podemos começar com 10 minutos ao dia e ir aumentando pouco a pouco.

A psoríase é uma doença de pele que causa inflamação e descamação, ainda que em alguns casos se apresente também dor, aquecimento e coloração. Pensando nisso, hoje falaremos sobre tratamentos naturais para o controle da psoríase.

Em geral, as células crescem do interior e muito lentamente vão subindo até chegar a superfície, repondo as células já mortas da pele (processo de renovação celular que pode tardar aproximadamente um mês).

No entanto, as pessoas que possuem esta doença, apresentam uma renovação celular em poucos dias, o que faz com que as células se movam até a superfície muito rapidamente e fiquem acumuladas com as demais.

A psoríase pode causar placas de pele mais grossa que, em geral, se avermelham e apresentam escamas de cor prateada, as quais causam coceira ou dor.

As partes do corpo onde é mais provável encontrar estas escamas são os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo, na parte posterior das costas, no rosto, nas palmas das mãos e na planta dos pés.

Leia também: Como identificar fungos nos pés

A causa da psoríase começa no sistema imune, inicialmente pelas células brancas que são encontradas no sangue, as quais ajudam a proteger o corpo de infecções e doenças.

Quando estas células são ativadas indevidamente, os mecanismos imunológicos reagem, o que faz com que o processo de substituição celular na pele seja acelerado.

Tratamento natural para o controle da psoríase

Ainda que não exista uma cura definida para a psoríase, esta doença pode ser tratada à base de fórmulas naturais. Conheça um pouco mais a seguir:

Tratamento natural da psoríase

  • A alimentação tem um papel muito importante neste caso, já que deve ser seguida uma dieta crudívera e vegetariana, onde há abundância de frutas e vegetais. Sugerimos preparar um caldo depurativo realizado com urtiga, cebola, aipo e 5 dentes de alho e, no momento de ingerir o caldo, adicione o suco de um limão fresco. Tome duas porções: uma pela manhã e outra pela tarde.
  • Quando se sofre com esta doença, o sol tem um papel muito importante na questão do tratamento – sem exceder ou abusar dele – por isso tenha em mente a melhor a hora para tomar sol: antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde. Recomenda-se tomar diariamente banhos de sol, começando com dez minutos por dia e ir aumentando dois minutos cada dia, até completar algumas horas. O uso do protetor solar é totalmente necessário.
  • Também recomendamos banhos de água com argila, ou seja, a água que será utilizada para tomar banho terá que ter adicionada 2 kg de argila. Vá alternando com banhos de vapor; um dia argila outro dia vapor.

Recomendamos a leitura: Protetor solar: saiba quantas vezes deve aplicá-lo

Mais tratamentos para o controle da psoríase

  • Realize, na medida do possível, os exercícios de ginástica pelas manhãs, ao ar livre, para receber toda a ventilação possível.
  • Aplique compressas nas áreas afetadas a cada noite, ou tome um banho quente e, pela manhã, ao se levantar, escove a área afetada para descamá-la. Depois, esfregue a pele com azeite de oliva para amaciá-la.
  • Tome de noite uma infusão de salsaparrilha e, na medida do possível, aplique sobre a parte afetada leite desnatado durante 10 minutos com um pano.
  • O sal marinho também é benéfico; dissolva-o na água e passe nas áreas afetadas três vezes ao dia.
  • Tome 3 colheres de polpa de aloe vera para ajudar a tratar a doença. Também é recomendado aplicar a polpa na área afetada.
  • Misture azeite de oliva e flor de arnica. Esquente rapidamente e retire do fogo quando ferver. Deixe em repouso por alguns minutos, depois coe e unte as áreas afetadas.
  • A água com aveia é um bom remédio para refrescar a área afetada e melhorar o aspecto da pele. Ferva 100 g de farinha de aveia em 5 litros de água durante 4 minutos.
  • A parte afetada com psoríase também pode ser tratada com xampu para a caspa, o qual contém zinco. Também se recomenda aplicar um creme para a pele ressecada.
  • Misture a polpa de meio abacate com um quarto de infusão de flores de camomila, bata no liquidificador e aplique a mistura sobre o local afetado.

Recomendações para o controle da psoríase

recomendações para tratar a psoríase

  • Evite o consumo de carnes vermelhas, já que a psoríase pode aumentar por seu conteúdo de ácido araquidônico. Tampouco se deve consumir produtos enlatados, farinhas brancas e açúcares refinados. É recomendado comer alho, aipo e alimentos que contenham fibras.
  • É bom ter em mente que a água da torneira contém cloro, o que contribui para aumentar os problemas da psoríase, por isso recomendamos utilizar um filtro.
  • Griffiths, C. E., & Barker, J. N. (2007). Pathogenesis and clinical features of psoriasis. Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)61128-3
  • Parisi, R., Symmons, D. P. M., Griffiths, C. E. M., & Ashcroft, D. M. (2013). Global epidemiology of psoriasis: A systematic review of incidence and prevalence. Journal of Investigative Dermatology. https://doi.org/10.1038/jid.2012.339