Tratamento para pacientes com bursite

21 de julho de 2019
Você sofre de bursite e não sabe como lidar com isso? Hoje você vai descobrir alguns dos tratamentos que são realizados.

Pacientes com bursite não sabem, muitas vezes, o que causa a doença. Embora às vezes seja devido a más posturas, uma lesão ou uma posição anormal das articulações, na maioria das vezes suas causas não são claras.

Neste artigo, compartilhamos os diferentes tratamentos possíveis para esse problema. Continue lendo e aprenda mais sobre eles.

A bursite é a inflamação da bursa, que é uma bolsa cheia de líquido que funciona como uma almofada protetora entre os músculos e ossos nas articulações. Esta inflamação causa dor na área afetada, uma sensação de rigidez, inchaço ou vermelhidão.

A dor às vezes é tão aguda e penetrante que os pacientes podem recorrer a analgésicos antes mesmo de saber o que está acontecendo com eles. Ir ao médico diante desse tipo de sintoma é essencial para poder iniciar um tratamento que acabe com esse problema.

Tratamentos para pacientes com bursite

Muitas vezes, quando os pacientes vão ao consultório médico, já sofreram um episódio de bursite antes. A razão pela qual eles não pediram ajuda é porque, nos casos leves, a bursite aparece e acaba melhorando sozinha, sem a necessidade de tratamento.

Tratamento para pacientes com bursite nos joelhos

Às vezes, a dor é confundida com uma má postura ou nos faz pensar que é consequência de um golpe que tomamos sem perceber. Muitas vezes suspeitamos que essas possam ser as razões do inchaço ou da inflamação que estamos sofrendo.

No entanto, após esse primeiro episódio que pode se repetir, os sintomas podem piorar. A dor pode se tornar insuportável e podem aparecer hematomas e até mesmo febre.

Nos casos mais graves, podemos nos encontrar incapazes de mover a articulação danificada. Se fizermos trabalho físico regularmente, isso pode afetar nosso desempenho.

Medicamentos

O primeiro dos tratamentos que geralmente é dado para lidar com a bursite são medicamentos. Isso ajudará a reduzir a inflamação e a dor.

  • Se a bursite for leve, o médico pode recomendar tomar analgésicos, como o ibuprofeno ou o paracetamol.
  • No entanto, se a bursite nos causar sintomas incapacitantes, o médico pode prescrever anti-inflamatórios, como AINEs ou corticosteroides. Estes fármacos são receitados para eliminar a inflamação excessiva que está nos impedindo de mover as articulações.
  • No caso em que o problema haja surgido por uma infecção, o médico prescreveria um antibiótico.

Leia também: Como são classificados os medicamentos analgésicos

Terapia para pacientes com bursite

Ocasionalmente, o médico pode achar conveniente que o paciente vá a sessões de fisioterapia. Uma massagem muscular, um programa de exercícios personalizados ou o uso de ultrassom podem melhorar muito esta doença.

A terapia ocupacional também pode ser recomendada para evitar lesões futuras. Ele irá trabalhar hábitos diários e certos exercícios que tentarão impedir a reaparição da bursite.

Produtos ortopédicos

Produtos ortopédicos para pacientes com bursite

Os produtos ortopédicos vão ajudar na recuperação, pois permitirão que a área afetada descanse. Desta forma, evitaremos forçar a região e agravar o problema.

As talas são geralmente uma excelente opção. No entanto, isso dependerá do lugar onde a bursite está nos afetando.

Em outros casos, poderemos escolher uma bengala ou outro tipo de dispositivo. Muitas vezes, esses dispositivos serão usados ​​na terapia para realizar os exercícios e testar novos hábitos diários. Isso impedirá que a área seja forçada para que não apresente um novo caso de bursite.

Problemas nas articulações? Então leia: Alimentos para as articulações: confira os melhores

Cirurgia como uma opção para bursite

Apesar de todas as medidas tomadas, o paciente poderia continuar sofrendo de bursite com bastante frequência. Então, nesse caso, pode-se estudar a opção de fazer uma cirurgia.

Este é um recurso que não é usado com frequência, já que com os métodos anteriores geralmente são obtidos resultados muito satisfatórios. Em geral, com as medidas mencionadas, a situação melhora e novos episódios são evitados.

Antes de optar pela cirurgia, o médico pode aplicar injeções de corticosteroides na área afetada para aliviar rapidamente a dor nas articulações e reduzir a inflamação em casos graves.

Em muitos casos, a bursite aparece quando sobrecarregamos a articulação na qual o problema surge. No entanto, antes de fazer qualquer suposição, é essencial ir ao médico.

E você, já teve bursite? Sabe o que a ocasionou?

E continue conosco porque temos mais dicas para a sua saúde e bem-estar.

  • Aaron, D. L., Patel, A., Kayiaros, S., & Calfee, R. (2011). Four common types of bursitis: Diagnosis and management. Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. https://doi.org/10.5435/00124635-201106000-00006
  • Baxter, G. M. (2012). Management of bursitis. In Equine Surgery. https://doi.org/10.1016/B978-1-4377-0867-7.00082-X
  • Sayegh, E. T., & Strauch, R. J. (2014). Treatment of olecranon bursitis: a systematic review. Archives of Orthopaedic and Trauma Surgery. https://doi.org/10.1007/s00402-014-2088-3