Tratamento natural para problemas nas unhas
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Problemas nas unhas podem ter origens diferentes, no entanto, todos são igualmente desfavoráveis para a aparência pessoal. Por outro lado, deve-se lembrar que o estado das unhas também diz muito sobre a saúde da pessoa.
As unhas são durezas da pele que protegem os tecidos dos dedos e que são formados por queratina, uma proteína fibrosa e dura que é encontrada formando camadas na unha. Quando as unhas parecem boas, geralmente é considerado que tudo está indo corretamente. Caso as unhas tenham uma constituição frágil ou com uma coloração anormal, devemos prestar atenção.
No que diz respeito a estética, a higiene é fundamental em todos os sentidos da palavra. Um bom aspecto varia do cheiro para todos os elementos que podem ser apreciados com a visão. Para isso, existem todos os tipos de produtos e tratamentos de beleza. Afinal, os gostos variam, certo?
Aqui apresentamos qual é o melhor tratamento natural para problemas nas unhas de acordo com os diferentes tipos de problemas mais comuns nas unhas.
O mais aconselhável é que, se você quer cuidar da sua beleza, opte pelo natural antes de recorrer a produtos químicos. Umidade, esmalte, removedor de esmalte e outros produtos para cuidados pessoais, que parecem inofensivos a olho nu, são fatores que afetam a qualidade das unhas.
Tratamento natural para problemas nas unhas
1. Tratamento de fungos
Os fungos são um dos problemas mais comuns. Provocam são infecções que alteram a saúde das unhas. Estes podem surgir de uma má higiene e ou por estarem expostos a umidade ou ambientes muito quentes, e eles se alimentam de queratina.
Para combater esses agentes desagradáveis, naturalmente, é melhor recorrer ao óleo da árvore do chá, que é um poderoso antisséptico. Deve-se notar que é tão eficaz quanto os cremes e pomadas antifúngicos de laboratório. Veja esse Tratamento natural para problemas nas unhas.
O que deve fazer?
- Aplique-o após o banho (para isso, é necessário ter todo o corpo muito seco).
- Aplique apenas um par de gotas na unha afetada e deixe secar.
- Repita o processo todos os dias, após o banho até notar uma melhoria significativa.
2. Tratamento para unhas frágeis
Este é um dos problemas mais comuns nas unhas. A quebra pode ser causada por muitos fatores, desde a saúde, até a exposição constante a produtos que enfraquecem a queratina das unhas. Se você desejar tratá-las naturalmente, recomendamos cuidar de sua dieta e consumir mais alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e nozes. Outra maneira de fortalecê-las poderia ser com um Tratamento natural para problemas nas unhas.
- O óleo de amêndoas e limão. Misture bem os ingredientes e aplique-o nas unhas durante 2 minutos e depois enxague com água.
- O óleo de coco. Massageie as unhas com o óleo um pouco quente e deixe agir durante 1 minuto.
- O óleo de argão. Massageie as unhas com o óleo como parte de sua rotina de manicure durante 2 minutos.
3. Unhas maltratadas
Produtos químicos como produtos de limpeza, cítricos e algumas substâncias abrasivas deterioram as unhas. Eles impedem que elas cresçam fortes, e eles fazem com que se quebrem com muita frequência.
Sabemos que as unhas são uma das partes do corpo que têm mais contato com tudo. No entanto, devemos ter cuidado e fazer uma manutenção rigorosa. Lembre-se de que é um dos indicadores do nosso estado de saúde.
O que deve fazer?
- Use luvas durante a limpeza.
- De vez em quando, recomenda-se que apliquemos uma camada de brilho para protegê-las.
- Ingerir alimentos que favoreçam o crescimento como leite, ovos, abacate e espinafre.
- Manter uma rotina de manicure e pedicure por semana. Isso não significa que seja obrigatório, você só precisa se certificar de que as unhas estão crescendo corretamente e avaliar sua qualidade.
Recomendamos que você leia: 7 soluções naturais para fortalecer unhas frágeis
4. Unhas encravadas
Certamente, este é um dos problemas de unhas mais irritantes que existem. Unhas encravadas são muitas vezes causadas pelo uso de calçados inadequados, deformidades das unhas, má manutenção e corte. Geralmente ocorre com a unha do dedo grande do pé. No entanto, isso não é exclusivo, pode ocorrer em qualquer unha.
O que devo fazer?
- Mergulhe o pé afetado em água quente, deixe-o por alguns minutos e então seque bem.
- Massageie suavemente a área afetada com óleo de azeitona ou amêndoa.
- Coloque um pequeno pedaço de algodão molhado sob a unha.
- Quando a área amolecer, corte a unha cuidadosamente, com uma cortadora de unhas limpa e afiada.
- Corte-o na linha reta, ou seja, dê uma forma quadrada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Draelos, Z. D. (2013). Cosmetic treatment of nails. Clinics in Dermatology.
https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2013.06.008 - Murdan, S. (2016). Nail disorders in older people, and aspects of their pharmaceutical treatment. International Journal of Pharmaceutics.
https://doi.org/10.1016/j.ijpharm.2016.05.022 - Pérez, C. A., Rojas, S. J., & Montes, V. D. (2011). Hongos formadores de micorrizas arbusculares: una alternativa biológica para la sostenibilidad de los agroecosistemas de praderas en el caribe colombiano. Revista Colombiana de Ciencia Animal.
https://doi.org/10.1073/pnas.252626999 - Quirúrgica, M. (2012). Dermatología. Dermatologia Cosmetica, Medica y Quirurgica.
https://doi.org/10.1016/j.ijfoodmicro.2015.01.016 - Singal, A., & Arora, R. (2015). Nail as a window of systemic diseases. Indian dermatology online journal, 6(2), 67-74.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4375768/ - Nail Diseases (n.d). Medline Plus.
https://medlineplus.gov/naildiseases.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.