Tratamento natural com aloe vera para psoríase

O gel contido na planta de aloe vera parece ter efeitos medicinais em vários problemas de pele. Hoje vamos falar sobre como você pode apoiar o tratamento da psoríase. Não perca!
Tratamento natural com aloe vera para psoríase

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

Atualmente, não há tratamento que cure completamente a psoríase. No entanto, os pacientes têm acesso a várias opções terapêuticas para combater a inflamação e os sintomas característicos dessa doença. Por sua vez, há evidências que sugerem certos benefícios da aloe vera para a psoríase.

Obviamente, os remédios naturais não são o tratamento de primeira linha para a doença e não substituem os medicamentos prescritos. No entanto, eles podem ser considerados como coadjuvantes para melhorar essa condição. Hoje contaremos por que a aloe vera pode ajudar.

O que é a psoríase?

A psoríase é uma doença crônica caracterizada pelo aparecimento de áreas avermelhadas na pele. Estas ficam inflamadas e ocorre uma descamação notável. Pode aparecer nos cotovelos, joelhos, costas ou até mesmo no couro cabeludo. Coincidindo com uma publicação no International Journal of Molecular Sciences, devemos saber que:

  • A psoríase não é uma doença contagiosa e sua origem, em muitos casos, é genética. Aparece entre os 15 e 35 anos de idade, e a taxa de incidência na população está entre 1 e 3%.
  • A psoríase ocorre devido a uma alteração genética que faz com que as células da pele se dividam excessivamente. No entanto, isso não tem nada a ver com um processo canceroso.
  • O principal problema dessa doença dermatológica é que ela produz desconforto físico e psicológico.

Um aspecto que devemos levar em consideração na psoríase é que fatores como clima, estresse, problemas endócrinos e uma alimentação inadequada podem agravar a doença. Portanto, são elementos que devemos sempre controlar, na medida do possível.

O que é?

Aloe vera para psoríase

O gel contido nas folhas de aloe vera é usado desde os tempos antigos como um complemento para aliviar os sintomas de várias doenças de pele. De acordo com uma revisão publicada no Indian Journal of Dermatology, a planta contém elementos como:

  • Aloin: possui propriedade analgésica e calmante.
  • Emodin: eficaz no combate a infecções e com o mesmo efeito de uma aspirina.
  • Ácido aloético: tem ação bactericida e neutraliza toxinas bacterianas.
  • Ácido crisofânico: é um derivado da emodina e é utilizado na indústria farmacêutica para doenças de pele.

Além disso, também é fonte de vitaminas A (betacaroteno), C e E, enzimas e minerais como cálcio, cromo, cobre, selênio, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco. Portanto, não é de se estranhar que, na pele, tenha efeitos antienvelhecimento e hidratantes. 

São precisamente essas últimas qualidades que foram estudadas em relação aos seus efeitos na psoríase. Assim, encontramos uma pesquisa publicada na Tropical Medicine & International Health, que indica que os extratos tópicos de aloe vera em um creme hidrofílico contribuem para o alívio da psoríase mais do que o placebo.

Além disso, uma série de análises publicadas no Iranian Journal of Medical Sciences destaca que a planta demonstrou efeitos benéficos na retenção da umidade e integridade da pele. Portanto, seu uso tópico pode ter efeitos positivos no controle dos sintomas da psoríase. Em qualquer caso, mais pesquisas ainda são necessárias.

Como usar aloe vera para a psoríase?

Como usar aloe vera para a psoríase?

É muito importante ter sempre em mente que o gel de aloe vera não é um tratamento alternativo aos medicamentos prescritos pelo médico para o controle desta doença. Portanto, primeiro você deve ir a uma consulta dermatológica.

Se o profissional concordar, podemos aproveitar as propriedades dessa planta para amenizar os sintomas e promover a saúde da pele. Embora possa ser adquirido em tratamentos comerciais, também é válido utilizá-lo naturalmente.

Modo de uso

Para tratar a psoríase e ver resultados significativos, devemos aplicar o gel do interior da planta em nossa pele pelo menos duas vezes ao dia.

  • Encha um recipiente de gelo com gel de aloe vera e deixe-o congelar. Mais tarde, você pode pegar um pequeno cubo e aplicá-lo nas áreas específicas.

A aplicação tópica de aloe vera parece ter efeitos positivos na pele, principalmente no caso da psoríase. No entanto, ainda não é considerado um tratamento único para a doença. Portanto, é fundamental consultar um dermatologista e seguir suas recomendações.

Pode interessar a você...
Remédio de aloe vera para aumentar as plaquetas naturalmente
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Remédio de aloe vera para aumentar as plaquetas naturalmente

Aumentar as plaquetas e mantê-las em um nível estável é essencial para a saúde e assegurar uma coagulação adequada em caso de hemorragias e feridas.



  • Rendon A, Schäkel K. Psoriasis Pathogenesis and Treatment. Int J Mol Sci. 2019;20(6):1475. Published 2019 Mar 23. doi:10.3390/ijms20061475
  • Feldman, S. R., Horn, E. J., Balkrishnan, R., Basra, M. K., Finlay, A. Y., McCoy, D., … & Council, I. P. (2008). Psoriasis: improving adherence to topical therapy. Journal of the American Academy of Dermatology, 59(6), 1009-1016.
  • Kalb, R. E., Bagel, J., Korman, N. J., Lebwohl, M. G., Young, M., Horn, E. J., … & Foundation, N. P. (2009). Treatment of intertriginous psoriasis: from the Medical Board of the National Psoriasis Foundation. Journal of the American Academy of Dermatology, 60(1), 120-124.
  • Psoriasis: Symptoms, Causes, Locations | National Psoriasis Foundation. (2018). Retrieved from https://www.psoriasis.org/about-psoriasis
  • Syed, T. A., Ahmad, S. A., Holt, A. H., Ahmad, S. A., Ahmad, S. H., & Afzal, M. (1996). Management of psoriasis with Aloe vera extract in a hydrophilic cream: A placebo-controlled, double-blind study. Tropical Medicine and International Health. https://doi.org/10.1046/j.1365-3156.1996.d01-91.x