Tratamento de hemorroidas

As hemorroidas são veias inflamadas na área perianal que causam dor e afligem milhões de pessoas ao redor do mundo. Como sempre, é melhor tomar medidas preventivas e ver esse tratamento de hemorroidas.

O tratamento de hemorroidas requer paciência e perseverança. Esta é uma doença extremamente irritante e generalizada na população. Aqueles que a padecem, sofrem muito com os sintomas, que, em alguns casos, tornam-se incapacitantes.

As hemorroidas são veias que estão localizadas nas proximidades do ânus. Quando inflamadas produzem coceira, dor e sangramento. Os sintomas pioram se houver constipação ou fezes duras. Também pela ação química de alguns compostos como a cafeína, álcool ou especiarias, entre outros.

Para o tratamento de hemorroidas, existem remédios caseiros e procedimentos cirúrgicos. Tudo depende do nível de gravidade e das características da inflamação. De qualquer forma, sempre vale a pena começar com as soluções mais simples e progredir, se necessário.

Os cremes menos recomendados são aqueles que contêm corticosteroides, pois podem causar prurido e dermatite local.

Medidas preventivas para o tratamento de hemorroidas

9 remédios naturais para combater as hemorroidas

Há uma série de medidas preventivas e curativas naturais para o tratamento de hemorroidas. As medidas preventivas mais importantes são:

  • Evite a constipação a todo o custo. Fezes duras aumentam a intensidade dos sintomas. Para evitar que isso aconteça, é melhor manter uma dieta rica em fibra e fluidos abundantes.
  • Faça exercícios frequentemente. Um estilo de vida sedentário aumenta os sintomas das hemorroidas, especialmente se você passar muito tempo sentado. O ideal é praticar uma atividade física com frequência, embora o ciclismo, a equitação e o remo sejam desaconselhados.
  • Evite alguns alimentos. Entre eles estão café, bebidas escuras, chocolate, alimentos altamente temperados, álcool e excesso de sal.
  • Use calcinha de algodão.

Muitas pessoas usam laxantes para prevenir constipação. No entanto, eles devem ser usados ​​com cuidado e sempre seguindo as instruções do médico. Embora seja um método eficaz, podem causar outros problemas.

De interesse: Descubra como tratar hemorroidas que sangram

Cremes e pomadas

Tratamento das hemorroidas em creme

Os sintomas de hemorroidas inflamadas podem ser tratados com cremes e pomadas. Embora existam muitas opções no mercado, é sempre melhor ser prescrito por um médico. Os componentes mais comuns destes produtos são adstringentes, que geralmente são leves, e também:

  • Antissépticos delicados
    • Óxido de bismuto.
    • Óxido de zinco.
    • Hamamelis
    • Alatoin
  • Anestésicos locais.
  • Corticosteroides
  • Emolientes

Opte por aqueles que não contêm corticosteroides, pois podem causar prurido e dermatite local. O uso de cremes geralmente é complementado com a ingestão de analgésicos. Por sua vez, as preparações mais seguras são aquelas que contêm adstringentes leves.

Casos mais graves podem exigir uma hemorroidectomia.

É comum que os supositórios também sejam utilizados para o tratamento de hemorroidas. Muitos desses produtos estão disponíveis sem receita nas farmácias. No entanto, é aconselhável ter cuidado ao usá-los. A maioria deles contém corticosteroides e anestésicos locais que, eventualmente, pode causar efeitos adversos.

Veja também: Como tratar as hemorroidas naturalmente?

Tratamentos mais especializados

Medicamentos para tratar as hemorroidas

Às vezes, não é suficiente cuidar da alimentação e aplicar pomadas na área afetada. Quando as hemorroidas são internas e causam muita dor ou estão sangrando muito, o médico pode indicar um dos seguintes tratamentos:

  • Elásticos. Eles servem para estrangular a hemorroida e causar necrose. Depois de alguns dias, cai sozinho.
  • Coagulação com laser ou luz infravermelha. Neste procedimento, o calor é aplicado na área afetada para produzir coagulação. A hemorroida encolhe e desaparece.
  • Crioterapia. Neste método, a hemorroida é congelada com nitrogênio líquido. Ele gera inflamação no ânus e a cicatrização é lenta.
  • Injeções esclerosantes. Neste caso, diferentes substâncias são injetadas diretamente nas hemorroidas para causar a cicatrização e reduzir os sintomas.

Casos mais sérios podem exigir uma hemorroidectomia. É uma cirurgia para remover cirurgicamente as hemorroidas. Como toda cirurgia, isso implica riscos. Um deles é a formação de coágulos nas pernas. O pós-operatório é doloroso e lento, até que a cura definitiva seja alcançada. No entanto, é um método eficaz.

Existe uma nova opção para o tratamento de hemorroidas. É a Desarterialização hemorroidal transanal (THD). Este método foi criado em 1995 e ainda não há informações suficientes sobre sua eficácia. No entanto, não requer cortes e o risco de sangramento é baixo. O período pós-operatório também é menos doloroso que a hemorroidectomia.

Recomendados para você