7 tipos de risada e seus significados

A risada verdadeira tem muitos efeitos positivos para a saúde, do relaxamento e melhorias no sono até a construção de relacionamentos interpessoais. Venha rir conosco!
7 tipos de risada e seus significados

Última atualização: 06 Outubro, 2021

De alegria. De nervoso. Forçada. Espontânea. Embora geralmente a associemos à felicidade e ao bem-estar, existem diferentes tipos de risada e cada uma delas tem um significado.

Podemos dizer que o riso é um conjunto de movimentos da boca e do rosto. Outros sistemas também estão envolvidos, como o respiratório e o cardíaco. No entanto, os sentidos não são os mesmos. O tom de uma risada e os gestos que a acompanham podem indicar que se trata de uma risada irônica ou o contrário.

Temos consciência de que nem todas as risadas têm o mesmo significado, e até criamos maneiras de escrever risadas diferentes em nossas conversas virtuais. Assim, mais de uma vez nos descobrimos decifrando um hahahaha de um ha ou um kkk.

7 tipos de risada e o que elas significam

O riso é uma resposta a uma determinada situação ou estímulo. Tem inúmeros benefícios, embora entre os principais se destaque o fato de favorecer a saúde e o bem-estar.

Quando rimos, além de todos os músculos envolvidos, o cérebro libera dopamina, o hormônio da felicidade. Sua ação no corpo faz com que os músculos torácicos funcionem, modulando a entrada e a saída de ar e provocando o som típico do riso.

Agora que sabemos que existem diferentes variações, podemos inferir que aquela risada que acabamos de descrever está associada a sensações de prazer e bem-estar. No entanto, nem sempre os tipos de risada estão relacionados a emoções positivas.

1. Risada profunda

É um dos tipos de risada que identificamos como contagioso, perfeitamente audível e até mesmo um gesto profundo, pelos movimentos diafragmáticos que implica. É considerado o mais verdadeiro, uma vez que inúmeras estruturas neurais estão envolvidas.

Uma de suas principais características é que ele é involuntário, portanto, é muito genuíno. É conhecido como sorriso de Duchenne.

Amigas rindo profundamente
A risada profunda, ou sorriso de Duchenne, é a mais complexa e a que mais ativa os circuitos neurais.

2. Risada irônica

Esse tipo de risada quer nos mostrar o oposto de uma interpretação literal. Assim, em vez de significar graça, pode ser equiparado a uma risada desdenhosa, que sinaliza rejeição.

3. Risada nervosa

Esse tipo de risada é a desculpa ou o meio para evitar uma situação desconfortável. Serve para atenuar o efeito gerado dentro do corpo.

4. Risada de cortesia

Assim como o tipo anterior, é uma risada voluntária, usada como meio de agradar, de simpatizar com alguém em um determinado momento. Também é frequentemente usada como uma forma de concordar ou afirmar o que a outra pessoa está dizendo.

5. Risada induzida por cócegas

Como o próprio nome indica, é aquele tipo de risada provocada a partir de uma reação física.

6. Risada patológica

Esse tipo de risada não é agradável, pois é causada por um problema neurológico. É um tipo de risada que não pode ser controlada, que vem a qualquer momento e nem sempre é oportuna.

Para exemplificar, podemos lembrar o caso do personagem Coringa. No filme, o protagonista tem uma caixa de gargalhadas gelásticas.

7. Risada malvada

Esse tipo de risada é típico de performances de vilões em um filme ou novela. É uma risada fingida e planejada.

Importância dos diferentes tipos de risada na sociabilidade

Os tipos de risada também são um fator de socialização. Mais de uma vez começamos a rir porque alguém estava fazendo isso de forma contagiosa.

Rir alivia tensões e ajuda a lidar com momentos desconfortáveis. O riso pode ser aquela válvula de escape necessária diante de certas situações.

Outros benefícios do riso são os seguintes:

  • É positivo para o sistema cardiovascular, pois reduz a pressão arterial.
  • Melhora a oxigenação.
  • Favorece o sistema imunológico.
  • Ao envolver a mobilização de vários músculos, também queima calorias.
  • Reduz o estresse, inibindo a produção de cortisol e liberando endorfinas.
  • Diminui os pensamentos negativos, permitindo a expressão de emoções.
  • Tem efeitos relaxantes, pois reduz o medo e a ansiedade.
  • Permite um melhor descanso e combate a insônia, graças ao saudável cansaço que acarreta.

Por meio do riso, pode ser gerado um sentimento de intimidade e proximidade com outras pessoas.

Mulher sorrindo
O sorriso gera atração. Queremos estar perto de pessoas que denotam essa felicidade.

Os tipos de risada como fator de resiliência

Já conhecemos o papel do riso como fator de proteção à saúde e como forma de enfrentar as adversidades. Daí o uso da terapia do riso, principalmente em pacientes em tratamento de dor crônica.

Todos os dias passamos por múltiplas experiências, cada uma com um tom emocional diferentes. O riso é uma ferramenta para enfrentar as dificuldades. Porém, a felicidade não deve ser um mandato que nos leva a negar o que sentimos: apostemos no otimismo inteligente.

É extremamente importante encontrar espaços e momentos para desfrutar do riso compartilhado. Sem negar ou ignorar todo o outro leque de emoções, vamos recuperar o lugar da alegria e do bom humor em nossas vidas.

Pode interessar a você...
As crianças aprendem a rir com seus pais
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
As crianças aprendem a rir com seus pais

As crianças aprendem a rir com seus pais, de coisas das quais os adultos não acham a menor graça. O senso de humor das crianças é diferente do de s...



  • Fernández-Poncela, Anna-María (2012). ‘Riéndose aprende la gente’. Humor, salud y enseñanza aprendizaje. Revista Iberoamericana de Educación Superior, III(8),51-70.[fecha de Consulta 2 de Septiembre de 2021]. ISSN: . Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=299129032003
  • Ruiz Gómez, M. Carmen, Rojo Pascual, Carmen, Ferrer Pascual, Mª Angeles, Jiménez Navascués, Lourdes, & Ballesteros García, Montserrat. (2005). Terapias complementarias en los cuidados: Humor y risoterapia. Index de Enfermería14(48-49), 37-41. Recuperado en 03 de septiembre de 2021, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962005000100008&lng=es&tlng=es.