Tipos de blush e suas características

Você ama maquiagem? Então você certamente sabe que o "blush" é uma parte indispensável da sua rotina. Vamos falar sobre os seus diferentes tipos e usos.
Tipos de blush e suas características

Última atualização: 23 agosto, 2022

Na hora da maquiagem, existe um produto que não compete com os demais por causa da sua versatilidade e importância. Se não tivermos à mão um kit de maquiagem completo, o blush pode nos livrar de apuros porque tem o efeito de modificar a expressão do rosto, revitalizando-o. Por isso, vamos falar sobre os tipos de blush existentes, bem como sobre as suas características e a forma de usá-los.

O blush pode dar volume ou contorno ao rosto. Além disso, em caso de emergência, também pode ser usado como sombra e até mesmo para colorir os lábios.

Por outro lado, também oferece a possibilidade de criar um look fresco, dando uma aparência saudável. De fato, o seu nome vem da expressão “corar”, que pode ser o resultado de muitas emoções.

Por volta da década de 1920, o blush chegou para ficar como parte da maquiagem diária. Inicialmente, geralmente era usado em tons de rosa, lembrando as cores naturais da pele. Mais tarde , por volta da década de 1950, chegaram os tons terrosos.

Os tipos mais comuns de blush

A técnica de aplicação do blush, em todos os casos, consiste em aplicá-lo sobre as bochechas, fazendo movimentos circulares suaves sobre a região. O local exato onde ele deve ser aplicado depende do efeito que desejamos alcançar e do tipo de rosto que temos. No entanto, geralmente seguimos a linha das bochechas ou das maçãs que se formam no rosto ao sorrir.

No mercado, há diversas opções de blush para todos os tipos de pele e em diferentes apresentações: pó, bastão, cremoso, líquido e tint. O importante é encontrar o mais adequado para cada pele, bem como ler as instruções e recomendações para obter excelentes resultados.

A seguir, vamos falar sobre os diferentes tipos e tons de blush e suas características.

1. Blush em pó

Esta é a apresentação mais popular e uma das que possui maior durabilidade na pele. Geralmente é encontrado em pó compacto; no entanto, também existe em pó solto. De fato, é um produto universal e básico que sempre funciona bem e que não apresenta grandes complicações para a sua aplicação.

Além disso, pode ser adquirido na apresentação fosca ou acetinada. Em relação a isso, é preciso levar em consideração que, para peles maduras, recomenda-se o primeiro tom, enquanto as peles jovens devem optar pelo acetinado. O efeito mate também pode ser melhor para a maquiagem do dia a dia, pois é mais natural e não chama tanto a atenção.

Para a aplicação do blush em pó, recomenda-se o uso de um pincel macio e cheio, de tamanho médio a grande.

Depois de passar o pincel no pó, você pode colocá-lo sobre o osso da maçã do rosto e deslizá-lo até a linha do cabelo, na altura da orelha. Dessa forma, você destacará a feição, trazendo contorno e simetria. Além disso, se você tem um rosto mais comprido e fino, você pode sorrir e aplicá-lo em círculos sobre as maçãs que se formam abaixo da bochecha.

Na hora da maquiagem, se não tivermos produtos específicos para o contorno, a combinação de tons claros e escuros de blush pode ser muito útil para dar simetria ao rosto. É por isso que recomendamos os tons de bege, rosa e terrosos em nosso kit de maquiagem.

Kit de maquiagem com diferentes tipos de blush.
Uma maquiagem completa não pode dispensar o blush. Este é um elemento básico que devemos ter em vários tons.

2. Blush cremoso

Este é um blush que também funciona como batom e que deixa um efeito delicado e natural. No entanto, não se recomenda o uso em peles oleosas ou em épocas de muito calor, pois ele pode escorrer. Por outro lado, é possível selá-lo com pó para obter uma maior durabilidade.

Podemos encontrá-lo em diversos tipos de embalagens e cores. Para a aplicação desse tipo de blush, recomenda-se o uso de uma esponja, uma vez que ele tende a formar manchas no rosto quando usamos os dedos para isso.

Pode ser aplicado com um pincel especial para produtos em creme. No entanto, é necessária uma boa atenção e prática para alcançar o efeito desejado no esfumado.

3. Blush líquido

O blush líquido tem semelhança com o blush cremoso, dando uma aparência de naturalidade e de pele hidratada. Em geral, não é um tipo de blush muito conhecido, já que se utiliza mais na maquiagem profissional. Nesse sentido, tem o poder de dar frescor ao rosto, com boa durabilidade.

Se você se atrever a usá-lo, os resultados podem ser surpreendentes. Por causa da sua textura fluida, ele é fácil de aplicar; você pode usar uma esponja, um pincel ou os dedos.

Entretanto, justamente por causa dessa fluidez, ele é propenso a manchar. Por outro lado, recomenda-se o uso em peles secas, pois, além de hidratar, também pode conter emolientes à base de água. É interessante usar um spray fixador.

4. Blush tint

Se quisermos ter uma aparência natural, esse é o blush que poderíamos escolher, uma vez que ele tem uma estrutura de pigmentação em uma base líquida bem leve, deixando o rosto com um efeito jovial e saudável. Porém, não aplique esse tipo de blush sobre uma base com pó, pois isso pode criar grumos.

Às vezes estamos cansados ou dormimos mal, ou simplesmente estamos pálidos e com a pele opaca e sem cor. O blush tint é uma boa opção nestes casos. Geralmente é leve e proporciona o efeito de aparentar que não estamos usando maquiagem. Aplica-se com os dedos ou com uma esponja.

5. Blush em pérolas

Este tipo de blush é muito semelhante ao blush em pó. De fato, trata-se de pequenas pérolas de pó compacto.

A diferença é que elas têm cores e efeitos diferentes e assim, ao misturá-las, obtemos tons interessantes. Além disso, têm a vantagem de não soltarem tanta cor e dar um acabamento mais natural.

Blush em pérolas.
O blush em pérolas é mais uma opção. Na verdade, trata-se de um pó transformado em bolinhas.

Como escolher a cor certa para o blush?

Depois de conhecer os tipos de blush existentes e as suas características, é preciso saber como escolher a cor ideal para o seu tipo de pele e rosto. Um guia de maquiagem profissional aponta que as cores são agrupadas em três grandes categorias:

  1. Dourados.
  2. Rosados.
  3. Bege.

Os tons de rosa são para as peles brancas, que não são favorecidas pelo bege. Por sua vez, este último tom é ideal para a pele morena média. Nesse sentido, constitui o grupo de cores mais universal. Por fim, os dourados são muito bons para peles escuras e negras, pois trazem luminosidade.

De qualquer forma, o blush é um produto essencial para criar a maquiagem perfeita e dar harmonia ao rosto. Portanto, você deve se sentir confortável com a cor. É uma questão de experimentar e escolher.

Sinta-se à vontade para experimentar a grande variedade de texturas e cores.

Aproveite todo o potencial dos tipos de blush

O blush é um produto maravilhoso e indispensável em qualquer kit de maquiagem. É possível encontrá-lo em diversas apresentações e cores. Além disso, pode servir para diversos usos, caso você esteja viajando ou com pouco espaço disponível na bolsa.

Aproveite para sempre  mantê-lo à mão e aproveitar todo o seu potencial. Lembre-se de escolher vários tons.

Além disso, saiba que este é um dos produtos com maior disponibilidade de alternativas ecológicas, feitas a partir de pigmentos naturais. Como última recomendação, antes de aplicar qualquer maquiagem, faça uma boa rotina de cuidados faciais, com limpeza e hidratação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ribes, S., Corral, R., & Úbeda, L. (s/f). ESTRATEGIAS Y CONOCIMIENTOS TÉCNICOS PARA EL DOMINIO DE LA PROFESIÓN DE MAQUILLADOR PROFESIONAL: El estudio del color, análisis del rostro para el tratamiento de sus imperfecciones, técnicas de maquillaje, los cosméticos y sus procedimientos de aplicación. Videocinco Editorial.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.