Vantagens e desvantagens da terapia online

A terapia online oferece uma série de vantagens para quem precisa de atendimento psicológico. Ainda assim, também tem algumas desvantagens. Saiba quais são a seguir.
Vantagens e desvantagens da terapia online

Última atualização: 02 Agosto, 2021

As novas tecnologias simplificam muitas atividades atualmente. Hoje, a terapia online é uma ótima forma de receber atendimento psicológico. No conforto de casa, as pessoas podem fazer sessões com seus terapeutas. Com isso, problemas de transporte, tempo, entre outros inconvenientes, são totalmente eliminados.

Este método permite que os pacientes entrem em contato com seu psicólogo de confiança, independentemente de onde estejam. Dessa forma, a distância deixa de ser um obstáculo para o tratamento da saúde mental. No entanto, também existem algumas desvantagens neste processo terapêutico. Quais são? Nós as detalhamos a seguir.

Como funciona a terapia online?

As terapias convencionais são um processo de interação cara a cara entre um especialista e seus pacientes. Na terapia online, a interação ocorre por meio do uso das novas tecnologias. Fazer uma videochamada com pacientes é o recurso mais usado hoje.

Existem várias ferramentas tecnológicas que facilitam a comunicação entre as pessoas e seus terapeutas. É o caso do Zoom, plataforma projetada para agendar e organizar videoconferências. Além disso, existem também as alternativas do Google Meet ou videochamadas no WhatsApp.

Uma vez que o paciente e o profissional escolhem o meio de contato, o processo é confortável e simples. Inicialmente, o terapeuta realiza uma curta entrevista para obter os dados da pessoa. O processo de observação direta dependerá da qualidade da imagem da videochamada .

As terapias mais utilizadas online são de segunda e terceira geração, como a terapia cognitivo-comportamental. Por ser um processo remoto, os terapeutas contam com técnicas de conversação.

Como funciona a psicoterapia online?
Os psicólogos online aproveitam as ferramentas tecnológicas que facilitam a comunicação com os pacientes, onde quer que estejam.

5 vantagens da terapia online

No momento, existem muitos pacientes que se beneficiam dessa modalidade. Também é importante observar que cada vez mais terapeutas estão adotando a tecnologia como recurso. Vamos ver uma lista de alguns dos benefícios que a telepsicologia oferece.

1. Maior nível de privacidade

Para algumas pessoas, é difícil fazer terapia devido aos estigmas sociais. Muitos são rotulados como “loucos” por buscarem ajuda psicológica. No caso da telepsicologia, existe a possibilidade de agendamento e realização das sessões em casa. Certamente é uma situação que ajuda a manter o anonimato.

2. Oferece segurança ao paciente

Muitos acham mais confortável se expressar quando se sentem em um ambiente seguro. Nesse sentido, entende-se que, estando nas suas casas, os pacientes se abrem com mais facilidade para falar sobre seus conflitos.

Quando o processo ocorre em um local conhecido, existem menos barreiras. Nesse sentido, fica mais fácil falar sobre temas delicados, como os processos de luto pela morte de um ente querido, a separação de um casal, o abuso sexual e o estupro.

3. Conforto pessoal

Esse ponto pode ser considerado o mais notável da terapia online. O conforto de não ter que sair de casa é muito benéfico para pessoas com problemas motores. Assim, desde que os pacientes tenham conexão à Internet, eles poderão receber atendimento psicológico.

Esse benefício também se aplica aos terapeutas, que podem trabalhar em casa. As transferências de um local para outro para tratar pacientes que se encontram em locais diferentes são um problema do passado. Hoje, um psicólogo pode fornecer suporte tanto para pessoas em sua cidade quanto para outras do outro lado do mundo.

4. Maior nível de alcance

Os grandes avanços tecnológicos permitem conectar pessoas em diferentes partes do mundo sem dificuldade. Embora inicialmente a ideia de fazer terapia online não tenha sido bem recebida, com o tempo ela ganhou espaço. Hoje esta é uma modalidade endossada por profissionais de todo o mundo.

5. Facilidade de acompanhamento

Outra característica positiva da telepsicologia é a facilidade que proporciona ao processo de monitoramento. Agora, é comum os pacientes entrarem em contato com seus terapeutas via WhatsApp, Telegram ou outros meios que permitem a comunicação instantânea.

3 desvantagens da terapia online

A telepsicologia também tem certas desvantagens. Embora não sejam situações limitantes, é importante conhecer suas possíveis complicações. A seguir, revisamos uma lista das desvantagens do uso da tecnologia no processo terapêutico. Vamos ver:

1. Dificulta a comunicação fluida

É possível que, durante as sessões de telepsicologia, ocorram problemas de conectividade com a Internet. Quando as conexões são ruins, a comunicação não acontece da melhor maneira. Essa situação dificulta os rituais terapêuticos.

2. Complicações para aplicar testes psicológicos

Durante o processo de atendimento psicológico, alguns testes costumam ser aplicados para avaliar os pacientes. Quando a sessão terapêutica é presencial, a aplicação dos testes é simples. No entanto, na telepsicologia, a aplicação dos testes é complicada. É impossível observar completamente o paciente durante a execução.

3. Desvantagens técnicas

É lógico pensar que, para prestar esse tipo de atendimento, o especialista e os pacientes devem conhecer o funcionamento dos recursos tecnológicos necessários. No entanto, nem sempre é esse o caso. Em algumas situações, as pessoas não sabem o que fazer. 

Quando você não tem um domínio adequado da tecnologia, não é aconselhável iniciar um processo terapêutico online. Idealmente, você deve aprender o básico sobre as ferramentas de comunicação antes de iniciar este método.

Mulher chorando na terapia online
Para que a terapia online seja eficaz, é essencial ter uma boa conexão com a Internet e saber como manusear as ferramentas.

Como escolher um terapeuta online?

Depois de revisar as vantagens e desvantagens da terapia online, podemos escolher melhor o nosso terapeuta. Em suma, devemos saber o tipo de terapia que o profissional aplica e o domínio que demonstra das novas tecnologias aplicadas à comunicação .

O ideal é escolher um terapeuta com formação em terapias de segunda e terceira geração . Como já mencionamos, esses modelos terapêuticos são baseados em um processo conversacional. Também é importante levar em consideração a experiência do terapeuta na modalidade online.

Pode interessar a você...
Quando é necessário fazer terapia familiar?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Quando é necessário fazer terapia familiar?

A terapia familiar é uma modalidade de abordagem psicoterapêutica que busca melhorar as deficiências do sistema de vínculos na família.



  • Melchiori, Juan Andres, Paula Sansalone, and Tania Borda. “Psicoterapias Online: Aportes y Controversias Acerca Del Uso de Los Recursos Que Ofrece Internet Para La Psicoterapia.” Estudios Interdisciplinarios Y Nuevos Desarrollos 0.0 (2011): 221–226. Estudios Interdisciplinarios Y Nuevos Desarrollos. Web.
  • Kumar V, Sattar Y, Bseiso A, Khan S, Rutkofsky IH. The Effectiveness of Internet-Based Cognitive Behavioral Therapy in Treatment of Psychiatric Disorders. Cureus. 2017;9(8):e1626. Published 2017 Aug 29. doi:10.7759/cureus.1626
  • Langarizadeh M, Tabatabaei MS, Tavakol K, Naghipour M, Rostami A, Moghbeli F. Telemental Health Care, an Effective Alternative to Conventional Mental Care: a Systematic Review. Acta Inform Med. 2017;25(4):240-246. doi:10.5455/aim.2017.25.240-246
  • “Conocimiento y Uso de Tecnologías Digitales En Psicoterapia Entre Los Psicólogos de Buenos Aires.” Perspectivas en Psicología. Revista de Psicología y Ciencias Afines 15.1 (2018): 65–74. Print.
  • Rodríguez Ceberio, Marcelo et al. “Psicoterapia Online En Tiempos de Covid-19: Adaptación, Beneficios, Dificultades.” Archivos de Medicina (Manizales) 21.2 (2020): n. pag. Archivos de Medicina (Manizales). Web.