Tecido modal: o que é e como limpar

As peças confeccionadas com modal se caracterizam pela resistência, mas precisam receber cuidados especiais se o objetivo for prolongar sua vida útil. Para isso, explicamos tudo sobre sua preparação.
Tecido modal: o que é e como limpar

Última atualização: 15 dezembro, 2023

Os têxteis ecológicos ganham popularidade. E o tecido modal está entre eles.

O tecido é de alta qualidade e boa elasticidade, qualidades benéficas na fabricação de roupas íntimas. A sua suavidade o torna ideal para combinar com outros materiais, como o algodão.

As peças modais são confortáveis e duradouras. Mas se você deseja conservar por muito tempo as roupas confeccionadas com esse tecido, é pertinente que saiba limpá-las.

O que é tecido modal e quais as suas utilizações?

O modal resulta de aparas de madeira provenientes da faia. Esse filamento de celulose recebe um processo químico que resulta no tecido. Por si só, é uma espécie de rayon regenerado, com alta tenacidade e módulo úmido.

Seu nome técnico é “módulo de alta umidade”.

A princípio seu uso era puramente industrial, na área de mangueiras, correias transportadoras e pneus. Mas os avanços permitiram conferir-lhe maior cristalinidade, maciez e sedosidade, tornando o modal um tecido ideal para roupas e móveis.

Ele é buscado na hora de fazer lingeries e roupas íntimas masculinas. O tecido não requer limpeza manual nem é rigoroso quanto à secagem ao ar. Considera-se que “tem memória”, pois após múltiplas lavagens mantém a sua forma.

Quais outras peças são costuradas com modal?

  • Robes.
  • Calcinha.
  • Pijamas.
  • Vestidos.
  • Camisolas.
  • Roupa de cama.

Os tecidos modais resultam em designs modernos com acabamentos de primeira linha.

Características do tecido modal

O modal é compatível com fibras sintéticas, lã e algodão. Não é um tecido que desbota. Na verdade, ele mantém a cor à medida que envelhece.

É respirável e fresco, não incomoda a fricção na pele e oferece acabamento brilhante devido à polpa lisa. Vamos descobrir outras peculiaridades:

  • Molda-se à silhueta, mas tem caimento.
  • Pode ser colocado na secadora, pois não encolhe.
  • Quase não estica, por isso não perde a forma.
  • Não produz odores, graças à sua leveza e frescor.
  • Ao lavar, não deixa resíduos, ou seja, não forma fiapos.
  • Demora um pouco para ficar molhado de suor e seca rapidamente, pois é respirável.
  • É resistente ao desbotamento, pois absorve bem os pigmentos durante a fabricação.
  • Apresenta maior resistência à água, por isso suporta muitos ciclos de lavagem.

Como limpar o tecido modal?

Diferentemente do que acontece com o rayon, o modal é de fácil manutenção, mas exige cuidados básicos para que não seja danificado durante a limpeza. Além de ler as instruções na etiqueta da roupa, observe as dicas abaixo.

Lavagem suave

É verdade que o modal pode ser colocado várias vezes à máquina de lavar, mas sempre é adequado ativar um ciclo de suave a médio, utilizando água morna (entre 30 e 40 graus Celsius). Mude para água fria para enxaguar.

Coloque a roupa do avesso e certifique-se de que todas as peças pertencem ao mesmo tipo de tecido ou são semelhantes. Outros tecidos mais ásperos, com broches, strass e qualquer tipo de enfeite facetado, podem rasgar peças de tecido modal.

Se tiver que misturar com roupas que tenham apliques, guarde o tecido modal em uma bolsa de malha. Desta forma, não haverá fricção direta durante os ciclos de lavagem.

Sabão leve

Use sabão líquido leve em vez de sabão em pó. Estes últimos tendem a ser mais abrasivos. Não exceda a quantidade de substância indicada pelo fabricante.

Passar no avesso

Embora as peças confeccionadas com modal nem sempre precisem ser passadas, se for necessário vire a peça no avesso, principalmente quando as roupas são brancas. Dessa forma, você evita que o calor forme manchas amareladas.

Essa recomendação é mais completa regulando o ferro para uma temperatura média-baixa, de acordo com o tipo de tecido. Isso porque o calor excessivo queima as fibras de celulose.

Sem cloro

Evite cloro para limpar o tecido modal. Esse aviso, mais do que proteger a cor, cuida da delicadeza da peça. Mesmo que você higienize a roupa de cama, é preferível usar apenas sabão e um toque de amaciante.

Tecido modal como alternativa ecológica

De todos os benefícios associados a esse tecido, destaca-se o seu carácter ambientalista, devido à produção ecofriendly. Especificamente, uma categoria conhecida como Modal Lenzing® é fabricada a partir de plantações autossuficientes. Os outros tipos, mais comuns, são gerados com celulose reconstituída que envolve fibras recicladas.

A elaboração do modal é feita com menores quantidades de produtos químicos, pigmentos e água, aderindo a alternativas sustentáveis e com reduzido impacto ao meio ambiente. Essa possibilidade de ecodesign, exposta pela revista Realidad y Reflexión, aposta em novas práticas de engenharia com abordagem conservacionista, que amplia a oferta de insumos orgânicos.

A organização sem fins lucrativos Sustain Your Style destaca o uso de árvores provenientes de florestas manejadas de forma sustentável pela Lenzing. E o branqueamento é feito com métodos ecológicos, o que incentiva as pessoas a preferirem esse tipo de modal a outros tecidos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.