Como funcionam os supositórios de glicerina?
Geralmente, os supositórios de glicerina são usados para resolver o problema da prisão de ventre ocasional. São usados para tratar essa condição porque atuam de forma rápida e direta.
O glicerol é o ingrediente ativo dos supositórios de glicerina. É uma substância que exerce sua ação laxante quando administrada por via retal. Esse efeito é obtido porque, quando os supositórios são administrados, as fezes amolecem e produzem um leve efeito irritante local, estimulando o peristaltismo intestinal.
Como funcionam os supositórios de glicerina?
Como já dissemos, o efeito dos supositórios de glicerina é decorrente de um duplo mecanismo de ação:
- Efeito irritante local na mucosa retal, mas esse efeito não afeta as paredes intestinais. Sua ação faz com que o reto se contraia, favorecendo a expulsão das fezes.
- Efeito osmótico: o glicerol tem a propriedade de absorver água e isso, junto com suas propriedades lubrificantes, amolece as fezes e facilita a sua expulsão.
O efeito dos supositórios de glicerina se manifesta de 15 minutos a uma hora após a sua aplicação. Além disso, o glicerol não é absorvido e é quase totalmente eliminado com as fezes.
Indicações
O uso de supositórios de glicerina é indicado para o alívio da prisão de ventre ocasional em adultos.
O que é a prisão de ventre?
Em geral, fala-se de prisão de ventre quando a frequência das fezes diminui. Esse problema é um sintoma de que o trânsito intestinal está diminuído por algum motivo.
A prisão de ventre afeta mais mulheres do que homens, principalmente com idades entre 20 e 35 e mais de 60 anos.
Dependendo de quanto tempo durar, a prisão de ventre pode ser classificada em dois tipos:
- Ocasional: sua origem pode estar em mudanças na dieta e no consumo de água, falta de exercícios, estar em tratamento com certos medicamentos ou estar sob situações estressantes.
- Crônica: para que a prisão de ventre seja considerada crônica, deve durar pelo menos 3 meses.
Esse problema pode estar relacionado a situações semelhantes às da prisão de ventre ocasional, entretanto, dura mais tempo. Outras vezes, tem sua origem em problemas digestivos e em certas doenças.
Isso também pode te interessar: 3 remédios com linhaça para aliviar a prisão de ventre
Os supositórios de glicerina têm efeitos adversos?
Se você usar o glicerol em excesso ou por longos períodos, eles podem causar a síndrome do intestino irritável. Além disso, às vezes pode ocasionar coceira, ardência e irritação na área retal.
O uso de supositórios de glicerina é contraindicado se você for alérgico ao glicerol. Você também não deve usá-los se tiver hemorroidas, sintomas de obstrução intestinal, apendicite ou outras doenças intestinais.
Quais são as vantagens e como eles devem ser usados?
As principais vantagens desses supositórios são três:
- Alívio eficaz da prisão de ventre ocasional.
- Rapidez.
- Ação local.
Em geral, a dose usual em adultos é de um supositório por dia, e não é aconselhável usá-los por períodos superiores a 6 ou 7 dias consecutivos.
Leia também: 3 alimentos com efeito laxante contra a prisão de ventre
Contraindicações
Os supositórios de glicerina têm algumas contraindicações, entre as quais podemos destacar as seguintes:
- Hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes.
- Alterações do trânsito gastrointestinal: caso sofra alterações do trânsito intestinal ou obstrução intestinal.
- Existência de dor abdominal de origem desconhecida: se você sentir dor abdominal sem uma causa conhecida, não deve usar os supositórios de glicerina até saber a origem da dor. O uso de laxantes nessas situações pode ocultar a existência de uma patologia subjacente ainda desconhecida.
Além disso, o seu uso é contraindicado quando há condições que acarretam um certo perigo se o peristaltismo intestinal for estimulado.
Os supositórios de glicerina são apenas uma ajuda pontual
O uso de supositórios de glicerina permite aliviar o problema da prisão de ventre ocasional de forma direta e rápida. No entanto, antes de iniciar o tratamento para esse problema, você deve tentar aliviá-lo modificando seus hábitos de vida.
Não se esqueça de que os supositórios não resolvem a causa da prisão de ventre, apenas aliviam os sintomas de forma rápida e oportuna. Portanto, não hesite em consultar um médico se você tiver esse distúrbio regularmente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Buitrago Navarro, J., Albendin Garcia, L., Toledo Calvo, L., & Martos García, R. (2015). ABORDAJE DEL ESTREÑIMIENTO EN LACTANTES POR PERSONAL DE ENFERMERÍA EN UN DCCU. Nutricion Clinica y Dietética Hospitalaria.
-
DE GRUCCI, J. L., & PEREZ, H. M. (1964). SUPOSITORIOS LAXANTES DE CONTACTO EN LA PREPARACION PARA RECTOSCOPIAS. La Semana Médica.
-
Farmacéutica. (2009). Farmacia Empresa Información de mercado MARIA-JOSEP DIVINS. 32 Farmacia Profesional.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.