Como cuidar de suculentas em forma de coração?

É inevitável não se sentir atraído pelas suculentas em forma de coração. Estas plantas requerem poucos cuidados e podem dar um toque especial à sua casa ou escritório.
Como cuidar de suculentas em forma de coração?

Última atualização: 14 Julho, 2021

As suculentas em forma de coração são uma espécie de suculenta cujo formato se assemelha ao de um coração. Essas plantas são nativas da África do Sul e o seu nome científico é Conophytum bilobum. Além da forma, caracterizam-se por crescer sem caule e atingir apenas 7,5 centímetros de altura.

Formam fileiras conforme vão crescendo e, durante o outono, florescem lindas flores de cor amarela ou laranja. Descubra como cuidar das suas suculentas em forma de coração com essas dicas.

7 dicas para cuidar das suculentas em forma de coração

Esta planta com folhas em forma de coração é muito fácil de cultivar em casa e requer pouca manutenção. É possível que, no início, você tenha um vaso com uma única folha; porém, você deve saber que, com o passar do tempo e com bons cuidados, essa folha vai prosperar e se multiplicar.

1. Prepare uma boa drenagem

A drenagem é importante para esse tipo de planta, pois a raiz pode apodrecer se a água permanecer estagnada. Por isso, recomenda-se colocar uma camada de areia grossa ou de pedras finas na base interna do vaso.

A primeira opção vai absorver o excesso de água, enquanto a segunda evita que a água se acumule. Da mesma forma, você deve se certificar de que os orifícios não fiquem obstruídos.

Suculentas em forma de coração

2. Cuide da iluminação

O sol da manhã ou da tarde é ideal para esse tipo de planta. Evite a sua exposição aos raios solares do meio-dia, pois estes podem queimar as folhas da suculenta.

Se você decidir mantê-la dentro da sua casa ou escritório em vez de deixá-la em uma janela, não há nenhum problema. Ela apenas terá um crescimento mais lento.

3. Use um substrato específico

As suculentas em forma de coração se desenvolvem melhor em solo poroso e arenoso, que facilita a ventilação e a drenagem, semelhante ao solo usado para os cactos cultivados em casa.

Lembre-se de que essas plantas não precisam ser transplantadas com frequência, por isso elas podem ficar no mesmo vaso durante vários anos.

A Conophytum bilobum chega a crescer de forma silvestre em fendas ensolaradas, secas e rochosas, necessitando apenas de proteção contra a umidade excessiva do inverno. Às vezes, é cultivada em solos de regiões alpinas, pois eles apresentam as características de serem pobres e bem drenados.

4. Regue apenas quando necessário

Nesses casos, a observação funcionará a seu favor. A maioria das suculentas, incluindo esta variedade, requer pouca irrigação para evitar que a sua pele externa se rompa, desencadeando cicatrizes que levam ao aparecimento de fungos e bactérias.

No verão, regue apenas quando perceber que as folhas começaram a murchar. Durante o inverno, isso pode ser feito com mais frequência, mas somente depois que as folhas da temporada anterior tiverem secado.

5. Use fertilizante e adubo específico

Adube a planta uma vez ao ano durante os meses de agosto a março, que é a sua temporada de crescimento. Use um fertilizante especial para suculentas. Eles costumam ser pobres em nitrogênio e possuem os micronutrientes e oligoelementos necessários.

Ao usar o adubo ou fertilizante, recomenda-se diluí-lo até a metade da concentração indicada no rótulo. A baixa fertilização inibe o crescimento de outras vegetações.

6. Certifique-se de que a temperatura seja a ideal

A temperatura na qual a suculenta em forma de coração se sente confortável é de 10 a 12 graus Celsius e, por isso, é recomendável mantê-la fresca e à sombra durante o verão. A Conophytum bilobum é uma planta que é mais ativa do final do inverno até o final da primavera.

7. Estimule a sua reprodução

Conophytum bilobum pode se reproduzir por meio de estacas ou sementes. Ao optar pela primeira forma, lembre-se de que o corte deve ser de uma planta mãe adulta.

Corte uma folha inteira e uma pequena porção da raiz, transfira para um vaso e regue com a ajuda de um borrifador.

Por outro lado, se você escolher uma semente, é preciso cobrir o vaso com uma fina camada de terra, umedecê-la com água limpa e fresca e adicionar um fungicida para prevenir fungos.

Durante os primeiros 3 dias, cubra o vaso com uma folha de papel filme transparente e, depois desse período, substitua por um pano leve. Borrife água 1 ou 2 vezes ao dia durante 2 semanas. Nesse período, a semente já deve germinar.

Após esse tempo, continue regando com o borrifador, mas a cada 3 dias, até que a planta atinja um bom tamanho.

Características das suculentas em forma de coração

As suculentas em forma de coração são plantas cujas folhas são carnudas e se apresentam em pares de cor verde. Estas chegam a ter uma espessura de cerca de 3 centímetros e até 7 centímetros de altura.

A sua floração ocorre no outono, com flores de cor amarela ou laranja sem nenhum perfume. Nos meses de descanso, durante o verão, a planta forma um novo corpo dentro do anterior e o primeiro vai se apropriando gradativamente dos nutrientes do último, deixando a velha pele seca ao redor da nova.

Isso serve para proteger a suculenta renovada do calor e da evaporação excessiva da água. É por causa dessa cobertura que ela também recebe o nome de pedra viva.

Suculentas em forma de coração

Descubra também: 7 peculiares plantas pretas

O cuidado que as suculentas em forma de coração merecem

É inevitável não se sentir atraído pelas suculentas em forma de coração. Desde as suas folhas peculiares até as suas belas flores em tons de amarelo ou laranja, esta é, sem dúvida, uma planta pela qual muitos se apaixonam.

Com alguns pequenos cuidados, é possível mantê-la brilhante e saudável. Lembre-se de fornecer a iluminação e a temperatura correta. Por outro lado, considere que ela requer fertilização e um substrato específico, mas o fundamental é que seja fornecida uma boa drenagem.

Uma suculenta saudável pode dar o toque certo à sua casa ou escritório. A estética também é necessária e a alegria de vê-la florescer vale o esforço de criar as condições adequadas para o seu desenvolvimento.

Pode interessar a você...
Como fazer um vaso artesanal suspenso para pendurar suas plantas?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como fazer um vaso artesanal suspenso para pendurar suas plantas?

Decorar os espaços exteriores ou interiores da sua casa nunca foi tão fácil. Aprenda a fazer um vaso artesanal suspenso para as suas plantas!



  • OPEL, MATTHEW R. “Leaf anatomy of conophytum nE Br.(aizoaceae).” Haseltonia 2005.11 (2005): 27-52.