7 peculiares plantas pretas

O preto é uma cor muito atraente e enigmática que não passa despercebida em um jardim. Conheça algumas plantas pretas que vão dar um toque dramático e moderno aos seus espaços.
7 peculiares plantas pretas

Última atualização: 28 Maio, 2021

Se você é um amante da elegância e da sofisticação, certamente vai querer que a aparência do seu jardim seja dessa forma. Por isso, não hesite em descobrir estas 7 peculiares plantas pretas que vão permitir dar um toque de distinção aos seus espaços. Além disso, elas chamam a atenção pelo seu aspecto exótico ou incomum.

A coloração preta é rara na natureza. Porém, existem algumas espécies que captam a luz de forma escassa durante os seus processos de fotossíntese, apresentam maiores concentrações de clorofila ou crescem em solos com um pH específico que permite essa pigmentação.

Uma curiosidade? As flores e plantas pretas são, na verdade, o produto da mistura de tons muito escuros de marrom, vermelho, verde ou roxo, que fazem com que sejam percebidas pelos olhos como pretas. Pronto para conhecer algumas das mais espetaculares?

Plantas pretas que vão te conquistar

Flores e plantas diferentes
O Nigrescens é uma das plantas pretas mais atraentes; quando floresce, surpreende com a sua beleza.

Desde tempos imemoriais, o preto é uma cor que fascina o homem. Essa cor e os seus diferentes tons tiveram muitas facetas ao longo da história, pois já simbolizaram a mortalidade, o luto, a fertilidade, a erudição e até mesmo a piedade, conforme explicado no livro The Secret Lives of Color (As Vidas Secretas das Cores, em tradução livre).

Sem dúvida, atualmente, esta é uma cor associada à elegância e à moda. De fato, este é um dos tons mais utilizados pelas últimas tendências decorativas. Por isso, colocar uma dessas plantas pretas na sua casa pode ser uma boa opção.

Nigrescens

nigrescens, também conhecido como grama preta, é uma espécie de planta escura muito resistente e marcante. Durante os meses de primavera, as suas folhas têm uma tonalidade esverdeada; porém, com a chegada do verão, elas vão escurecendo até ficarem pretas.

Além disso, durante os meses mais quentes, brotam lindas flores brancas em forma de sino nos nigrescens, com tons violáceos e sementes pretas.

Lembre-se de que esta planta atinge uma altura de 20 a 30 centímetros, mas o seu crescimento é lento. Uma das suas vantagens é que ela é muito versátil e se adapta tanto a jardins externos quanto a vasos. No entanto, requer a presença de luz constante.

Alocasia (black velvet)

As alocasias são uma variedade de plantas da Ásia, muito valorizadas pelas suas grandes e belas folhas. A alocasia black velvet é chamada dessa forma porque a textura das suas folhas é semelhante ao veludo.

Esta variedade é pequena em comparação com outras da sua espécie, pois atinge aproximadamente 50 centímetros. Assim, pode ser perfeita para ser colocada na sala.

A alocasia black velvet é uma verdadeira beleza com estilo dramático. Toda a atenção se volta para as suas lindas folhas em forma de coração com um verde tão escuro que faz com que pareçam pretas, além de bordas brancas platinadas que fazem com que se destaque ainda mais.

É muito importante ter em mente que, se ingerida, essa planta pode ser tóxica. Portanto, ela não é aconselhável para famílias com animais de estimação nem com bebês ou crianças pequenas.

Tulipa Queen of night

Tulipa preta
A tulipa Queen of Night é uma flor exótica que pode dar um toque diferente e elegante a qualquer ambiente interno ou jardim.

De acordo com um guia prático do Ministério da Agroindústria da Argentina para o cultivo de flores e bulbos de tulipas, a tulipa é um gênero que possui cerca de 125 espécies, todas originárias da Ásia Central.

Embora a Holanda seja mundialmente famosa pelo cultivo de tulipas, é no Afeganistão, no Irã e na Turquia que existe a maior variedade delas. Foi neste último país que foi desenvolvida a peculiar tulipa Queen of Night.

A cor preta confere a ela uma beleza especial e misteriosa que não passa despercebida entre as outras flores. Embora precise de luminosidade, esta não é uma planta exigente com o sol.

De fato, não é aconselhável deixá-la diretamente exposta aos raios solares o dia todo, pois as suas pétalas podem secar. Por outro lado, esta é uma variedade que se adapta muito bem a ambientes internos e externos.

Violeta (Molly Sanderson)

A violeta Molly Sanderson é uma das mais belas flores pretas que você poderá encontrar. Assim como as outras violetas, também conhecidas como amor-perfeito, adapta-se muito bem a diferentes climas e espaços, tanto em vasos quanto ao ar livre.

Esta variedade se destaca pelas pétalas com um tom violeta escuro, quase preto, que contrastam com um ponto amarelo no centro, rodeado por tons de violeta mais claros. É uma planta que requer luminosidade, mas que pode se adaptar a condições de sombra parcial. Em geral, não é uma flor muito exigente. Requer irrigação para que o solo se mantenha úmido, mas não encharcado.

Sabugueiro preto

Existe uma variedade de sabugueiro conhecida como Black Beauty ElderberryÉ muito semelhante ao sabugueiro tradicional, mas com uma folhagem roxa bem escura.

Adapta-se muito bem a solos úmidos e, por isso, geralmente se desenvolve perto de lagos ou reservatórios. Porém, com rega constante, também é perfeita para jardins.

Além da sua beleza muito atraente, este sabugueiro também produz inúmeras frutinhas que são utilizadas para fazer compotas, geleias e xaropes aos quais se atribuem benefícios para aliviar os sintomas dos resfriados.

Sempre-viva-maior (Aeonium arboreum)

A sempre-viva-maior é uma planta muito bonita e fácil de cuidar, pois cresce em quase qualquer lugar e não necessita de regas frequentes, podendo assim passar vários dias sem receber água.

O seu formato é muito semelhante ao das rosas. Tem uma coloração roxa bem escura com tons avermelhados. Porém, em direção ao centro, vai se tornando verde e precisa de boa luminosidade para que a sua cor fique saturada.

Embora já seja uma planta espetacular sem a necessidade de florescer, durante os meses de primavera ela produz flores em forma de estrela em tons de amarelo e dourado que a tornam ainda mais extraordinária.

Plantas para ter em casa
A alocasia tem folhas em formato de coração que costumam ser tão escuras que parecem pretas, apesar de serem verdes.

Rosas de Halfeti

É comum encontrar rosas tingidas artificialmente de várias cores, incluindo o preto. No entanto, existe uma pequena aldeia na Turquia chamada Halfeti onde cresce uma variedade de rosas naturais que têm uma pigmentação tão concentrada que faz com que pareçam pretas.

De acordo com uma crônica do jornal turco Daily Sabah, a extraordinária beleza dessas rosas se deve ao pH único que o rio Eufrates confere a esta pequena aldeia na região de Urfa.

Porém, para que essa flor seja produzida em outras regiões do mundo, é necessário imitar o pH e as condições do solo dessa região, o que faz com que esta seja uma beleza exótica demais para ter em casa.

Conheça as condições de cultivo antes de escolher plantas pretas para o seu jardim

As plantas pretas são raras e exóticas e, por isso, costumam ter preços elevados. Assim, é importante que você verifique se as condições do seu jardim ou região atendem às suas necessidades antes de investir nestas plantas.

Consulte um especialista para descobrir se é possível ter alguma dessas lindas plantas pretas na sua casa. É melhor prevenir do que comprar uma bela planta que não poderá se adaptar ao clima da sua cidade!

Pode interessar a você...
Flores de verão: 6 opções para o seu jardim
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Flores de verão: 6 opções para o seu jardim

Você conhece as flores que resistem ao calor no verão? Existe uma grande variedade de espécies de flores de verão que você pode escolher. Descubra-as!



  • Hatier, Jean-Hugues & Gould, Kevin. (2007). Black coloration in leaves of Ophiopogon planiscapus ‘Nigrescens’. Leaf optics, chromaticity, and internal light gradients. Functional Plant Biology – FUNCT PLANT BIOL. 34. 10.1071/FP06220.
  • Kandur J. The black rose of Halfeti [Internet]. Daily Sabah. 2015 [cited 15 December 2020]. Available from: https://www.dailysabah.com/feature/2015/07/24/the-black-rose-of-halfet
  • Ministerio de Agroindustria. guía práctica para el cultivo de flores y bulbos de tulipán,. Buenos Aires; 2013.
  • St Clair, K., 2017. Las Vidas Secretas Del Color. Barcelona: Urano.
  • Viola ‘Molly Sanderson’ Care Plant Varieties & Pruning Advice [Internet]. Shootgardening.co.uk. 2020 [cited 14 December 2020]. Available from: https://www.shootgardening.co.uk/plant/viola-molly-sanderson