Sucos naturais contra a dor de cabeça
Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López
Seja por cansaço, por estresse ou por um determinado problema de saúde, todos sofremos com frequência as penosas dores de cabeça. É comum que, para aliviar a dor, recorramos aos medicamentos, mas estas drogas sempre nos trazem algum efeito secundário. Você se surpreenderá ao saber que existem muitos sucos naturais elaborados à base de frutas e vegetais que podem reduzir a dor de cabeça. Você gostaria de conhecê-los?
Em certas ocasiões, uma dor de cabeça é apenas um sintoma de outras coisas, então preste atenção: talvez seja má alimentação, ou pode ser algum tipo de problema.
Por isso, caso sofra com frequência com a dor de cabeça é conveniente procurar um médico. Nós mostraremos remédios simples para diminuir os efeitos, mas é sempre bom conhecer as causas das dores.
Dicas para evitar as dores de cabeça
Os especialistas dizem que pelo menos 70% de nossas dores de cabeça podem ser aliviadas mantendo uma boa qualidade de vida, ou seja, cuidando da alimentação e evitando situações de estresse. Veja alguns simples conselhos:
1. O café da manhã é importante.
É indispensável começar o dia com uma boa dose de energia. Portanto, inclua algum dos sucos naturais que recomendaremos em seu café da manhã. Assim como frutas secas ou cereais integrais.
É importante nutrir-se corretamente para que o organismo tenha reservas suficientes para enfrentar o dia após uma noite sem comer.
Leia mais: Os melhores cafés da manhã anti-gordura
2. Evite os alimentos com tiramina
Evite todos aqueles alimentos que tenham este componente, como por exemplo:
- Lácteos;
- Queijos envelhecidos como o Roquefort, o Brie, o Feta, Mussarela, Parmesão.
A tiramina incrementa o fluxo de sangue até o cérebro e origina a dor de cabeça.
3. Sempre frutas frescas
As frutas frescas sempre ajudam a prevenir a dor de cabeça. Se estiverem maduras, como as bananas, a tiramina aparece novamente para causar dores, então evite.
4. Evite alimentos com corantes e aditivos
Existem alimentos que contêm nitritos, como o presunto ou o bacon. Este elemento também provoca dor de cabeça.
Evite também todos os doces que contenham os chamados corantes. Estes corantes são muito nocivos para a saúde.
Assim como o glutamato monossódico, uma substância que os nutricionistas qualificam como prejudicial e causador de dor de cabeça. Tente sempre ler a composição dos alimentos que for consumir.
Sucos naturais contra a dor de cabeça
Sucos naturais para a dor de cabeça e estresse
Se você chega a casa no fim do dia com uma dor de cabeça nas têmporas ou na parte frontal da cabeça, recorra a este suco para encontrar alívio:
Ingredientes e modo de preparo:
- 1 maçã
- 1 pera
- Um pouco de canela
- 1 colherada de levedura de cerveja
- Meio copo de água fresca
- 2 cubos de gelo
Em primeiro lugar, lave bem as frutas e leve-as ao liquidificador (descasque primeiro).
Em seguida, adicione a levedura e a canela. Depois, adicione a água fresca e sirva com os cubos de gelo.
Beba pouco a pouco. Este é um suco refrescante e aliviante.
Sucos naturais para a dor de cabeça com enjoos
Se você se sente mal, ou não se alimentou direito ao longo do dia e está enjoado(a), recorra a este suco simples para compensar os nutrientes que o corpo necessita.
Ingredientes e modo de preparo
- 5 morangos
- Uma xícara de melancia
- Uma manga média
- 2 nozes
- Uma colher de mel
- Meio copo de água
Comece picando as duas nozes e lavando e cortando as frutas em pedacinhos. Leve ao liquidificador os morangos, a melancia e a manga, inclua também as nozes picadas.
Em seguida, vá adicionando a água para obter um suco bem homogêneo. Não se esqueça de adicionar a colher de mel. Todos estes ingredientes ajudaram a diminuir a dor de cabeça e a evitar o enjoo.
Saiba mais: Ingredientes naturais para aliviar a vontade de vomitar
Sucos naturais para a dor de cabeça, cansaço e ansiedade
Chegar em casa esgotado, com preocupações, quem nunca passou por isso? O pescoço dói, sentimos o corpo entorpecido e tenso.
Se já passou por isso, não pense duas vezes e prepare este suco.
Ingredientes e modo de preparo
- Duas cenouras
- Um ramo de aipo
- Duas laranjas
- Meio limão
Lave bem as cenouras e o aipo. Logo após, leve ao liquidificador todos os ingredientes e obtenha um suco bem homogêneo.
Além disso, o suco é muito aromático, refrescante, desintoxicante e relaxante.
Suco para aliviar a dor de cabeça por alguma doença
Além do estômago, a cabeça também dói? Você sente angústia e dor muscular?
Se você contraiu algum vírus ou tem algum tipo de doença, este suco ajudará a aliviar os efeitos tanto em seu estômago quanto em sua cabeça.
Além disso, é simples de fazer e apresenta excelentes resultados.
Ingredientes e modo de preparo
- Uma maçã vermelha
- 10 mirtilos
- Uma ameixa
- Uma colher de sementes de linhaça
- O suco de meio limão
- Meio copo de água
Primeiramente, lave bem as frutas, descasque a maçã e retire as sementes, o mesmo com a ameixa. Em seguida, leve todos os ingredientes ao liquidificador sem se esquecer da colher de linhaça.
O suco apresenta uma cor atrativa e é muito saboroso. Beba pouco a pouco. Ainda, é possível tomá-lo duas vezes ao dia antes das refeições.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sethna, N. F., & Lebel, A. A. (2008). Headaches. In Pain in Children: A Practical Guide for Primary Care. https://doi.org/10.1007/978-1-59745-476-6_18
- Ahmed F. Headache disorders: differentiating and managing the common subtypes. Br J Pain. 2012;6(3):124–132. doi:10.1177/2049463712459691
- Becker WJ, Findlay T, Moga C, Scott NA, Harstall C, Taenzer P. Guideline for primary care management of headache in adults. Can Fam Physician. 2015;61(8):670–679.
- Zheng J, Zhou Y, Li S, et al. Effects and Mechanisms of Fruit and Vegetable Juices on Cardiovascular Diseases. Int J Mol Sci. 2017;18(3):555. Published 2017 Mar 4. doi:10.3390/ijms18030555
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.