Suco de morango, limão e melancia para a inflamação
Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López
A inflamação é uma resposta defensiva do organismo perante uma infecção ou um tecido danificado. É algo muito comum em nosso dia a dia, especialmente se sofremos de problemas nas articulações ou inclusive da clássica retenção de líquidos.
Antes de mais nada, a inflamação pode ser aguda ou crônica. Por isso apresentamos longos períodos de dor, inchaços e certa limitação na hora de desempenharmos nossas tarefas diárias.
É importante contar com um diagnóstico médico e um tratamento adequado que nos ajude a aliviar estes processos inflamatórios. Enquanto isso, a medicina natural e especialmente as frutas anti-inflamatórias podem nos servir de ajuda no dia a dia.
Sendo assim, explicaremos aqui como fazer um delicioso suco para combater a inflamação.
A inflamação: um problema muito comum
A inflamação não aparece apenas quando nos machucamos: existem agentes internos que podem causar este problema. Um exemplo disso pode ser um vírus, uma reação alérgica, uma queda na imunidade, um processo de desgaste ósseo ou inclusive uma enxaqueca, por exemplo.
Então, quando um tecido se danifica ou se inflama, acontece o seguinte:
- As células do tecido afetado liberam histamina, que produz uma dilatação nos vasos sanguíneos;
- O sangue começa a se acumular na região afetada (por isso a vermelhidão). Por sua vez, outros líquidos (patógenos) também são segregados, e eles tendem a rodear esta parte danificada e dificultam, assim, o funcionamento correto deste órgão ou da articulação;
- O mais comum na hora de tratar as infecções é fazer uso de antibióticos. No entanto, considere que esse tipo de medicamento não pode ser consumido de forma excessiva.
Isso porque a má administração ou uso elevado de antibióticos pode nos causar uma queda na imunidade. Por isso, é preciso ter muito cuidado.
Vejamos agora quais costumam ser as inflamações mais comuns em nosso dia a dia:
- Inflamações alérgicas;
- Inflamações na pele (queimadura de sol);
- Inflamações por agentes bacterianos: aqui entram, por exemplo, desde as infecções na urina, até a clássica infecção por uma unha encravada;
- Inflamações por golpes ou batidas;
- Uma das mais comuns é a inflamação por retenção de líquidos e má circulação sanguínea.
Leia também: Como prevenir naturalmente as infecções urinárias?
Os benefícios do morango, do limão e da melancia para tratar inflamações
O morango nos ajuda a combater a inflamação
Em primeiro lugar, a inflamação sempre está relacionada com a proteína C reativa (PCR), uma substância que, quando está presente em quantidades elevadas em nosso organismo, pode causar desde um derrame cerebral até doenças cardíacas graves.
Do mesmo modo, esta proteína tão prejudicial também está presente quando sofremos de artrose. Para combatê-la, cientistas da Universidade de Harvard indicam que se consumimos morango três ou quatro vezes por semana, diminuímos em 14% o risco de infartos.
Além disso, podemos consumir o morango natural ou congelado. Suas propriedades para combater as inflamações são igualmente elevadas.
O limão, um aliado para tratar a inflamação
Se o limão é poderoso para tratar quadros inflamatórios do nosso organismo, isso se deve, antes de tudo, à sua capacidade de alcalinizar nosso organismo.
- Um corpo mais alcalino combate melhor as inflamações e os processos infecciosos;
- O limão aumenta nossas defesas naturais, o que nos permite lutar melhor contra vírus e bactérias;
- O limão é rico em potássio e vitamina C, dois elementos indispensáveis para reforçar o sistema imunológico e enfrentar as dores da artrose.
Leia também: As propriedades curativas do limão
A melancia, deliciosa fruta diurética para enfrentar as inflamações
A melancia é uma fruta refrescante, com poucas gorduras, entretanto, é rica em ácido fólico, potássio, magnésio e provitamina A. Um de seus principais benefícios vem de sua função diurética.
- Graças à sua ação depurativa e sua capacidade de aumentar nossa quantidade de urina, conseguimos eliminar os líquidos que se concentram nos tecidos inflamados;
- A cor vermelha da melancia se deve ao betacaroteno, um potente antioxidante capaz de enfrentar os agentes patógenos que atacam nossos tecidos.
Como preparar seu suco de morango, limão e melancia?
Ingredientes
- 15 morangos
- O suco de 1 limão
- 300g de melancia
- 1 litro de água
Preparo
- Primeiramente, limpe bem os morangos e depois os corte-os ao meio;
- Em seguida, obtenha 300 gramas de melancia fresca;
- Assim como assinalamos antes, não importa se o morango é de temporada ou congelado. O benefício é o mesmo. Agora, se não for possível encontrar morangos, opte por outra fruta rica em vitamina C, como é o caso do kiwi, da manga e do mamão, por exemplo.
- Depois, obtenha o suco do limão e, então, adicione ao liquidificador com os ingredientes citados acima. Bata tudo muito bem. Depois, vá adicionando o resto da água para conseguir uma bebida o mais homogênea possível;
Finalmente, beba este suco ao longo de todo o dia, bem como antes das refeições.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
- da Silva, F. L., Escribano-Bailón, M. T., Pérez Alonso, J. J., Rivas-Gonzalo, J. C., & Santos-Buelga, C. (2007). Anthocyanin pigments in strawberry. LWT – Food Science and Technology. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2005.09.018
- Tarazona-Díaz, M. P., Alacid, F., Carrasco, M., Martínez, I., & Aguayo, E. (2013). Watermelon juice: Potential functional drink for sore muscle relief in Athletes. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf400964r
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.