Como o soro fisiológico ajuda contra a gripe em crianças?

A congestão nasal e a febre estão entre os sintomas mais incômodos de qualquer gripe. Esta infecção afeta crianças e adultos, mas os sintomas podem ser aliviados com soro fisiológico.
Como o soro fisiológico ajuda contra a gripe em crianças?
Gilberto Adaulfo Sánchez Abreu

Revisado e aprovado por o médico Gilberto Adaulfo Sánchez Abreu.

Escrito por Thady Carabaño

Última atualização: 23 agosto, 2022

Quando o inverno chega, a gripe aparece. Esta é uma infecção viral, causada pelo vírus da influenza. Entre as recomendações fundamentais de qualquer tratamento para o alívio dessa doença, o soro fisiológico contra a gripe em crianças desempenha um papel importante.

Quer seja usado para diluir o muco resultante de uma infecção ou para a hidratação geral do corpo, o soro fisiológico é um aliado para aliviar os sintomas que a gripe gera  em crianças e adultos.

Como a gripe ocorre?

A gripe é uma doença respiratória contagiosa. É produzida por três tipos de vírus. A maioria das epidemias de gripe é devida ao vírus tipo A; enquanto a gripe mais leve é devida aos tipos B e C. Quando a temperatura ambiente gira em torno de 5 °C e o índice de umidade é de 20% a 25%, o ambiente se torna ideal para a propagação da gripe.

Como a gripe ocorre?

O vírus é transmitido através das partículas de saliva que são expelidas ao espirrar, falar ou tossir. Essas minúsculas gotículas de saliva evaporam e o vírus permanece no ar, e pode ser facilmente respirado por outra pessoa.

Os adultos podem disseminar o vírus a partir do primeiro dia de infecção, antes dos sintomas se manifestarem; e até 5 a 7 dias após o início da doença. As crianças podem propagar a gripe por mais de 7 dias. Os sintomas começam entre os dias 1 e 4, após o contágio.

Quais são os principais sintomas da gripe?

De acordo com essas  informações do MedlinePlus , os sintomas mais comuns da gripe são:

  • Febre.
  • Calafrios também são comuns.
  • Tosse e dor de garganta causadas por irritação.
  • Congestão nasal, coriza ou nariz entupido.
  • Dores musculares e corporais. A pessoa com gripe pode ficar muito cansada ou esgotada.
  • Dores de cabeça, produto da mesma congestão nasal.
  • Algumas pessoas podem ter vômitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos.

Como o soro fisiológico ajuda contra a gripe

Embora a gripe seja uma doença comum e leve, crianças e adultos costumam ser tratados com medicamentos para diluir o muco, reduzir a tosse ou antibióticos para combater a febre, que são desnecessários.

O sistema imunológico tem a capacidade de vencer a luta contra a gripe, mas geralmente não o deixamos agir. Uma febre de 38 °C pode matar o vírus, mas temos muito medo de que a febre aumente, principalmente em bebês e crianças. De fato, é correto não deixar que aumente, mas devemos também permitir que o organismo reaja.

O melhor que podemos fazer é aliviar os sintomas da gripe naturalmente. Para isso o soro fisiológico contra a gripe é um grande aliado. Podemos usá-lo para limpar as vias nasais que ficaram congestionadas com muco, ou para manter o organismo hidratado enquanto há febre.

Como usar o soro fisiológico?

O sono fisiológico pode ser usado em bebês, crianças e adultos, porque não tem efeitos colaterais. Tem múltiplos benefícios para o cuidado e tratamento não só da congestão nasal, mas também pode ser usado no cuidado dos olhos e na limpeza de feridas abertas na pele.

Não deixe de conferir esse artigo: Como se cuidar em casa quando você tem gripe

Garrafas de soro fisiológico

O soro fisiológico está disponível em farmácias ou pode ser preparado em casa, pois é basicamente uma solução salina que contém 9% de sal. No entanto, a solução salina fisiológica preparada em casa só pode ser usada para lavar as narinas . Não pode ser usada nos olhos ou em feridas abertas, pois não atende aos requisitos de esterilidade.

Para eliminar o muco em bebês e crianças é melhor aplicar a solução com spray ou conta-gotas. O bebê ou a criança deve estar deitado de lado e o soro é aplicado na narina que está voltada para cima. Depois o bebê ou a criança é virada do outro lado, e a solução salina é aplicada na outra narina. Assim aponta este  artigo publicado na revista Pediatría Integral .

No caso de adultos você pode recorrer ao uso de uma seringa, mas tomando muito cuidado para não aplicar muita pressão, porque a mucosa nasal pode ser lesada. No entanto, será sempre melhor usar um conta-gotas ou spray.

Como se manter hidratado durante a febre?

O melhor tratamento para a febre relacionada à gripe é se manter hidratado , como mostra este  estudo publicado no Annals of Pediatrics . Você pode simplesmente ingerir água. Também é útil para hidratar com soro fisiológico em apresentações de balcão na farmácia ou solução salina preparada em casa.

Acredita-se que a água de coco seja o soro fisiológico da natureza . Embora no momento não haja evidências científicas suficientes a esse respeito, diz-se que possui uma concentração de minerais que pode até ser administrada por via intravenosa.

Você também pode preparar esta versão do soro oral da naturista Lutecia Adam, que o tornou conhecido em seu famoso livro  “Laboratório da Natureza”

O Soro fisiológico pode ser combinado com água de coco

Recomendação final

Em suma, uma das melhores formas de curar a gripe é deixar o sistema imunológico agir, já que a febre é nossa aliada no combate à doença. Em bebês e crianças, é aconselhável não administrar mucolíticos, antitussígenos ou antibióticos sem ter sido prescrito pelo pediatra.

spray ou as gotas dos fármacos podem não ter o resultado esperado. Podem até causar o efeito rebote, ou seja, após uma aparente melhora, a situação piora. Além disso, eles geram dependência. Portanto, o soro fisiológico contra a gripe sempre será o seu melhor aliado.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.