Como o soro fisiológico ajuda contra a gripe em crianças?

A congestão nasal e a febre estão entre os sintomas mais incômodos de qualquer gripe. Esta infecção afeta crianças e adultos, mas os sintomas podem ser aliviados com soro fisiológico.
Como o soro fisiológico ajuda contra a gripe em crianças?

Última atualização: 16 Maio, 2021

Quando o inverno chega, a gripe aparece. Esta é uma infecção viral, causada pelo vírus da influenza. Entre as recomendações fundamentais de qualquer tratamento para o alívio dessa doença, o soro fisiológico contra a gripe em crianças desempenha um papel importante.

Quer seja usado para diluir o muco resultante de uma infecção ou para a hidratação geral do corpo, o soro fisiológico é um aliado para aliviar os sintomas que a gripe gera em crianças e adultos.

Como a gripe ocorre?

A gripe é uma doença respiratória contagiosa. É produzida por três tipos de vírus. A maioria das epidemias de gripe é devida ao vírus tipo A; enquanto a gripe mais leve é devida aos tipos B e C. Quando a temperatura ambiente gira em torno de 5 °C e o índice de umidade é de 20% a 25%, o ambiente se torna ideal para a propagação da gripe.

Como a gripe ocorre?

O vírus é transmitido através das partículas de saliva que são expelidas ao espirrar, falar ou tossir. Essas minúsculas gotículas de saliva evaporam e o vírus permanece no ar, e pode ser facilmente respirado por outra pessoa.

Os adultos podem disseminar o vírus a partir do primeiro dia de infecção, antes dos sintomas se manifestarem; e até 5 a 7 dias após o início da doença. As crianças podem propagar a gripe por mais de 7 dias. Os sintomas começam entre os dias 1 e 4, após o contágio.

Quais são os principais sintomas da gripe?

De acordo com essas informações do MedlinePlus, os sintomas mais comuns da gripe são:

  • Febre.
  • Calafrios também são comuns.
  • Tosse e dor de garganta causadas por irritação.
  • Congestão nasal, coriza ou nariz entupido.
  • Dores musculares e corporais. A pessoa com gripe pode ficar muito cansada ou esgotada.
  • Dores de cabeça, produto da mesma congestão nasal.
  • Algumas pessoas podem ter vômitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos.

Como o soro fisiológico ajuda contra a gripe

Embora a gripe seja uma doença comum e leve, crianças e adultos costumam ser tratados com medicamentos para diluir o muco, reduzir a tosse ou antibióticos para combater a febre, que são desnecessários.

O sistema imunológico tem a capacidade de vencer a luta contra a gripe, mas geralmente não o deixamos agir. Uma febre de 38 °C pode matar o vírus, mas temos muito medo de que a febre aumente, principalmente em bebês e crianças. De fato, é correto não deixar que aumente, mas devemos também permitir que o organismo reaja.

O melhor que podemos fazer é aliviar os sintomas da gripe naturalmente. Para isso o soro fisiológico contra a gripe é um grande aliado. Podemos usá-lo para limpar as vias nasais que ficaram congestionadas com muco, ou para manter o organismo hidratado enquanto há febre.

Como usar o soro fisiológico?

O sono fisiológico pode ser usado em bebês, crianças e adultos, porque não tem efeitos colaterais. Tem múltiplos benefícios para o cuidado e tratamento não só da congestão nasal, mas também pode ser usado no cuidado dos olhos e na limpeza de feridas abertas na pele.

Não deixe de conferir esse artigo: Como se cuidar em casa quando você tem gripe

Garrafas de soro fisiológico

O soro fisiológico está disponível em farmácias ou pode ser preparado em casa, pois é basicamente uma solução salina que contém 9% de sal. No entanto, a solução salina fisiológica preparada em casa só pode ser usada para lavar as narinas. Não pode ser usada nos olhos ou em feridas abertas, pois não atende aos requisitos de esterilidade.

Para eliminar o muco em bebês e crianças é melhor aplicar a solução com spray ou conta-gotas. O bebê ou a criança deve estar deitado de lado e o soro é aplicado na narina que está voltada para cima. Depois o bebê ou a criança é virada do outro lado, e a solução salina é aplicada na outra narina. Assim aponta este artigo publicado na revista Pediatría Integral.

No caso de adultos você pode recorrer ao uso de uma seringa, mas tomando muito cuidado para não aplicar muita pressão, porque a mucosa nasal pode ser lesada. No entanto, será sempre melhor usar um conta-gotas ou spray.

Como se manter hidratado durante a febre?

O melhor tratamento para a febre relacionada à gripe é se manter hidratado, como mostra este estudo publicado no Annals of Pediatrics. Você pode simplesmente ingerir água. Também é útil para hidratar com soro fisiológico em apresentações de balcão na farmácia ou solução salina preparada em casa.

Acredita-se que a água de coco seja o soro fisiológico da natureza. Embora no momento não haja evidências científicas suficientes a esse respeito, diz-se que possui uma concentração de minerais que pode até ser administrada por via intravenosa.

Você também pode preparar esta versão do soro oral da naturista Lutecia Adam, que o tornou conhecido em seu famoso livro “Laboratório da Natureza”

O Soro fisiológico pode ser combinado com água de coco

Recomendação final

Em suma, uma das melhores formas de curar a gripe é deixar o sistema imunológico agir, já que a febre é nossa aliada no combate à doença. Em bebês e crianças, é aconselhável não administrar mucolíticos, antitussígenos ou antibióticos sem ter sido prescrito pelo pediatra.

spray ou as gotas dos fármacos podem não ter o resultado esperado. Podem até causar o efeito rebote, ou seja, após uma aparente melhora, a situação piora. Além disso, eles geram dependência. Portanto, o soro fisiológico contra a gripe sempre será o seu melhor aliado.

Pode interessar a você...

Dicas para acalmar a tosse em crianças
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dicas para acalmar a tosse em crianças

Quer saber como acalmar a tosse em crianças? Experimente os remédios naturais que listamos neste artigo. Eles serão de grande ajuda!