Sopes mexicanos: receita passo a passo

Os sopes mexicanos são um prato fácil de fazer. Consistem em uma tortilha de milho à qual são adicionados feijão, carne e outros ingredientes. Descubra como prepará-los neste artigo.
Sopes mexicanos: receita passo a passo

Última atualização: 09 Junho, 2021

Você já experimentou os sopes mexicanos? Esses aperitivos estão entre os alimentos mais populares do México e consistem em tortilhas de milho pequenas e grossas que são apertadas nas laterais para que formem bordas. Em seguida, são fritas na manteiga.

Em geral, são adicionados diversos ingredientes, entre os quais o queijo, o feijão frito, o torresmo e a carne são os mais comuns. Sem dúvida, assim como todo prato mexicano, também há um molho picante.

De acordo com diversos artigos, os sopes, da mesma forma que outras receitas à base de milho (tais como enfrijoladas, enchiladas, quesadillas, totopostacos), são alimentos consumidos em pequenas reuniões e até mesmo em grandes festas.

Receita de sopes mexicanos tradicionais

Para preparar os sopes é necessário ter um certo tempo, por isso é aconselhável fazê-los quando já houver algum alimento para recheá-los. Você pode usar sobras de feijão, carne cozida ou frango cozido, por exemplo. Por outro lado, você também pode dividir esta receita em duas partes e preparar os sopes no dia anterior.

Você precisará de um saco plástico resistente, como os usados ​​para guardar alimentos no freezer, um comal ou frigideira para cozinhar e uma tortillera (prensa para fazer tortilhas) ou uma forma de vidro, se você não tiver este utensílio.

Além disso, lembre-se de que a farinha de milho usada para prepará-los é nixtamalizada, ou seja, ela é pré-cozida e, portanto, é preparada apenas com água. Para elaborá-la, é feito um tratamento alcalino que consiste em cozinhar o milho em água com cal.

Farinha de milho
Os sopes são feitos com farinha de milho nixtamalizada, que é pré-cozida.

Ingredientes para a massa

  • 1 xícara e meia de farinha de milho nixtamalizada.
  • Água morna: 1 e ¼ xícara.

Ingredientes para os recheios

  • ½ xícara de creme mexicano ou queijo cremoso temperado.
  • Meia xícara de queijo fresco.
  • ¼ de xícara de cebola picada.
  • Molho picante vermelho ou verde a gosto.
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal ou 2 de manteiga.
  • Feijão frito (feijão cozido que depois é frito em óleo ou manteiga).
  • 1 xícara e meia de carne cozida e picada de boi ou de frango.
  • 2 xícaras de alface picada.
  • Sal e pimenta a gosto.

Guarnições opcionais

  • 1 abacate, cortado em cubos ou fatiado.
  • Meia xícara de tomate picado.
  • ⅓ de xícara de rabanetes cortados em fatias finas.
  • Pimentas e cenouras em conserva.

Passo a passo para preparar os sopes

  1. Primeiramente, em uma tigela, misture a farinha de milho com a água morna. Amasse até ficar totalmente homogêneo. Se necessário, adicione mais água, mas tenha cuidado, pois a massa pode ficar pegajosa. A ideia é que a massa fique lisa e moldável.
  2. Em seguida, cubra com um pano de prato úmido para evitar que resseque.
  3. Comece a dividir a massa em bolinhas; tente deixá-las todas do mesmo tamanho. Quando terminar, cubra-as novamente com o pano de prato.
  4. Corte o saco plástico em dois quadrados do mesmo tamanho.
  5. Coloque um pedaço de plástico na tortillera, coloque uma bola de massa por cima, cubra com o outro pedaço de plástico e feche a tortillera pressionando levemente. Em seguida, retire a massa, retire os plásticos e repita o processo. Com esta técnica, faça todas as tortilhas.
  6. Se não tiver esse utensílio para fazer as tortilhas, use uma forma de vidro. Nesse caso, coloque o plástico sobre a bancada e imite o processo.
  7. Quando terminar, aqueça a frigideira em fogo médio, coloque as tortilhas no fogo uma a uma e, após 1 minuto, vire a massa para que possam cozinhar do outro lado. Lembre-se de que, se cozinharem por mais tempo, a massa ficará seca.
  8. Por fim, retire o sope da frigideira com o auxílio de uma espátula e deixe-o em um recipiente para que não perca temperatura. Agora é a hora de formar a borda, apertando as laterais com os dedos.

Montagem dos sopes mexicanos

  1.  Aqueça o óleo ou a manteiga em uma frigideira. Adicione os sopes e frite-os levemente durante 30 segundos de cada lado; esse tempo é o suficiente para que possam dourar e esquentar. Então, retire-os da frigideira e coloque-os em um prato com guardanapos de papel para absorver o excesso de gordura.
  2. Agora é a hora de recheá-los. Você pode utilizar carne ou frango, alface, queijo ou os ingredientes da sua preferência. Finalmente, por cima de tudo, acrescente o molho.

Receita de sope de nopal

Outra variação que você pode fazer dos sopes mexicanos é usar o nopal fresco ao invés das famosas tortilhas de milho. Nesse caso, o nopal servirá como base ou recipiente.

Segundo alguns estudoseste alimento apresenta características nutracêuticas que têm despertado interesse nas regiões europeias e asiáticas, uma vez que são benéficas para o tratamento de várias doenças, sendo fonte de vitamina C, minerais e fibras solúveis e insolúveis.

Ingredientes

  • 10 unidades de nopal médio.
  • ½ pé de alface.
  • 1 pitada de sal.
  • 1 pitada de pimenta.
  • 1 xícara de feijão frito.
  • 1 xícara de queijo cremoso.
Sopes mexicanos
São muitas as variações de ingredientes que podem ser adicionados aos sopes.

Passo a passo

  1. Para começar, é preciso modelar o nopal. Para isso, use um copo, uma tampa ou algum elemento redondo que possa ser colocado sobre o nopal.
  2. Então, com a ajuda de uma faca, comece a cortá-los até obter um formato redondo.
  3. Pique a alface, acrescente sal e reserve.
  4. Enquanto isso, coloque um comal ou frigideira para aquecer em fogo médio, adicione uma pitada de pimenta a cada nopal cortado e coloque-os na frigideira quente. Deixe cozinhar dos dois lados até que mudem de cor.
  5. Depois de prontos, retire-os do fogo, coloque-os sobre uma tábua ou prato e espalhe o feijão frito.
  6. Finalmente, espalhe o queijo cremoso, acrescente a alface e saboreie.

Os sopes de nopal geralmente são mais leves do que os tradicionais porque não contêm a farinha de milho, porém, assim como na receita anterior, também é possível acrescentar carnes, molhos ou outros ingredientes que sejam do seu agrado.

Prepare os deliciosos sopes mexicanos

Como você viu, os sopes mexicanos são aperitivos fáceis de prepararAlém disso, mesmo se você não tiver os utensílios ou ingredientes típicos que são usados ​​para fazê-los, tais como creme mexicano, comal ou tortillera, ainda poderá prepará-los.

Lembre-se de que você pode adicionar carne, frango, vegetais, leguminosas ou o que preferir. Não deixe de experimentar essas deliciosas receitas.

Pode interessar a você...
3 maneiras de fazer tacos de camarão
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 maneiras de fazer tacos de camarão

Conheça 3 maneiras diferentes de preparar tacos de camarão. Estas são receitas simples e econômicas que toda a família vai adorar!



  • Calleja Pinedo, M., & Valenzuela, M. B. (2016). La tortilla como identidad culinaria y producto de consumo global. Región y sociedad28(66), 161-194.
  • Maki-Díaz, G., Peña-Valdivia, C. B., García-Nava, R., Arévalo-Galarza, M. L., Calderón-Zavala, G., & Anaya-Rosales, S. (2015). Características físicas y químicas de nopal verdura (Opuntia ficus-indica) para exportación y consumo nacional. Agrociencia49(1), 31-51.
  • Cuevas Mejía, J. D. J. (2014). Maíz: Alimento fundamental en las tradiciones y costumbres mexicanas.
  • Acle, R. S., & Montiel, A. V. (2018). Influencia de la gastronomía mexicana en el consumo étnico en España. Revista interamericana de ambiente y turismo14(2), 89-101.
  • Luna Montaño, R. (2020). Asociación entre la inseguridad alimentaria y la doble carga de malnutrición: revisión sistemática (Master’s thesis, Universidad Iberoamericana Ciudad de México. Departamento de Salud).