O que significa sonhar que você está sendo perseguido?

Você sonhou que estava sendo perseguido? Descubra 6 interpretações possíveis a seguir.
O que significa sonhar que você está sendo perseguido?

Última atualização: 24 Outubro, 2021

O ato de sonhar que você está sendo perseguido é considerado bastante comum. Ou seja, está entre aqueles sonhos que todas as culturas vivenciam, independentemente da sua geografia ou linha do tempo. Alguns pesquisadores sugerem que até 90% das pessoas já tiveram esse sonho em algum momento. Por isso, nas próximas linhas explicaremos 6 significados que podem estar por trás deste sonho.

O ato de ser perseguido, seja na realidade ou no mundo dos sonhos, está associado ao medo, tensão, ansiedade e angústia. A interpretação desta experiência é, portanto, negativa. Tudo depende da natureza do sonho e de como ele corresponde à sua realidade. Vamos ver mais detalhes a seguir.

Qual pode ser o significado de sonhar que você está sendo perseguido?

De acordo com as evidências, sonhar que você está sendo perseguido costuma ser acompanhado de temas como paralisia ou sensação de queda. Em última análise, essas duas experiências, acompanhadas da perseguição, tornam a angústia ainda maior durante o sono.

A interpretação dos sonhos costuma ser aplicada quando o mesmo assunto foi sonhado mais de uma vez. Se este for o seu caso e você não sabe o que fazer para adormecer sem medo, propomos 6 interpretações desse tipo de sonho.

1. Experiências semelhantes na realidade

Mulher com medo
As perseguições costumam estar associadas a muito medo, por isso esse tipo de emoção pode se manifestar durante os sonhos.

A primeira relação que se destaca na interpretação desse sonho se encontra na realidade. Isto é, se você experimentou direta ou indiretamente um sentimento de perseguição. Algo tão simples como ver uma cena em um filme de terror pode fazer o impacto que ela teve sobre você se manifestar na sua experiência noturna.

Claro, a relação pode ser muito mais profunda. Por exemplo, durante a sua infância ou adolescência você pode ter experimentado na pele algum tipo de perseguição (uma pessoa, um animal, entre outros). Um evento atual pode revelar essa memória inconsciente e fazer você sonhar com isso todas as noites.

Os exemplos que revisamos são apenas dois entre centenas, já que qualquer tipo de experiência da realidade pode afetar os seus sonhos. Esta não é uma hipótese subjetiva, pois um estudo publicado em 2003 no Journal of Cognitive Neuroscience descobriu que até 65% dos sonhos coletam suas informações durante a vigília.

2. Você está ansioso em relação a algo

Se a interpretação acima não for satisfatória, então é possível que o simbolismo com ansiedade o seja. Sonhar que está sendo perseguido pode ser uma manifestação de ansiedade. O simbolismo fica mais evidente quando o perseguidor nunca consegue te pegar, fazendo com que o sentimento de angústia e medo perdure indefinidamente.

Aqueles que sofrem de ansiedade experimentam esses sintomas em situações cotidianas. Embora pareçam muito óbvios, às vezes é difícil fazer um autodiagnóstico, especialmente quando a condição é minimizada. Se diferentes acontecimentos do seu dia a dia lhe causam ansiedade, então é natural que você também experimente essa sensação nos seus sonhos.

Lembre-se de que uma das teorias a respeito de por que sonhamos indica que o fazemos para praticar situações perigosas que podemos, então, aplicar à vida real. Ou seja, contextualizando essa premissa, você sente ansiedade por meio de um perseguidor para que aprenda a controlá-la no seu dia a dia. Se você pensa que os seus níveis desta condição são um pouco elevados, não hesite em consultar um especialista.

3. Você evita enfrentar a responsabilidade

Outra associação muito evidente. Durante a perseguição, você tenta a todo custo evitar o perseguidor, evitar ser pego. Portanto, se você está evitando assumir responsabilidades quando acorda, sua mente pode estar dificultando essa situação por causa da carga de consciência onírica.

É claro que isso pode ser interpretado de maneiras diferentes. Todos os dias vivemos com uma parcela de responsabilidade, embora também evitemos uma parte dela. Sejam essas situações pequenas ou grandes, qualquer tentativa de fugir das suas responsabilidades pode se manifestar dessa forma em seus sonhos.

4. Você se sente estressado no dia a dia

Estresse e ansiedade são duas condições às vezes usadas como sinônimos. No entanto, estes termos se referem a diferentes condições, tanto nos processos que os regulam quanto nas causas ou no tempo durante os quais se desenvolvem.

Deixando isso de lado, sonhar que você está sendo perseguido pode ser um sinal de que há muito estresse na sua vida. Uma parte do estresse é saudável e até mesmo necessária para lidar com muitos problemas ou obstáculos ao acordar. No entanto, quando a dose excede os níveis saudáveis, processos negativos são acionados e podem perturbar quase todas as funções do seu corpo.

5. Momentos desagradáveis no seu futuro

Até agora apontamos as interpretações dos sonhos que o assombram em relação à sua vida quando você está acordado. Agora, vamos apontar explicações do ponto de vista das previsões. É neste ponto que as premonições de eventos desagradáveis para o seu futuro vêm à tona.

O perseguidor representa as situações desagradáveis que você está prestes a vivenciar. A perseguição nada mais é do que uma exemplificação do tempo. Ele está vindo atrás de você e você tenta evitar ser pego a todo custo. No entanto, este desfecho é inevitável.

6. Uma doença

Consulta médica e diagnóstico
Pessoas que sofrem de doenças ou que têm medo delas tendem a sentir uma ansiedade constante, algo que pode afetar o descanso noturno.

Outra explicação para sonhar que você está sendo perseguido é que o perseguidor representa uma doença que está para ser diagnosticada. Se o sonho se tornar cada vez mais recorrente, o diagnóstico ficará mais próximo. Não precisa ser uma condição crônica ou com risco de vida; qualquer tipo de condição pode ser incorporada no papel do perseguidor.

Também deve ser destacado que todos os exemplos que apontamos são interpretados quando quem está te perseguindo não tem identidade. Você não pode ver seu rosto, ou pelo contrário, se você o vê, não consegue distinguir quem é. Ao fazer isso, o significado do sonho pode mudar ligeiramente.

Por exemplo, se você é seu próprio perseguidor, é um sinal de que você deve enfrentar sua própria identidade. Você pode ter fugido de si mesmo durante anos, e esse conflito está começando a se manifestar em seus sonhos.

Se a pessoa que está te perseguindo for um amigo ou parceiro, podemos interpretar que você precisa de um espaço próprio. Você pode estar sacrificando seu tempo sozinho para compartilhá-lo com eles, a ponto de já estar se cansando da sua companhia. Passar momentos com as pessoas que você aprecia é bom, desde que você dê a si mesmo uma pausa para ficar sozinho.

Como você pode ver, existem muitas interpretações de sonhar que você está sendo perseguido. Para descobrir qual delas está associada ao seu caso, você deve traçar um paralelo com a sua vida real. Não tome os sonhos como um guia para direcionar a sua vida; apenas mantenha-os em mente para descobrir aquelas coisas que você não ousa dizer a si mesmo enquanto está acordado.

Pode interessar a você...
Qual é o significado de sonhar com dinheiro?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Qual é o significado de sonhar com dinheiro?

Hoje apresentamos 6 explicações a respeito do significado de sonhar com dinheiro. Descubra com o que esse tipo de sonho tem relação.



  • Fosse, M. J., Fosse, R., Hobson, J. A., & Stickgold, R. J. Dreaming and episodic memory: a functional dissociation?. Journal of cognitive neuroscience. 2003; 15(1), 1-9.
  • Schredl, M. Typical dreams of falling, being chased, and being paralyzed in Germany from 1956 to 2000. International Journal of Dream Research. 2021; 61-66.
  • Yin, F., Shen, H., He, Y., Wei, Y., & Cao, W. Typical dreams of “being chased”: A cross-cultural comparison between Tibetan and Han Chinese dreamers. Dreaming. 2013; 23(1): 64.