Soluções naturais para atenuar cicatrizes
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
As cicatrizes costumam ser algo que a maioria de nós quer disfarçar ou atenuar.
Além de tratamentos caros, existe uma série de soluções naturais que lhe permitirão atenuar as cicatrizes da pele e devolver-lhe sua aparência original pouco a pouco.
Tipos de cicatrizes
Em primeiro lugar, devemos ter uma coisa bem clara: nem todas as cicatrizes que surgem em nossa pele são iguais.
É preciso entender os diferentes tipos, que podem aparecer por causa da exposição da pele ao calor ou substâncias corrosivas, lesões, etc.
Assim, podemos encontrar:
- Cicatrizes atróficas: Elas criam marcas ou rachaduras nas regiões afetadas. Um exemplo desse tipo de cicatriz são as estrias.
- Queloides: São lesões cutâneas em que o tecido cicatricial cresce de maneira desmedida.
- Cicatrizes hipertróficas: Assim como com as anteriores, representam uma cicatriz exagerada. No entanto, nesse caso, só afetam a área da lesão.
Ver também: Como tratar queimaduras de sol?
1. Atenuar as cicatrizes com limão
O limão é rico em alfa-hidroxiácidos, substâncias que ajudam a eliminar as células mortas da pele e atuam como um clareador natural.
Assim, algo simples como o suco de limão ajuda a diminuir as marcas.
Ingredientes
- Suco de 1 limão
Como aplicar
- Primeiramente, limpe profundamente a pele, para que o limão faça efeito.
- Em seguida, umedeça um pedaço de algodão com o suco de limão e aplique sobre a região afetada.
- Deixe agir por 10 minutos e enxague muito bem. Não deixe nenhum resquício de limão sobre a pele, pois, em contato com o sol, ele causa manchas.
- Por fim, se for à rua, também não esqueça de aplicar um protetor solar de qualidade e FPS alto.
2. Mel
O mel também lhe ajudará a eliminar cicatrizes. Trata-se de um produto que estimula a regeneração dos tecidos e que é muito eficaz para o tratamento das feridas.
Neste caso, vamos misturá-lo com bicarbonato de sódio para obter melhores resultados.
Ingredientes
- 1 colher de mel (25 g)
- 1 colher de bicarbonato (10 g)
Como aplicar
- Primeiramente, para que a mistura seja eficaz sobre sua pele, terá que misturar, em proporções iguais, o mel e o bicarbonato de sódio.
- Em seguida, obtenha uma mistura homogênea e aplique-a na região da cicatriz com uma massagem, durante cerca de 3 a 5 minutos.
- Após esse tempo, coloque um pano quente sobre a região.
- Por fim, aguarde até esfriar e enxague.
3. Cebola
As cebolas também podem ser muito eficazes na hora de tratar suas cicatrizes.
- Têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a inibir a produção de colágeno, algo vital para conseguir a descoloração das marcas.
- Os extratos de cebola podem ser encontrados em gel e cremes que podem ser aplicados regularmente, para ter uma pele sem imperfeições.
4. Aloe vera
O aloe vera tem uma infinidade de benefícios para a nossa pele.
Dentre elas, destacamos suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir a irritação da pele, eliminam cicatrizes e favorecem a regeneração de novas células.
Como aplicar
- Primeiramente, extraia o gel de uma folha da planta e, em seguida, aplique-o diretamente sobre a pele.
- Além disso, também podemos encontrá-lo sob a forma de pomadas, creme e gel.
- Por fim, o aloe vera pode ser utilizado sobre a pele diariamente.
5. Groselha
As groselhas são ricas em vitamina C, que acelera a cura das cicatrizes.
Como aplicar
Para aproveitar seus benefícios, podemos preparar um pó com as frutas secas ou utilizá-las frescas.
- No caso do pó, misture-o ao óleo para facilitar sua aplicação. Se as frutas estiverem frescas, forme uma pasta e utilize como máscara.
Em qualquer das duas versões, trata-se de um ingrediente ideal para ajudar a prevenir a formação de cicatrizes e suavizar as mais antigas.
6. Óleo essencial de melaleuca
O óleo essencial de melaleuca tem propriedades antibacterianas que podem ajudar a diminuir gradualmente as cicatrizes cirúrgicas e causadas pela acne.
Como aplicar:
- Primeiramente, misture algumas gotas de óleo essencial de melaleuca com água e, em seguida, com a ajuda de um algodão, aplique sobre as áreas afetadas.
Recomendamos ler: 5 máscaras com azeite de oliva para cuidar da sua pele em casa
7. Laser
Se nenhum dos tratamentos naturais acima der resultado, os procedimentos com laser, feitos em consultórios e clínicas de estética, são muito eficazes e recomendados para cicatrizes persistentes.
Além disso, o laser elimina efetivamente todas as cicatrizes e permite à pele voltar a ter um aspecto uniforme. Entretanto, leve em conta que este tratamento tem um custo alto.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Herranz, P. (2012). CICATRICES, GUÍA DE VALORACIÓN Y TRATAMIENTO. Cicatrices , guía de valoración y tratamiento (pp. 3–34). PUBLICIDAD JUST IN TIME S.L. https://doi.org/M-41381-2012
- Marchi-Lipski, F., & Duviau, F. (1998). Posibilidades de la kinesiterapia en las cicatrices. EMC – Kinesiterapia – Medicina Física.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.