10 soluções de armazenamento para quartos pequenos

Desde cabideiros e prateleiras até espelhos de chão. Descubra como aproveitar o espaço ao máximo em um quarto pequeno.
10 soluções de armazenamento para quartos pequenos

Última atualização: 17 julho, 2022

Atualmente, os imóveis contam com espaços acolhedores apesar do seu tamanho. Sala, cozinha e banheiros em dimensões reduzidas. Por isso, cada vez mais pessoas procuram soluções de armazenamento para quartos pequenos.

São diversas as medidas que você pode tomar, desde móveis funcionais (como algumas camas que possuem espaço de armazenamento) até viver uma vida minimalista. Nesta oportunidade, listamos algumas ideias de armazenamento para quartos pequenos.

A ideia é aproveitar cada centímetro do quarto, mas sem sobrecarregar a vista. Afinal, não devemos esquecer que os quartos são o nosso local de descanso. Assim, embora possa ser difícil guardar e ter um lugar para cada objeto pessoal, isso é necessário se quisermos ter um sono reparador.

1. Um cabideiro para as roupas que não cabem no guarda-roupa

Diante da falta de armazenamento no guarda-roupa, um cabideiro é o ideal. Trata-se de uma solução prática que te ajudará na manutenção das roupas que geralmente amassam com facilidade e que pode até mesmo te ajudar a organizar o que for vestir durante a semana.

Além disso, um cabideiro bem organizado também pode fazer parte da decoração. Para isso, basta usar a imaginação e brincar com alguns acessórios e complementos.

Tenha em mente que, no mercado, você poderá encontrá-los em diferentes tamanhos, estilos e cores. Alguns deles também vêm com uma prateleira superior ou inferior, que pode ser usada para sapatos ou caixas.

2. Uma prateleira feita sob medida

Esta é uma das soluções de armazenamento para quartos pequenos que vai permitir aproveitar as paredes vazias. Trata-se de algo essencial quando o quarto não tem muitos metros quadrados. Porém, o mais importante é não sobrecarregá-la; talvez alguns livros com uma planta pequena no canto da prateleira.

Se você não tiver livros, outros objetos pessoais também podem funcionar, tais como porta-joias ou porta-retratos. Essas prateleiras ficam ótimas na cabeceira das camas; apenas se certifique de fixá-las bem para evitar acidentes. Por fim, um espelho de fundo servirá para criar a sensação de amplitude.

Prateleira para quartos pequenos.
As prateleiras podem ser decorativas, mas lembre-se de que queremos economizar espaço; portanto, faça com que sejam funcionais.

3. Um guarda-roupa aberto, sem portas

Não é tão terrível quanto parece; você só precisa se certificar de manter a ordem. Sim, esta é uma tarefa árdua, mas que tem solução se você utilizar algumas caixas ou cestos que combinem com o local. Porém, se o que te preocupa é que as roupas fiquem empoeiradas, você pode recorrer às cortinas.

De resto, só há vantagens. Esses armários ocupam menos espaço que os convencionais e você tem uma visão melhor de todas as suas roupas, o que vai facilitar na hora de criar os seus looks. E, assim como seus homônimos, os guarda-roupas abertos também têm prateleiras para empilhar camisetas e calças.

4. Um cabideiro de metal em um canto da parede

Se o seu quarto for muito estreito e você não puder ter um guarda-roupa, é recomendável ter um cabideiro de metal logo acima de uma cômoda, ou talvez embaixo de uma prateleira. Porém, a ideia não é perturbar a vista ou sobrecarregar o quarto. Portanto, tente organizar por faixas de cores, para formar uma espécie de gradiente; essa medida ajudará a criar um senso de organização.

Ou ainda, se o seu quarto permitir, você pode até mesmo colocar o cabide de metal apesar de ter um guarda-roupa. Isso é aconselhável se você tiver roupas delicadas que amassam facilmente. Além disso, também servirá para dar um ar industrial ao cômodo.

5. Aproveite o pé da cama

Um banco, um baú ou uma poltrona são opções chiques quando colocadas ao pé da cama. Além disso, também podem ser utilizados para guardar objetos no seu interior ou no espaço que fica abaixo, caso opte por uma poltrona. Ao mesmo tempo, também servem como calçadeira.

Há quem coloque uma linda manta por cima, para decorar. Sem dúvida, isso te dará o espaço de armazenamento extra que procuramos para os quartos pequenos.

6. Uma escada decorativa

As escadas decorativas se tornaram muito populares. Esses elementos trazem muita personalidade para os quartos.

Dependendo do modelo, elas podem ser usadas para colocar acessórios de beleza, tais como colares, pulseiras, lenços, cachecóis, livros, roupas, caixas e outras coisas. Na verdade, qualquer objeto pode ser pendurado em uma escada.

7. Aproveite o espaço atrás da porta

Este truque é um verdadeiro clássico; desde uma sapateira até um espelho de chão, são infinitas as coisas que podemos colocar atrás da porta do armário ou do quarto. Apenas tenha em mente que as dimensões podem te impedir de armazenar alguns itens.

No entanto, não desperdice esse espaço. Você pode colocar alguns organizadores para os quais ainda não tiver um lugar.

8. Uma mesa de cabeceira aconchegante

Esta é uma das soluções de armazenamento mais populares para os quartos pequenos. Afinal, uma mesa de dimensões modestas não ocupará muito espaço.

Além disso, também é possível substituí-la por uma cadeira ou banco de madeira. Eles servem para colocar objetos e, se você receber uma visita, ela pode usá-los para se sentar.

Cabideiro para chapéus em quarto pequeno.
Os cabideiros são soluções mágicas para os espaços pequenos. Você mesma pode fazê-los.

9. Opte por um espelho de chão versátil

Há várias propostas no mercado. Por exemplo, existem espelhos de chão com uma espécie de caixa na parte de trás, com a mesma largura do espelho e uma espessura modesta.

E, no seu interior, há vários compartimentos que servem para guardar bijuterias, presilhas e outros acessórios semelhantes. Também existem outros modelos que consistem em um pé multifuncional ou suportes traseiros, que servirão para pendurar chapéus, bolsas ou qualquer outro objeto.

Esse tipo de espelho traz várias vantagens. Você sairá para a rua perfeita e isso também te ajudará a criar amplitude no quarto.

10. Considere instalar um nicho

As paredes do seu quarto são grossas? Talvez elas tenham o potencial para a instalação de um nicho, abrindo espaço para uma prateleira aconchegante, porém útil. As prateleiras de madeira são recomendáveis nesses casos. Procure também dar um bom acabamento para garantir o estilo.

A cama faz parte das soluções de armazenamento para quartos pequenos

Se você tem um quarto pequeno, é recomendável que, além de escolher uma cama com um colchão confortável para dormir, você também procure por modelos que permitam armazenar. Existem alguns modelos no mercado com espaço para guardar objetos na cabeceira ou com gavetas na parte inferior. Um lugar perfeito para colocar a roupa de cama. Porém, essa é apenas uma sugestão!

Pode interessar a você...
6 dicas para decorar quartos pequenos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 dicas para decorar quartos pequenos

A tarefa de decorar quartos pequenos pode se converter em um desafio. Não saber como otimizar o espaço pode nos causar uma terrível dor de cabeça.