Sinais que indicam que seu corpo precisa se desintoxicar
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Certamente você já escutou que seu corpo precisa se desintoxicar. É cada vez mais comum ouvir falar sobre os benefícios dessa tarefa, mas nem sempre sabemos como, quando ou por que deveríamos fazê-la.
A desintoxicação é um processo que ajuda a melhorar a saúde geral e reajustar o equilíbrio interno. Serve para eliminar toxinas que podem danificar nosso corpo.
Você quer saber quais são os sinais que indicam que seu corpo precisa se desintoxicar?
Depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns da nossa época. Se realmente não existem razões emocionais que provoquem a depressão, talvez seu corpo precise desintoxicar. O acúmulo de toxinas pode estar prejudicando o bom funcionamento do corpo e afetando o equilíbrio hormonal.
Nesse caso, experimente uma rotina de sucos verdes, elimine todos os tipos de alimentos processados e aumente o consumo de frutas e legumes. Se as mudanças em sua dieta não melhorarem seu estado de ânimo, consulte um psicólogo.
Leia também: Dieta para a depressão: alimentos que melhoram o humor
Insônia
Um acúmulo excessivo de toxinas pode manter você acordado a noite toda. A melatonina é o hormônio responsável pela regulação do sono. No entanto, um excesso de toxinas pode reduzir a quantidade de melatonina que é liberada e impedir um sono natural e relaxante.
Antes de dormir você pode tomar uma infusão de camomila, canela ou uma mistura, como pêssego e canela, para relaxar e dormir cedo.
Fadiga ou falta de energia
Uma das causas da fadiga pode ser o acúmulo de histamina se não for metabolizada pela enzima diamina oxidase (DAO). Nesses casos, o melhor é favorecer os alimentos com baixo teor de histamina e evitar compensar a falta de energia com estimulantes como a cafeína e a taurina.
Indigestão
Se for um problema frequente, é possível que estejam se acumulando toxinas no trato gastrointestinal, o que impede o funcionamento adequado.
A primeira recomendação é comer menos por algumas semanas. Dessa forma, daremos ao nosso sistema digestivo tempo para descansar, o que fará com que funcione melhor. Além disso, o ideal seria adaptar uma alimentação saudável e natural, com alimentos ricos em fibras.
O complemento final seria alimentos probióticos, como o iogurte.
Não deixe de ler: 5 pautas que deve seguir para aliviar a indigestão
Mau cheiro corporal
Os humanos, em geral, não são capazes de sentir o próprio cheiro a menos que esteja muito forte. Quando isto acontece, é porque seu corpo precisa se desintoxicar.
O mau cheiro se deve à quantidade de toxinas acumuladas por muito tempo. Nesse caso, pode-se reduzir o cheiro comendo menos produtos de origem animal, principalmente carnes.
Preste atenção ao seu corpo quando precisar desintoxicar
Às vezes ignoramos os sinais de alerta que nosso corpo nos envia. Recomendamos que você preste atenção aos indicativos que acabamos de mencionar e aja com consciência. Desintoxicar seu organismo é uma forma simples, rápida e econômica de se manter saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Xevi Verdaguer. (n.d.). La interacción de los alimentos y la histamina (actualizado) – Xevi Verdaguer. Retrieved December 2, 2018, from https://www.xeviverdaguer.com/es/la-interaccion-de-los-alimentos-y-la-histamina-actualizado/
- Laboratorio de Análisis Echevarne. (n.d.). Histamina. Retrieved from https://wwws.echevarne.com/imagenes/INFORMEDAO.pdf
- Tratamientos de dolores musculares y fatiga con dietas bajas en histamina. (n.d.). Retrieved December 2, 2018, from http://www.adrianaduelo.com/sintomas-y-tratamientos/dolores-musculares-fatiga/
- Melatonina – familydoctor.org. (n.d.). Retrieved December 2, 2018, from https://es.familydoctor.org/melatonina/
- Anzures, M., Kassab, J., & Alvarado, R. (2010). Manifestaciones clínicas y diferenciación de los tipos de insomnio. Arch Neurocien (Mex), 15(3), 171–178. Retrieved from http://www.medigraphic.com/pdfs/arcneu/ane-2010/ane103h.pdf
- López Ibor, M. I. (2007). Ansiedad y depresión, reacciones emocionales frente a la enfermedad. Anales de Medicina Interna, 24(5), 209–211. Retrieved from http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-71992007000500001
- NIMH » Depresión. (n.d.). Retrieved December 2, 2018, from https://www.nimh.nih.gov/health/publications/espanol/depresion-sp/index.shtml
- Havlicek, J., & Lenochova, P. (2006). The Effect of Meat Consumption on Body Odor Attractiveness. Chemical Senses, 31(8), 747–752. https://doi.org/10.1093/chemse/bjl017
- Korman, G. P., & Sarudiansky, M. (2001). Modelos teóricos y clínicos para la conceptualización y tratamiento de la depresión. Subjetividad y Procesos Cognitivos, 15(1), 119–145. Retrieved from http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1852-73102011000100005&script=sci_arttext&tlng=en
- The National Center for Complementary and Integrative Health. “Detoxes” and “Cleanses”: What You Need To Know. https://www.nccih.nih.gov/health/detoxes-and-cleanses-what-you-need-to-know
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.