As 6 melhores infusões para dormir

24 Dezembro, 2019
Às vezes, dormir pode ser difícil. Em alguns casos, podemos consumir algumas infusões de plantas para relaxar e, pouco a pouco, induzir o sono.
 

Aquelas pessoas que sofreram de insônia com certeza conhecem os benefícios das infusões para dormir. Estas podem ser ingeridas frias ou quentes e são preparadas com ervas aproveitando suas folhas, flores e, em alguns casos, até suas raízes.

O ritmo acelerado da vida moderna costuma deixar marcas importantes em nosso organismo. Uma delas é a incapacidade para dormir bem a noite toda. Não desligar o celular antes de dormir, consultar as redes sociais ou notícias no tablet e se manter “conectado” 24 horas promove uma atividade cerebral desmedida.

Isto resulta em níveis de ansiedade e estresse altos. Quando esses tipos de problemas aparecem, é importante se consultar com um especialista, pois as consequências negativas para o organismo podem ser complicadas, causando sérios problemas de saúde.

As infusões naturais nos oferecerão o necessário para regular os estados nervosos causados pela ansiedade, para que também ajudem a pessoa a adormecer. As dicas a seguir, serão de grande ajuda para dar o descanso necessário ao nosso cérebro.

As 5 melhores infusões para uma boa circulação.

Como tomar as infusões para dormir?

Nos climas frios costuma-se beber grandes quantidades de chás quentes durante o dia. Porém, a melhor maneira de se beneficiar de suas propriedades relaxantes é consumi-las um pouco antes de ir para a cama.

 

Nos supermercados você pode conseguir quase qualquer planta já pronta para fazer uma infusão.

Porém, recomendamos consumi-las em sua forma natural. O importante para consumir plantas naturalmente é que elas retêm suas propriedades em maior quantidade.

O preparo das infusões para dormir é muito simples:

  • Em primeiro lugar, coloque uma xícara de água no fogo (250 ml) e deixe até ferver.
  • Adicione as plantas de sua preferência, podem ser frescas ou secas.
  • Deixe que cozinhe durante uns 10 minutos.
  • Depois do tempo indicado, diminua o fogo e deixe repousar por dois minutos.
  • Você pode adicionar um pouco de mel para adoçar.
  • Coe e beba em pequenos goles.

Quais são as melhores plantas para preparar infusões para dormir?

Ainda que o comum seja beber infusões de uma só planta medicinal, a mistura de várias delas aumenta suas propriedades relaxantes. Suas propriedades são mantidas e os efeitos relaxantes poderão ser aumentados.

1. Camomila e tília

Infusão de chá

Se a insônia que você sofre é causada por uma má digestão, a mistura destas plantas lhe dará a solução para este problema.

A tília é conhecida por suas propriedades como sedativo natural, altamente recomendada para relaxar e aliviar as tensões.

 

A camomila, por sua vez, alivia os problemas estomacais e favorece a digestão. Além disso, conta com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e sedativas.

2. Infusão de erva-cidreira

Também conhecida como melissa, tem um aroma cítrico característico. A partir de suas flores e folhas preparam-se infusões que favorecem o sono profundo.

Também é usada na aromaterapia por suas propriedades calmantes e funciona como antiespasmódico.

3. Infusão de hortelã

 

A infusão de hortelã é uma bebida com sabor suave que também pode ajudar a relaxar o corpo e induzir o sono. Isto ocorre devido às suas propriedades sedativas e anti-inflamatórias.

4. Mistura de passiflora e valeriana

Existem casos de sono intermitente, produto de pesadelos ou preocupações, capazes de manter a pessoa acordada à noite. Nessas ocasiões, consumir uma infusão de maracujá e valeriana ajudará a superar o distúrbio.

passiflora contém ansiolíticos naturais e pode agir como tranquilizante. Além disso, a valeriana é uma das plantas mais conhecidas devido às suas propriedades sedativas.

De fato, existem várias investigações científicas que apoiam o uso de Valeriana como aliada para dormir melhor e controlar distúrbios como insônia. 

Especificamente, esta planta contém ácido valerênico, ácido isovalérico e uma variedade de antioxidantes que controlam a ansiedade e melhoram a qualidade do sono.

5. Infusão recomendada para pessoas idosas

Muitas vezes, quando você está em idade avançada, é difícil adormecer devido a certas doenças ou situações de estresse.

 

Nesses casos, quando a pessoa idosa falha em manter uma boa qualidade de seu sono, a infusão a seguir é geralmente recomendada.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml);
  • 1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira (10 g);
  • 2 colheres de sopa de raiz de valeriana (20 g);
  • 1 colher de chá de folhas de menta (5 g);
  • 1 colher de chá de mel (7,5 g);

Preparo

  • Esquente a água e, quando ferver, adicione os ingredientes
  • Deixe repousar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Depois do tempo indicado, coe o conteúdo.
  • Adicione o mel e divida a infusão em várias porções
  • Beba depois de jantar até a hora de ir dormir.
Infusão de hortelã

Como você pode ver, tratar a insônia com certas infusões pode ser prático e eficaz.

A considerar

  • Antes de iniciar um tratamento à base de plantas medicinais (infusões, etc.), é importante consultar um médico. Tenha em mente que, para que os tratamentos fitoterapêuticos sejam úteis, é essencial utilizá-los de maneira racional, daí a importância de primeiramente consultar-se com um profissional.
  • Os seguintes remédios caseiros NÃO substituem o tratamento que o médico poderá prescrever. É melhor consumi-los como tratamento adjuvante (desde que o profissional de saúde o autorize).

É importante ter em mente que, se a insônia persistir ou piorar, é melhor consultar um especialista. Esse é um problema que pode ter sérias consequências se não for tratado adequadamente.