As 6 melhores infusões para dormir

13 Outubro, 2020
Às vezes, conciliar o sono pode ser difícil. Em alguns casos, podemos consumir algumas infusões de plantas para relaxar e, pouco a pouco, induzir o descanso.

Certos chás de ervas podem ser benéficos para o sono tanto de pessoas que já tiveram problemas para dormir como para aquelas que nunca ouviram falar – ou conhecem – desses benefícios.

Essas bebidas são feitas a partir de ervas e, especificamente, de suas folhas, flores e, em alguns casos, até de suas raízes. Você gostaria de saber quais são e por que deveria dar uma chance a elas quando tiver problemas para dormir? Nesse caso, continue lendo.

O estresse pode afetar o ritual para dormir

O ritmo acelerado da vida moderna costuma deixar marcas importantes no organismo. Uma delas é a incapacidade de dormir bem a noite toda. Por exemplo, não desligar o celular antes de dormir, consultar as redes sociais ou se manter conectado 24 horas são ações que promovem uma atividade cerebral excessiva.

Por sua vez, todas essas atividades promovem altos níveis de ansiedade e estresse, que podem levar a graves problemas de saúde quando não são bem administrados.

Felizmente, existem certas infusões naturais que podem ajudar a regular os estados nervosos produzidos pela ansiedade, de modo que também ajudam a pessoa a conciliar o sono. Vamos conhecer algumas delas abaixo.

A insônia constante devido a pensamentos negativos ou problemas é uma indicação de que o estresse está afetando você excessivamente.

Como tomar as infusões para dormir?

Quando o objetivo é ajudar o corpo a dormir, a melhor opção é consumi-las pouco antes de ir para a cama.

Nos supermercados você pode encontrar quase qualquer planta já pronta para fazer uma infusão. Porém, recomendamos consumi-las em sua forma natural.

O preparo das infusões para dormir é muito simples:

  • Em primeiro lugar, coloque uma xícara de água, 250 ml, no fogo e deixe até ferver.
  • Adicione as plantas de sua preferência, podem ser frescas ou secas.
  • Deixe que a decocção se realize por cerca de 10 minutos. Após o tempo indicado, abaixe o fogo e deixe descansar por alguns minutos.
  • Você pode adicionar um pouco de mel para adoçar.
  • Coe e beba em pequenos goles.

Se quiser saber mais: 7 consequências de dormir pouco

Quais são as melhores plantas para preparar infusões para dormir?

Ainda que o comum seja beber infusões de uma só planta medicinal, a mistura de várias delas aumenta suas propriedades relaxantes. As propriedades são mantidas e os efeitos relaxantes podem ser aumentados.

1. Camomila e tília

Se a insônia for causada por uma má digestão, a mistura dessas plantas pode ser uma solução para esse problema. A tília é conhecida por suas propriedades como sedativo natural, altamente recomendada para relaxar e aliviar as tensões.

A camomila, por sua vez, pode ajudar a aaliviar os problemas estomacais e favorecer a digestão. Além disso, conta com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e sedativas.

2. Infusão de erva-cidreira

Também conhecida como melissa, tem um aroma cítrico característico. A partir de suas flores e folhas são preparadas infusões que favorecem o sono profundo.

Também é usada na aromaterapia por suas propriedades calmantes, e é válido mencionar que funciona como antiespasmódico.

3. Infusão de hortelã

Outra das melhores infusões para dormir é a de hortelã, que tem um sabor suave e que, por sua vez, também pode ajudar a relaxar o corpo e induzir o sono. Isso porque a planta possui propriedades sedativas e anti-inflamatórias.

4. Mistura de passiflora e valeriana

Existem casos de sono intermitente, produto de pesadelos ou preocupações, capazes de manter a pessoa acordada durante a noite. Nessas ocasiões, consumir uma infusão de maracujá e valeriana ajudará a superar o distúrbio.

A passiflora contém ansiolíticos naturais e pode agir como tranquilizante. Além disso, a valeriana é uma das plantas mais conhecidas devido às suas propriedades sedativas.

De fato, existem várias investigações científicas que respaldam o uso de valeriana como aliada para dormir melhor e controlar distúrbios como insônia. 

Especificamente, essa planta contém ácido valerênico, ácido isovalérico e uma variedade de antioxidantes que controlam a ansiedade e melhoram a qualidade do sono.

5. Infusão recomendada para pessoas idosas

Muitas vezes, quando a pessoa tem uma idade mais avançada, é difícil adormecer devido a certas doenças ou situações de estresse.

Nesses casos, quando a pessoa idosa não consegue manter uma boa qualidade de sono, a infusão a seguir costuma ser recomendada.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água, 500 ml.
  • 1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira ou melissa, 10 g.
  • 2 colheres de sopa de raiz de valeriana, 20 g.
  • 1 colher de chá de folhas de menta, 5 g.
  • 1 colher de chá de mel, 7,5 g.

Preparo

  • Esquente a água e, quando ferver, adicione os ingredientes
  • Deixe repousar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Depois do tempo indicado, coe o conteúdo.
  • Por fim, adicione o mel e divida a infusão em várias porções
  • Recomenda-se beber depois de jantar e até a hora de ir dormir.

Como você pode observar, tratar a insônia com certas infusões pode ser prático e eficaz.

Considere esses fatores antes de tomar infusões para dormir

Antes de beber infusões para dormir frequentemente, é importante consultar um médico. Dessa forma, é possível evitar reações adversas e interações. Principalmente se você estiver tomando algum tipo de medicamento.

Tenha em mente que as infusões para dormir NÃO substituem o tratamento prescrito pelo médico. Por isso, o mais recomendável é consumi-las com moderação, como um tratamento adjuvante e desde que o profissional de saúde autorize.

É importante que você preste atenção em como seu corpo reage ao consumo das infusões para dormir. Dependendo dos resultados obtidos, continue a consumi-las ou não.

Por outro lado, lembre-se que se a insônia persistir ou piorar, o ideal é procurar um especialista. É um problema que pode ter consequências graves se não for tratado de forma adequada.