7 sinais do seu corpo de que algo não está bem com a sua tireoide
Escrito e verificado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
A glândula tireoide está localizada na parte frontal do pescoço e tem uma forma semelhante a uma pequena borboleta. A seguir, citaremos sete sinais com os quais você pode identificar se algo não está bem com a sua tireoide.
Apesar do tamanho, esta glândula exerce uma função importante no corpo, e qualquer desequilíbrio pode causar sérios danos à sua saúde.
É difícil acreditar que este órgão tão pequeno possa influenciar todo o nosso corpo. Quando ela produz muitos hormônios ou diminui a produção destes, são disparados diversos sinais que avisam que algo está errado com sua tiroide.
1. Incômodo na garganta
Como mencionado anteriormente, esta glândula está localizada perto da garganta. Assim, quando algo estiver errado, você pode sentir de forma consistente:
- Dor no pescoço ou muito desconforto nessa região.
- Dores de garganta constantes ou algum tipo de inflamação nesta área.
- Mudanças na voz.
Se você notar esses sintomas de forma regular, vá ao seu médico o mais rápido possível. Embora possa ser mais fácil tomar algum medicamento para acalmar o desconforto, isso só agrava o problema
Não se esqueça de ler: Sintomas que alertam sobre um câncer de tireoide nas mulheres
2. Dificuldades de concentração
O cérebro pode se tornar mais confuso com a idade, mas se esta situação se torna mais intensa de repente, se você sentir falta de concentração ou se esquecer das coisas diariamente, tome precauções.
Muitas mulheres associam estes problemas com a menopausa ou outros problemas. No entanto, as alterações hormonais na tireoide também podem prejudicar a concentração.
Quando os pacientes com hipotireoidismo recebem o tratamento adequado, sempre se surpreendem com a rapidez com a qual sua memória volta ao normal. Primeiro, é importante que você vá ao médico antes de se autodiagnosticar.
Mesmo se estiver entrando na menopausa, não deve se contentar em acreditar que esta fase é a causa de todos os seus males.
3. Queda de cabelo e pele seca
A queda de cabelo é normal, principalmente no inverno ou na primavera. Se a queda de cabelo se tornar muito intensa ou se espalhar para épocas fora destas estações, isso pode indicar que algo está errado com a sua tireoide.
Por outro lado, a alteração na textura da pele para uma mais seca e com coceira é o resultado de um metabolismo mais lento, que reduz a transpiração. Uma das causas são mudanças na secreção dos hormônios na tireoide.
Este sintoma pode ser acompanhado por interrupções do ciclo de crescimento do cabelo.
4. Mudanças no peso
O ganho ou perda de peso sem razão aparente, quando não há mudanças na dieta ou no dia a dia, deve ser um motivo de preocupação. Este é um dos sintomas mais comuns de hipotireoidismo.
Ele ocorre quando a glândula tireoide está funcionando pouco e retarda o organismo inteiro. Isso faz com que você sinta os alimentos com um sabor diferente, porque os seus sentidos (não só o paladar, mas também tato e olfato) são alterados.
5. Cansaço constante
Sonolência e aumento do número de horas de sono por noite podem ser sinais de que algo está errado com sua tireoide. Ao desacelerar as funções do corpo por uma queda nos hormônios, uma sensação de fadiga constante é provocada.
Além disso, o aparecimento de dores musculares e câimbras inexplicáveis também pode ser um outro sinal.
A falta de hormônios da tireoide pode alterar os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do corpo. Isto pode provocar câimbras em várias partes do corpo.
Além disso, tenha em mente que os dois últimos problemas também são constantes em pacientes com diabetes que não se cuidam como deveriam. Em qualquer caso, anote os sintomas e não se esqueça de comentá-los com seu médico.
6. Alterações de humor e pressão no ventre
O déficit ou excesso de hormônios da tireoide no organismo pode deixá-lo muito irritado, ansioso e agitado. Você também pode sentir tristeza constante e depressão, porque os níveis de serotonina no cérebro são alterados.
Como se isso não bastasse, quando algo está errado com sua tireoide, você terá dificuldade na digestão e pressão no ventre que não é eliminada com uma alimentação balanceada e exercício físico.
7. Palpitações, pressão alta e outros sintomas
As palpitações que fazem com que pulsações sejam sentidas no pescoço podem ser um sinal de que a tireoide não está funcionando como deveria. A pressão alta geralmente acompanha as palpitações e faz com que os níveis de colesterol ruim aumentem.
Os problemas de tireoide dificultam qualquer tratamento, por isso não será suficiente fazer exercício e se alimentar de forma saudável.
Quer saber mais? Leia: Remédio com alho e limão para limpar as artérias e baixar o colesterol
Escute os sinais de alarme da sua tireoide
Como você pode ver, a tireoide pode causar vários problemas e alterações no corpo, como ganhar ou perder peso rapidamente, até sintomas mais graves. Se você ignorar esses sinais, o problema pode continuar e piorar.
Os problemas desta glândula são mais comuns após os 35 anos e atacam, em sua maioria, mulheres.
Estima-se que em todo o mundo existam 300 milhões de pessoas com hipotireoidismo que, com a ajuda de medicamentos, conseguem levar uma vida normal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Efe Salud. (n.d.). Tiroides: síntomas de que no funciona correctamente. Retrieved February 14, 2019, from https://www.efesalud.com/tiroides-sintomas-no-funciona-correctamente/
- National Institutes of Health. (n.d.). Piense en su tiroides. Retrieved February 14, 2019, from https://salud.nih.gov/articulo/piense-en-su-tiroides/
- American Cancer Society. (n.d.). Signos y síntomas del cáncer de tiroides. Retrieved February 14, 2019, from https://www.cancer.org/es/cancer/cancer-de-tiroides/deteccion-diagnostico-clasificacion-por-etapas/senales-sintomas.html
- Clínica Universitaria de Navarra. (n.d.). Hipertiroidismo: qué es, causas, síntomas y tratamiento. CUN. Retrieved February 14, 2019, from https://www.cun.es/enfermedades-tratamientos/enfermedades/hipertiroidismo
- Clínica Universitaria de Navarra. (n.d.). Hipotiroidismo: qué es, causas, síntomas y tratamiento. Clínica Universidad de Navarra. Retrieved February 14, 2019, from https://www.cun.es/enfermedades-tratamientos/enfermedades/hipotiroidismo
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.