Aos 63 anos, Totia Meireles fala sobre falta de filhos: "Graças a Deus não ter tido"

Casada há 30 anos, a atriz optou por não ter filhos e revelou se sentir realizada com os sobrinhos e “netos postiços”.
Aos 63 anos, Totia Meireles fala sobre falta de filhos: "Graças a Deus não ter tido"

Última atualização: 24 março, 2022

Totia Meireles é atriz e adotou como nome artístico o apelido de infância. Ela começou a despontar na carreira artística nos anos 1980, atuando em espetáculos musicais. Na mesma época, teve os primeiros trabalhos na TV, com participações no Chico Anysio Show (1985) e pequenos papéis em novelas.

Ela construiu uma sólida carreira na teledramaturgia nacional e participou de inúmeras novelas. É casada desde 1994 com o médico Jaime Rabacov.

Diferentemente de muitas mulheres, a atriz decidiu não ter filhos e falou abertamente sobre isso.

É cada vez mais comum a escolha de não ter filhos. As razões são múltiplas, e a opção por não ser mãe é resultado de muitos questionamentos e reflexões. E como qualquer outra decisão, é extremamente pessoal e digna de respeito e empatia.

Mulheres que fazem essa escolha ainda enfrentam o julgamento social

Ao longo da história e em vários contextos, a maternidade compulsória foi “imposta” às mulheres. No entanto, com o passar do tempo, esse conceito mudou em algumas culturas. Agora, cada vez mais mulheres optam por não ter filhos.

Contudo, essa é uma decisão que ainda acarreta muito julgamento. Por isso, muitas mulheres desapegadas do desejo de serem mães acabam escondendo as próprias escolhas. Mas existem aquelas que falam abertamente sobre sua opção de vida, como é o caso da atriz Totia Meireles.

Totia Meireles 63 anos fala sobre falta de filhos

Totia, atualmente com 63 anos, faz parte do grupo de mulheres que não desejam ter filhos e falou sobre isso numa entrevista para a Revista Quem.

Totia revelou que já teve o sonho de ter um filho e até mesmo tentou engravidar, aos 36 anos, através de um tratamento que estimula a ovulação. No entanto, quando o tratamento não deu certo, ela disse que imaginou se tratar de um sinal.

A decisão de não ter filhos

Ela acredita que é muito difícil para as mulheres tomarem a decisão de não ter filhos, mas afirmou dar “graças a Deus” por não tê-los tido, porque não queria as responsabilidades de mãe, como acordar de madrugada.

Segundo ela, “filho é para quando você é nova. Filho você não desliga e pendura no armário”. No entanto, sua escolha pessoal não a afastou para sempre da presença de crianças. A atriz é tia, mãe e avó “postiça” das crianças de sua família.

3totia Meireles 63 anos fala sobre falta de filhos Dou gracas a Deus por nao ter tido

As mulheres não deixam de ser mulheres só porque não têm filhos, nem se tornam incompletas, egoístas ou pessoas que não cumpriram o seu dever. Elas simplesmente decidiram não ter filhos.

Isso não significa que a pessoa não goste de crianças, é simplesmente uma opção de vida que merece respeito, como qualquer outra.

Decidir não ter um filho será sempre um desafio. Assim como qualquer outra decisão, esta diz respeito a cada pessoa e a quem ela considera.

Pode interessar a você...
Papa lamenta que famílias substituam filhos por animais domésticos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Papa lamenta que famílias substituam filhos por animais domésticos

Clique e descubra o que o Papa Francisco disse sobre os chamados "pais de pets", que substituem os filhos por animais domésticos.