Mãe perfeita não existe, o que existem são mães que dão tudo de si

Muitas vezes nos sentimos frustradas por buscarmos um objetivo inalcançável: a maternidade perfeita. A seguir faremos algumas reflexões sobre o assunto.
Mãe perfeita não existe, o que existem são mães que dão tudo de si

Última atualização: 18 fevereiro, 2022

É comum perder muito tempo fazendo comparações com a “mãe ideal” que gostaríamos de ser, com ideais inalcançáveis de ser capaz de cuidar de si mesma, do trabalho e dos demais, tudo isso de forma perfeita e sem ao menos sentir cansaço.

Quem de nós nunca ficou analisando as redes sociais de outras mães (anônimas ou famosas) e perdeu vários minutos fazendo comparações com a nossa própria vida? Uma mesa de café da manhã perfeita e repleta de alimentos saudáveis, uma mãe impecavelmente arrumada e os filhos tranquilos e felizes, enquanto em nossa vida cotidiana muitas vezes só temos tempo de tomar banho no fim do dia.

Essa comparação traz inúmeros problemas, principalmente em relação à autoestima e à percepção da realidade. Somada às dificuldades que já temos que resolver no dia a dia, tudo isso pode se tornar uma bola de neve.

A realidade por trás das redes sociais

O que muitas vezes não levamos em consideração é que as pessoas compartilham apenas os momentos felizes em suas redes sociais. Além disso, e principalmente no caso das celebridades, existe toda uma rede de apoio da qual não dispomos, com empregados domésticos, babás e até mesmo personal trainers.

Essa não é uma crítica às pessoas que contam com esse tipo de ajuda, e sim uma maneira de destacar o fato de que você, com todas as possibilidades que têm, é uma mãe possível.

Não perca seu precioso tempo buscando um ideal impossível, tentando ser algo que não é, criando expectativas surreais sobre si mesma e sobre os outros que jamais se tornarão realidade, apenas criarão conflitos desnecessários.

Como conciliar maternidade com trabalho

A maternidade real

Acolha os momentos em que você fica sem paciência ou ânimo, pois eles fazem de você um ser humano de carne e osso, uma pessoa vulnerável e com sentimentos.

Mantenha uma relação de honestidade e companheirismo com a sua família, exponha os seus medos e desejos e também esteja disposta a ouvir o que os outros têm a dizer.

Esteja aberta às mudanças e pontos de vista das pessoas que estão ao seu redor. Seus filhos querem e precisam de uma mãe real, pois a perfeição, além de inalcançável, é extremamente entediante e estagnada.

Escolha sempre a gentileza e a comunicação, e seus filhos verão em você um grande modelo de caráter, aprendendo diariamente com o seu exemplo.

O seu filho tem a mãe perfeita para ele. Você sacrificou muita coisa para chegar onde está, e seus filhos crescerão com um sentimento de gratidão e admiração por você e seus ensinamentos.

Perfeição nas relações significa um ambiente onde todos se sentem amados e acolhidos por serem que são, com suas qualidades e defeitos. Todos unidos oferecem apoio e inspiração para que os demais se desenvolvam e evoluam cada vez mais como seres humanos.

Confie em si mesma e na sua intuição, e lembre-se de que seus filhos consideram você a melhor mãe do mundo!

Pode interessar a você...
Trabalhar e ser mãe: a arte de ser multitarefa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Trabalhar e ser mãe: a arte de ser multitarefa

Trabalhar e ser mãe não é uma tarefa fácil. As mães precisam aprender a serem multitarefa para acompanhar a criação dos filhos e as obrigações do t...