Se você estiver passando por uma situação difícil, anime-se!

Para superar uma situação difícil, devemos aprender a colocar as coisas em perspectiva e perceber que é apenas um momento ruim e, como tal, vai passar!

Animar-se quando você está passando por uma situação difícil pode ser complicado. As emoções não colaboram e você sente que está no fundo de um poço do qual não consegue sair. O que podemos fazer em uma circunstância como essa?

O normal é que fiquemos mal por alguns dias, mas isso tem que ser dias, não meses. É natural que nos queixemos, que a tristeza nos invada e que não tenhamos nenhum desejo ou força. No entanto, isso tem que ter um fim e rápido!

O isolamento é positivo e negativo

Mulher passando por uma situação difícil na cama

Muitas pessoas, quando estão passando por uma situação difícil, se fecham. Em vez de procurar ajuda, apoiar-se nos outros ou até sair para se distrair, o que eles fazem é se isolar por completo.

O isolamento pode ser algo muito positivo, porque nos ajudará a encarar nossas emoções, a senti-las e a nos dar o tempo necessário para poder administrá-las.

Além disso, o isolamento também nos permite focar nas circunstâncias que temos que enfrentar.

Desta forma, permitimos nos dar um tempo para poder ver a situação de diferentes perspectivas, avaliar as múltiplas opções e tomar uma decisão sobre como vamos agir.

No entanto, esse isolamento não pode continuar por muito tempo. Pessoas que ficam continuamente a se queixar e vitimizar quando uma situação difícil as surpreende na vida, podem cair em depressão devido a essas atitudes.

Nesses casos, o isolamento não se torna um processo saudável para se dar um tempo e vislumbrar uma possível solução para o problema, mas ele se torna um refúgio no qual eles se sentirão seguros e confortáveis.

Sempre haverá coisas que nos motivam

O esporte ajuda a superar uma situação difícil

Cada um de nós tem gostos e paixões que levam a um ânimo positivo. Portanto, diante de uma situação difícil, nos dedicarmos a esses prazeres ajudará a ter uma visão mais alegre e ter maiores esperanças em relação a esses problemas.

  • Talvez ir à academia nos faça sentir muito bem, ou que a pintura nos leve a um estado de calma sem igual, ou ir ao cinema ajude a nos sentirmos livres de toda a carga emocional que carregamos.
  • Não se trata de fugir do que está acontecendo conosco, ou de não pensar nisso. Trata-se, sim, de fazer coisas que nos motivam e nos fazem sentir bem, de modo que não caiamos nesse isolamento negativo e infeliz que leva à imobilidade permanente.

Fazer coisas que nos motivam, que também nos permitem cuidar de nós mesmos, ajudará a evitar olhar para o isolamento como um refúgio, o qual nos tirará qualquer atividade que gostamos de fazer para cair em uma apatia de duração indefinida.

Não nos limitemos, porque uma situação difícil nos faz acreditar que o mundo acaba. Todos podemos sair de qualquer circunstância. O problema é que, talvez, não o vejamos porque nos falta confiança em nós mesmos.

Como aprender a ser mais resiliente

Mulher triste passando por uma situação difícil

A resiliência é uma capacidade que nos ajudará muito se estivermos passando por uma situação difícil. Bem, graças à resiliência, poderemos superar uma adversidade de maneira eficaz, independentemente de sua gravidade.

No entanto, para fazer isso, você tem que praticar certos hábitos e mudar algumas crenças. Por exemplo, devemos tentar ser mais flexíveis diante de mudanças e evitar situações de controle.

No entanto, é importante que nos envolvamos com pessoas positivas, porque, se estivermos cercados de pessoas tóxicas, nossa capacidade de resistência, em vez de crescer, se tornará menor.

Que outras coisas podemos aprender para ser mais resilientes?

  • Veja os problemas como uma oportunidade.
  • Pratique mindfulness ou atenção plena.
  • Conheça a si mesmo e esteja ciente das suas capacidades e limitações.
  • Cultive um otimismo realista.
  • Não abandone o senso de humor.
  • Apoie-se em amigos e próximos ou procure ajuda profissional.

Quando uma situação difícil chega à sua vida, como você lida com isso? Você acha que tem uma forte resiliência ou acha que deve praticá-la e fortalecê-la?

Há muitas circunstâncias que não esperamos e que temos que pensar em como superar. No entanto, há algo em que sempre temos que ter claro em nossa mente: Aconteça o que acontecer, sempre podemos ultrapassá-lo!

Recomendados para você