Salmonete: propriedades, benefícios e usos na cozinha

Você não pode perder a oportunidade de incluir o salmonete na dieta; um peixe que tem vários benefícios para a saúde. Também faz parte da alta gastronomia.
Salmonete: propriedades, benefícios e usos na cozinha
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 11 outubro, 2022

O salmonete é um peixe que pode ser incluído na dieta regularmente. Ele apresenta excelentes características organolépticas. Existem algumas maneiras de prepará-lo para tirar o máximo proveito dele.

A presença de peixes na dieta é recomendada quando o objetivo é manter um bom estado de saúde. Esses alimentos concentram nutrientes essenciais e possuem menor densidade energética do que a carne. Por isso, podem fazer parte de uma dieta hipocalórica com o objetivo de perder peso.

Propriedades nutricionais do salmonete

Para cada 100 gramas de produto, o salmonete tem 3,5 gramas de gordura e apenas 90 calorias. A contribuição proteica é significativa, sendo proteínas de alto valor biológico.

Estes contêm todos os aminoácidos essenciais e têm uma boa pontuação em termos de digestibilidade. Eles serão decisivos para evitar problemas relacionados à massa magra.

Da mesma forma, o referido peixe é uma fonte de minerais importantes, como magnésio, iodo e potássio. É também uma fonte de vitaminas do complexo B. Estes são importantes para garantir que o metabolismo energético funcione corretamente e que as calorias das gorduras, proteínas e carboidratos sejam usadas.

Peixe.

Benefícios do salmonete

Quando falamos sobre os benefícios, devemos enfatizar que o consumo de salmonete é ideal para cobrir as necessidades diárias de proteína. Graças a isso, patologias crônicas que afetam a massa muscular, como a sarcopenia, podem ser prevenidas.

Por outro lado, pode ser incluído sem problemas no contexto de um regime hipocalórico. As proteínas demonstraram ter um efeito saciante, por isso controlam o apetite e melhoram a adesão.

Não fornece muitas calorias, por isso é improvável que perturbe o equilíbrio energético. Claro, para isso não deve ser acompanhado de molhos.

Não devemos esquecer que algumas das vitaminas do complexo B são decisivas para que os processos fisiológicos sejam realizados com eficiência. Acima de tudo, a vitamina B12 é fundamental, pois um déficit compromete o transporte de oxigênio pelo sangue.

Como preparar o salmonete?

O salmonete é um peixe que tem muitas espinhas, por isso pode ser desconfortável para os pequenos da casa. Nesse caso, pode ser triturado para ser usado como ingrediente em outras preparações.

Mesmo assim, existem maneiras de cozinhá-lo inteiro para aproveitar ao máximo. Um exemplo é assado com limão. Um incrível toque aromático será alcançado se ervas, como o estragão, também forem usadas.

É possível adicionar outros condimentos, como açafrão, hortelã, pimenta; ou molhos com alho. É um peixe que fica melhor assado, mas pode ser preparado num guisado ou numa sopa. Não é tão comum consumi-lo grelhado ou frito.

Uma receita muito valorizada é o salmonete com trufas. Não é muito acessível do ponto de vista econômico, mas os representantes da alta gastronomia o valorizam muito. As trufas proporcionam um contraponto de sabor que combina com a textura do peixe.

Trufas negras para combinar com salmonete.
As trufas com salmonete representam um prato da alta gastronomia mundial.

Salmonete, um peixe com muitos benefícios

A inclusão do salmonete na dieta é considerada muito positiva para a saúde. É um peixe com proteína da mais alta qualidade, que não fornece muita energia. Você terá que prestar atenção à sua preparação. Se forem usados muitos molhos ou condimentos, o valor energético pode aumentar.

É aconselhável alternar a ingestão de peixes gordos e magros. Cada um tem uma série de efeitos positivos. Mas a chave está na variedade.

Em geral, os ácidos graxos presentes nos alimentos de origem marinha têm uma qualidade muito alta. A proporção de ômega-3 é maior, o que ajudará a controlar a inflamação no ambiente interno.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Martone AM, Marzetti E, Calvani R, et al. Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. Biomed Res Int. 2017;2017:2672435. doi:10.1155/2017/2672435
  • Westerterp-Plantenga MS, Lemmens SG, Westerterp KR. Dietary protein – its role in satiety, energetics, weight loss and health. Br J Nutr. 2012;108 Suppl 2:S105-S112. doi:10.1017/S0007114512002589
  • Dietzfelbinger H, Hubmann M. Hämolytische Anämien und Vitamin-B12-Mangel [Hemolytic anemias and vitamin B12 deficieny]. Dtsch Med Wochenschr. 2015;140(17):1302-1312. doi:10.1055/s-0041-103562

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.