Logo image
Logo image

Saiba como lavar e desinfetar as esponjas usadas para lavar louça

4 minutos
As esponjas que usamos para lavar louça estão entre as maiores fontes de bactérias que existem! Para evitar o contágio, devemos desinfetá-las e limpá-las com frequência.
Saiba como lavar e desinfetar as esponjas usadas para lavar louça
Última atualização: 23 agosto, 2022

As esponjas são amplamente utilizadas em nosso dia a dia para lavar pratos e talheres após as refeições. Embora sejam excelentes para deixar a louça limpa, as esponjas são uma das maiores fontes de bactérias em nossas casas.

Por isso, é muito importante saber como podemos desinfetá-las e limpá-las. Isso deve ser feito com frequência para evitar a proliferação de bactérias e proteger a nossa saúde e a da nossa família.

É sobre este tema que falaremos no artigo de hoje, já que o mesmo é algo de extrema importância para o nosso bem-estar e muitas pessoas não sabem que a simples esponja usada para lavar louças pode trazer riscos significativos para a saúde. Saiba como evitá-los no texto a seguir.

Esponjas: o objeto mais sujo do nosso lar

A função das esponjas é retirar os resíduos de comida que ficaram nos pratos, copos e talheres depois das refeições e lavá-los, juntamente com um detergente.

Quando passamos a esponja nos utensílios domésticos, ela absorve grande parte dos resíduos que eles contêm.

Este objeto para a limpeza é feito propositadamente com pequenas aberturas de absorção, que embora facilitem a eliminação dos resíduos, também os conservam, juntamente com micro-organismos decorrentes do processo de limpeza.

Lavar a louça faz parte da higiene do lar, no entanto, é preciso higienizar as esponjas.

Some figure

Além disso, precisamos lembrar que a esponja geralmente fica úmida ou molhada, já que está constantemente em contato com a água para lavar a louça, e que isso geralmente favorece a presença de bactérias.

A umidade e a presença de água, juntamente com a presença de sujeiras e resíduos, fazem com que a esponja se transforme em um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias, que podem ficar nela durante horas ou até dias.

De acordo com o Dr. Philip Tierno, professor clínico de Microbiologia e Patologia da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, “a coisa mais suja que pode haver em uma casa é a esponja para lavar louças, até mais do que a tampa do vaso sanitário ou a lata de lixo.

Por todos estes motivos, é fundamental dedicar um tempo para desinfetar a esponja e livrá-la destas bactérias, já que as mesmas podem ser prejudiciais à saúde. Devemos fazer isso com frequência para obter melhores resultados.

Infelizmente, a esponja não fica limpa somente com o uso do detergente na hora de lavar a louça. Por isso, é necessário realizar um processo um pouco mais trabalhoso, mas que é eficaz e certamente vale a pena.

Leia mais: Como preparar um detergente caseiro natural?

Como desinfetar as esponjas?

Some figure

Existem algumas maneiras diferentes de higienizar e desinfetar as esponjas. Iremos compartilhar uma forma extremamente eficaz que acaba com 99,9% das bactérias. Siga os seguintes passos:

  1. Coloque algumas gotas de detergente antibacteriano em um recipiente com água quente e lave a esponja utilizando esta mistura. Para lavar, basta fazê-la absorver a água e, em seguida, apertar para retirá-la. Enxágue com água.
  2. Coloque a esponja ainda molhada no micro-ondas. Você pode colocá-la dentro o eletrodoméstico em um recipiente com água, mas não é necessário se não quiser.
  3. Aqueça a esponja no micro-ondas durante dois minutos, ficando atenta para verificar se não há nenhum indício de que ela está queimando. Se houver, desligue o micro-ondas imediatamente.
  4. Quando os dois minutos acabarem, sua esponja já estará esterilizada. Retire-a do micro-ondas com cuidado, usando um par de luvas ou um pano, já que estará muito quente.

Veja também: 6 maneiras de lavar e desinfetar as pias de sua casa

Outras recomendações para a limpeza das esponjas

Além de fazer periodicamente o processo de limpeza que acabamos de mencionar, vale a pena ficar atento a algumas outras recomendações que previnem o surgimento das bactérias e contribuem para manter as esponjas mais limpas.

  • Mantenha duas esponjas em uso na cozinha: uma para lavar a louça e outra para os balcões.
  • Depois de lavar a louça, nunca deixe a esponja molhada. Enxágue bem e retire o máximo de água que conseguir. Em seguida, coloque-a para secar e evitar a umidade.
  • Se os pratos estiverem com muitos resíduos de alimentos ou engordurados, o ideal é passar um papel toalha nos mesmos antes de lavá-los com a esponja.
  • Mesmo fazendo o processo de esterilização descrito no item anterior, a recomendação dos especialistas é de que uma mesma esponja seja utilizada por um período de, no máximo, duas semanas. Após este tempo, substitua-a por uma nova.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Piédrola, G. (2002). Medicina Preventiva y salud pública. Madrid: Masson, pp. 416-423.
  • Puerta-García, A., y Mateos-Rodríguez, F. (2010). “Enterobacterias”, Medicine, 10 (51): 3426-3431.
  • Rutala, W. A., and Weber, D. J. (2008). Guideline for Disinfection and Sterilization in Healthcare Facilities. Atlanta (GA): CDC-HICPAC, pp. 10-13.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.