6 maneiras de lavar e desinfetar as pias de sua casa

· 25 de janeiro de 2019
Ao lavar e desinfetar as pias devemos levar em conta de que material são feitas, de modo a adaptar os produtos às suas necessidades e não danificá-las.

As pias é um dos espaços da casa onde se acumulam mais bactérias. Isso ocorre porque eles estão em contato permanente com a umidade e, no caso da cozinha, também com os restos de comida. Nestas ocasiões, é extremamente útil saber como lavar e desinfetar as pias da sua casa.

Nesse sentido, os protagonistas são a pia da cozinha, o banheiro e a lavanderia. Estes locais são fontes de muitas bactérias, dadas as características de suas funções. Nós dizemos a você como dar brilho às pias de cozinha, certificando-se de que o seu tratamento higiênico seja apropriado.

6 maneiras de lavar e desinfetar as pias da casa

6 maneiras de lavar e desinfetar as pias da casa

Em primeiro lugar, vale a pena mencionar que a maneira de lavar e desinfetar as pias dependerá em grande parte do material destas. Com isso em mente, listaremos algumas maneiras eficazes de realizar essa tarefa.

1. Limpar com sabão neutro

É uma das alternativas clássicas, conhecidas por todos. Consiste em diluir o sabão neutro na água – de preferência quente – e passar sobre ela com um pano; em seguida, finalize com um enxágue com bastante água, e finalmente seque com um pano. Essa é uma boa ideia para pias de aço inoxidável.

O uso de sabão neutro também é recomendado para pias feitas de material sintético. O procedimento será o mesmo.

Leia este artigo: Como fazer pastilhas de bicarbonato de sódio para desinfetar o vaso sanitário

2. Bicarbonato e limão, duas boas alternativas

Para pias de aço inoxidável podemos usar esses dois elementos multifacetados para a limpeza da cozinha. Como fazê-lo? É muito simples.

Primeiro, o uso de bicarbonato permitirá que você remova facilmente os restos de comida e gordura. Combine-o com água para formar uma pasta, e passe em toda a pia com uma esponja macia. Em seguida, enxágue com muita água.

O limão, por outro lado, é muito eficaz para remover as manchas de ferrugem que podem ocorrer nas torneiras; este também irá fornecer um maior brilho para a pia. Aplique diretamente na superfície, em seguida passe a esponja sobre ela.

Devemos evitar o uso de esponjas de aço muito duras, pois poderiam arranhar as superfícies. Além disso, tome cuidado com a água sanitária que contém hipoclorito, bem como com o sal, o vinagre, ou qualquer outra substância que possa ser corrosiva.

3. Vinagre, outra grande ideia

O vinagre é um antibacteriano natural muito eficaz. Por isso é altamente recomendável para a desinfecção de pias.

Para aproveitar seus benefícios, basta aplicar um pouco de vinagre branco em uma esponja. Passe-o diretamente sobre a pia de aço inoxidável, e as superfícies ao redor. Depois, enxágue.

4. Opções para limpeza de pias de granito

Esse tipo de pias é altamente recomendado por sua duração e higiene; estas são muito limpas e, além disso, seu apelo em qualquer espaço é quase indiscutível.

Para lavar e desinfetar pias de mármore ou granito, a melhor opção é usar um sabão líquido suave. Use um pano ou esponja macia, e a sujeira desaparecerá em questão de segundos. Por outro lado, você não deve usar produtos de limpeza abrasivos, líquidos ou em pó.

5. Sintéticas ou compostas

Maneiras de lavar e desinfetar as pias sintéticas ou compostas

Pias de material sintético, bem como aquelas feitas com resina composta e minerais, são caracterizadas pela sua resistência e durabilidade. Por isso, a sua limpeza e desinfecção são relativamente simples, além de certos cuidados básicos.

Geralmente, usar sabonetes suaves e não corrosivos é a melhor alternativa. Como se trata de superfícies lisas, você não deve usar esponjas de aço ou qualquer outro elemento que possa arranhá-las de forma irreparável. Finalmente, secar a pia após cada uso é uma ótima maneira de prolongar sua vida útil.

Não perca: 5 produtos naturais para recuperar o brilho do piso de madeira

6. O que fazer com pias de vidro?

A tendência atual fez das pias de vidro uma das primeiras opções em termos de mobília do banheiro. No entanto, estas representam uma grande incerteza para os seus proprietários: elas devem ser limpas como todas as outras?

A resposta é não. Nestas ocasiões, recomenda-se usar limpadores de vidro ou uma mistura de água com vinagre. Após isso é necessário um enxágue completo, que inclua as articulações e a parte externa da pia, e deve-se somente secá-las com um pano seco.

Em termos gerais, podemos concluir que os sabonetes comuns e os elementos naturais, como o bicarbonato, o limão e o vinagre, atendem a maioria das demandas, no momento de lavar e desinfetar as pias.

Além disso, em todas as situações, devemos evitar objetos metálicos que possam riscar ou deixar manchas nas superfícies das pias; por fim, lembre-se de que os produtos de limpeza abrasivos atuam como lixas, e podem corroer os materiais de maneira irreversível.