Como fazer um sabonete caseiro de glicerina, própolis e argila para a dermatite

A dermatite se caracteriza por sintomas como a coceira e a vermelhidão cutânea. Compartilharemos a receita caseira de um sabonete para superá-la naturalmente.

Saiba como preparar um sabonete caseiro para a dermatite, um problema da pele difícil de tratar, já que como todos os problemas cutâneos, pode estar relacionada com a alimentação, os nervos e as emoções, nosso entorno, etc.

Neste artigo compartilharemos a receita simples e caseira de um sabonete preparado a base de glicerina, própolis e argila, com propriedades anti-inflamatórias para superar a dermatite de forma natural.

O que é a dermatite?

A dermatite é uma inflamação da pele que se caracteriza por sintomas como a coceira e a vermelhidão cutânea. Há diferentes tipos de dermatite e as causas podem ser muito variadas, por isso é um transtorno difícil de tratar em muitos casos.

Podemos sofrer dermatite aguda como consequência de um fato pontual, por exemplo, uma alergia ou algo crônico.

Ingredientes curativos

Glicerina

Sabonete caseiro para a dermatite

A glicerina é a base dos sabonetes naturais e livres de sulfatos. Tem propriedades antissépticas que evitam as infecções e mantêm a pele com sua umidade própria. Além disso, oferece uma grande suavidade e previne o escurecimento da pele.

Fazer sabonetes com glicerina é muito simples, já que podemos misturar este ingrediente com outros que tenham propriedades curativas adequadas para a nossa pele.

Própolis

Própolis

O própolis é um ingrediente 100% natural que se destaca por suas potentes propriedades curativas, as quais são excelentes para combater todo tipo de bactérias e fungos da pele.

O própolis é uma mistura de resinas que as abelhas extraem das plantas e árvores para proteger suas colmeias. Deste modo, seus valores nutricionais são complexos, completos e muito variados, já que dependem dos vegetais dos quais procedem. O que podemos afirmar é que contém uma grande quantidade de vitaminas, minerais, antioxidantes e óleos essenciais, os quais permitem que as colmeias fiquem muito bem protegidas.

Para os casos de dermatite, o própolis é muito eficaz como remédio anti-inflamatório e analgésico, e ao mesmo tempo favorece a circulação cutânea. É um antibiótico natural sem efeitos colaterais que podemos consumir ou aplicar de forma direta sobre a pele.

Argila

Argila verde

A argila é um ingrediente muito comum nos produtos de cosmética caseira natural, já que se destaca por três propriedades curativas:

  • Oferece uma grande quantidade de minerais e oligoelementos, os quais penetram em nossa corrente sanguínea através dos poros da pele.
  • Ajuda a reduzir as inflamação.
  • Extrai as toxinas de nosso organismo.

Estas três virtudes a transformam em um produto excelente tanto para os tratamentos de beleza quanto para dar solução a alguns transtornos da pele.

Sabonete caseiro para a dermatite

Ingredientes

Para preparar este sabonete caseiro precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 1 barra sólida de sabonete de glicerina (100 g)
  • 1 colher de sopa de extrato líquido de própolis (8 ml)
  • 3 colheres de sopa de argila em pó fino (45 g)

Se desejarmos, podemos adicionar também algumas gotas de um óleo essencial de nossa preferência para dar um aroma especial como, por exemplo, o de lavanda, alecrim, limão ou laranja.

Preparo

Para preparar nosso sabonete caseiro para a dermatite seguiremos estes passos simples:

  • Esquente a barra de glicerina para que ela derreta. Pode ser feito em uma panela ou no micro-ondas.
  • Não é necessário ferver. Só esquente até que a glicerina se torne líquida.
  • Nesse momento, coloque o líquido em uma tigela de vidro, adicione o própolis líquido e a argila e misture bem. Este requisito é fundamental para que a argila mantenha suas propriedades curativas.
  • Quando tudo estiver misturado, coloque a mistura em um molde ou recipiente que dê forma ao sabonete. Você pode usar uma saboneteira ou a base de uma garrafa de plástico.
  • Deixe que esfrie até solidificar e seu sabonete estará pronto.

Como usar?

  • Lave a pele afetada pela dermatite duas vezes por dia com o sabonete caseiro, se possível pela manhã ao levantar e antes de deitar.
  • A seguir, hidrate a pele com alguma loção natural como a babosa, o óleo de coco, o azeite de oliva ou o óleo de calêndula.
  • Evite usar na pele produtos que não forem naturais e que possam conter sulfatos, parabenos ou outros ingredientes químicos prejudiciais.

Esperamos que tenha gostado desta receita de sabonete caseiro para a dermatite e que não deixe de prepará-lo quando estiver enfrentando este problema.

Recomendados para você