Rir é o melhor remédio: Rir faz bem para a saúde e é de graça!

Você já deve ter ouvido muito a frase que diz que "rir é o melhor remédio" para a maioria dos nossos problemas e desafios do dia a dia. Mesmo que às vezes pareça frase de livro de autoajuda, acredite, pois é real!
Rir é o melhor remédio: Rir faz bem para a saúde e é de graça!

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 abril, 2023

A maneira como reagimos frente aos episódios do dia a dia interferem não só na nossa saúde mental, mas também têm reflexos no corpo. Rir fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia, diminui a dor, protege contra os efeitos do estresse e traz uma série de benefícios para o coração. E há respaldos científicos que validam isso.

Estudos realizados ao longo dos últimos anos apontam que o riso e o bom humor atuam, por exemplo, na melhora da ventilação pulmonar, função vascular e circulação sanguínea. Quando damos uma boa gargalhada diversos estímulos são gerados no organismo, provocando desde alterações na produção de hormônios até mudanças biológicas no sistema cardiovascular.

O sorriso ajuda a manter o equilíbrio emocional, nos mantém mais relaxados, aumenta a autoestima e o alto astral. Sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele.

A risada exercita o cérebro

O ato de sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

A gerente do Serviço de Psicologia, Silvia Cury Ismael, assegura: “Rir é importante para a saúde mental, pois libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria, diminuindo o risco de doenças psicossomáticas, como a depressão, a ansiedade e o estresse”, comenta.

Rir faz muito bem ao coração

Dar boas gargalhadas ajuda ainda no bom funcionamento do sistema cardíaco. “Quando você sorri, seu fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo contra ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares”, explica o Dr. Abrão Cury, cardiologista.

Como se sabe, muitas das doenças e dos problemas que afetam o coração são causadas por um estreitamento ou uma obstrução dos vasos sanguíneos, a aterosclerose. Pois saiba que gargalhar promove o relaxamento das paredes das artérias, efeito que se prolonga por até 45 minutos depois da risada. Artérias relaxadas ficam mais flexíveis e dilatadas, permitindo um melhor fluxo sanguíneo.

De fato, o ato de sorrir alivia a tensão física e o estresse, o que ajuda a reduzir a produção de hormônios, como o cortisol e a epinefrina, substâncias que estimulam o ganho de peso e a obesidade, além de uma série de reações inflamatórias que levam ao acúmulo de gordura e colesterol nas artérias coronárias, a constrição desses vasos sanguíneos e, por consequência, riscos de AVC (acidente vascular cerebral) e infarto do miocárdio.

Quando rimos, o ritmo cardíaco aumenta e respiramos profundamente. Isso significa que mais sangue oxigenado passa a circular pelo corpo, melhorando a função vascular.

Combate a dor

Diversos levantamentos apontam que dar uma boa risada ajuda a reduzir a sensação de dor. Depois do riso, hormônios como endorfina e serotonina são liberados na corrente sanguínea, o que proporciona bem-estar.

Fortalece o sistema imunológico

Sorrir e manter o bom humor contribui para estimular e fortalecer o sistema imunológico ao elevar o número de células produtoras de anticorpos, aumentando, portanto, a energia do corpo.

Promove o otimismo

O otimismo está relacionado também com a longevidade, uma vez que pessoas que conseguem ver o lado bom das coisas tendem a ter uma vida mais longa e com mais qualidade. O que se tem observado é que ter uma mente positiva encoraja comportamentos saudáveis.

Geralmente, os otimistas são pessoas fisicamente ativas, que se preocupam mais com aquilo que colocam no prato e são menos propensos a fumar. O resultado é uma pressão mais controlada, melhores índices de massa corporal e níveis de açúcar e colesterol no sangue. O bom humor auxilia até na capacidade de resiliência. Nesse sentido, pessoas bem-humoradas tendem a se adaptar e lidar mais facilmente com situações adversas.

Em resumo

Entre os tantos benefícios para a saúde que o riso pode trazer, estão: reduzir o estresse, promover a queima de calorias, melhorar a qualidade de sono, fortalecer o abdômen, melhorar a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalecer o sistema imunológico, estimular a criatividade e induzir a criação de laços com outras pessoas.

Crie oportunidades para rir. Uma dose diária de sorriso é contagiante, pode mudar a sua vida e melhorar sua saúde.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.