Mejor con Salud
 

4 remédios caseiros para remover as crostas do nariz

Devido a condições como o clima e a umidade, ou após um processo de congestão nasal, o revestimento do nariz pode desenvolver crostas que causam desconforto e dor. Para favorecer a cura, apresentamos 4 opções naturais altamente eficazes.
4 remédios caseiros para remover as crostas do nariz

Última atualização: 18 Dezembro, 2020

Você está procurando uma maneira de remover as crostas do nariz? Esse problema incômodo e até doloroso pode ser ocasional, mas algumas pessoas sofrem com ele com frequência.

Neste artigo, explicamos a causa das crostas no nariz, bem como alguns remédios caseiros eficazes para eliminá-las. Leia sobre essas soluções naturais e experimente!

As crostas no nariz

As crostas do nariz aparecem quando sofremos uma pequena ferida durante o processo de cicatrização. Na verdade, embora essas crostas sejam incômodas, facilitam a regeneração da pele.

Mas por que temos feridas no nariz? A causa mais comum é o ressecamento da pele, que pode estar relacionado ao clima ou à rinite alérgica. Em alguns casos, também pode se dever ao vírus herpes simples. Este costuma afetar os lábios, mas também pode afetar o nariz.

Recomendamos sempre consultar um médico, especialmente se também tiver outros sintomas. No entanto, esses remédios caseiros que apresentamos abaixo podem nos ajudar a acelerar a cicatrização das feridas e, portanto, eliminar as crostas do nariz.

Remédios para remover as crostas do nariz

1. Aloe vera

Gel de aloe vera
Das folhas de aloe vera, podemos extrair um gel com propriedades hidratantes e regeneradoras.

O aloe vera ou babosa é uma planta muito popular atualmente. Uma substância viscosa e gelatinosa com inúmeras propriedades para a saúde é extraída das folhas, tanto para ser usada de forma interna quanto externamente.

A aplicação tópica do gel de aloe vera ajuda a promover a regeneração da pele, proporcionando uma ótima hidratação. Graças a essas duas virtudes, este remédio natural é muito eficaz para eliminar as crostas do nariz.

  • Aplique o gel de aloe vera (puro ou processado) na área afetada várias vezes ao dia.

Leia também: Faça um higienizador de aloe vera e lavanda para mãos

2. Óleo de rosa mosqueta

O óleo extraído do fruto da rosa mosqueta é um excelente método para fornecer hidratação e elasticidade à pele. Ele pode ajudar a evitar as feridas e, portanto, as crostas no nariz.

O poder regenerativo deste óleo é tão eficaz que é um cosmético natural bem conhecido para prevenir e reduzir as rugas, a melhorar as estrias, eliminar manchas, etc… No entanto, é bastante denso, especialmente para a pele muito seca e madura.

  • Podemos usá-lo sozinho ou combiná-lo com o gel de aloe vera.
  • Aplique duas ou três vezes ao dia.

3. Calêndula

Calêndula
A calêndula possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que podem nos ajudar a promover a cicatrização da mucosa nasal.

A flor da calêndula é conhecida por certas virtudes no tratamento de alguns problemas dermatológicos. Entre eles, esta flor pode ajudar a curar infecções e feridas, sendo um bom remédio para remover as crostas do nariz, seja por rinite ou herpes.

Podemos encontrar diferentes produtos à base de calêndula: como óleo, extrato, cremes, etc… Todos eles são boas opções para ter em um kit de emergência, especialmente se você tiver crianças em casa.

Leia também: Combata as varizes com este tratamento de azeite de oliva e calêndula

4. Óleo de coco

Finalmente, o óleo de coco, cada vez mais popular, não é apenas um alimento nutritivo e uma gordura versátil. É também um produto que não pode faltar nos cosméticos que possuímos em casa, pois é benéfico para a pele, lábios, cabelos, etc…

Ao aplicar um pouco de óleo de coco virgem na pele, nós a nutrimos e lhe fornecemos elasticidade, contribuindo para evitar feridas ou lesões. Também favorecemos a cicatrização e prevenimos as infecções bacterianas. 

Escolha uma opção natural para eliminar as crostas do nariz

Mulher com crostas no nariz
Diante da secura da mucosa, podemos aplicar um unguento à base de plantas para hidratá-la e regenerá-la.

Agora, já sabemos em que consistem estas incômodas feridas. Felizmente, o gel de aloe vera, o óleo de rosa mosqueta, a flor de calêndula e o óleo de coco podem ajudar a remover as crostas do nariz naturalmente.

Você pode escolher uma destas plantas ou preparar um bálsamo hidratante com todas elas. Basta misturá-las em partes iguais para obter uma pomada caseira, natural e muito eficaz.

Este bálsamo ajudará a eliminar as crostas do nariz, mas você também poderá usá-lo para nutrir as mãos envelhecidas, hidratar os calcanhares ou lábios secos, e reduzir as estrias e as cicatrizes. Muitos benefícios em um único produto, ao qual você também pode dar um toque especial acrescentando algumas gotas de óleo essencial. Experimente!

Como abordar os cravos no nariz com 4 remédios caseiros

Como abordar os cravos no nariz com 4 remédios caseiros

Os cravos no nariz são muito antiestéticos e são muito visíveis, já que estão no centro de nosso rosto. Além disso, há pessoas que os desenvolvem com frequência e não encontram uma solução natural para eliminá-los.



  • Rahman, S., Carter, P., & Bhattarai, N. (2017). Aloe Vera for Tissue Engineering Applications. Journal of Functional Biomaterials. https://doi.org/10.3390/jfb8010006
  • Phetcharat, L., Wongsuphasawat, K., & Winther, K. (2015). The effectiveness of a standardized rose hip powder, containing seeds and shells of Rosa canina, on cell longevity, skin wrinkles, moisture, and elasticity. Clinical Interventions in Aging. https://doi.org/10.2147/CIA.S90092
  • Nevin, K. G., & Rajamohan, T. (2010). Effect of topical application of virgin coconut oil on skin components and antioxidant status during dermal wound healing in young rats. Skin Pharmacology and Physiology. https://doi.org/10.1159/000313516
  • Leach, M. J. (2008). Calendula officinalis and wound healing:a systemic review. In WOUNDS.
  • Hashemi, S. A., Madani, S. A., & Abediankenari, S. (2015). The review on properties of aloe vera in healing of cutaneous wounds. BioMed Research International. Hindawi Limited.