Os melhores remédios naturais para tratar os lábios secos

· 9 de agosto de 2014
Além de ter um aroma delicioso, o óleo de coco é rico em vitamina E, tem propriedades regenerativas e nos ajuda a hidratar os lábios rachados.

Existe uma série de razões para os lábios secos. A principal delas é que eles estão localizados ao alcance da língua, e por isso é mais fácil lambê-los.

A saliva humana contém dois compostos que causam ressecamento da pele: a amilase e a maltase, que são enzimas digestivas que podem danificar a pele sensível dos lábios, deixando-os expostos ao ar seco.

Conheça agora os melhores remédios naturais para tratar os lábios secos.

1. Óleo de coco para tratar os lábios secos

Faz séculos que os habitantes de regiões tropicais utilizam o coco tanto para fins alimentares quanto medicinais. A pesquisa moderna sobre as propriedades do coco, principalmente de seu óleo, apoiou as antigas noções de que o coco é um alimento saudável.

O que acontece é que o óleo de coco é composto por um tipo incomum de gordura. A maior parte das gorduras animais e vegetais são compostas por ácidos graxos de cadeia longa.

O óleo de coco, porém, contém ácidos graxos de cadeia média, que nossos corpos metabolizam de maneira diferente do que as gorduras de cadeia longa.

Particularmente, diferente das matérias gordurosas compostas por ácidos graxos de cadeia larga, o óleo de coco não aumenta o colesterol na corrente sanguínea.

De fato, ele diminui de maneira muito efetiva a presença de colesterol nos tecidos de órgãos como o fígado.

Leia também: Controlar o colesterol alto: os 5 melhores remédios caseiros

Também foi comprovado que o óleo de coco possui outras propriedades curativas, dentre elas a de aumentar a saúde da pele e de melhorar a condição dos lábios ressecados.

O óleo de coco é facilmente absorvido pela pele, por isso serve como um agente para suavizar e um creme hidratante.

Além disso, o óleo de coco permite a fácil absorção de vitaminas, incluindo a vitamina E, um antioxidante que reduz a formação de radicais livres que danificam as células.

2. Pepino

Pepino-diuretico

As rodelas de pepino têm sido associadas aos regimes de beleza já faz muito tempo. Elas se demonstraram eficazes na melhoria da beleza da pele mediante a redução de inchaços debaixo dos olhos.

O pepino é composto principalmente por água (mais de 90%), o que significa que pode servir como veículo de entrega de água ao organismo.

Essa água contida em rodelas de pepino puro pode ajudar a restaurar a unidade dos lábios, mas o pepino, além disso, tem outros ingredientes que podem beneficiar a saúde dos lábios.

Tem uma quantidade significativa de ácido ascórbico, conhecido familiarmente como vitamina C, que promove a produção de colágeno, uma proteína que dá estrutura e resistência aos tecidos da pele.

Descubra: Como aumentar a produção natural de colágeno

O pepino também contém ácido cafeico, um antioxidante que suprimi a geração de radicais livres por radiação ultravioleta.

3. O óleo de manga

Assim como o óleo de coco, o óleo de manga, extraído dos grãos da árvore de manga, é utilizado na medicina tradicional há séculos. Existe uma boa razão para isso, visto que o óleo de manga é rico em ácidos graxos, principalmente ácido oleico e esteárico.

Isso faz com que o óleo essencial da manga tenha a capacidade de proporcionar suavidade e umidade aos lábios.

Os ácidos oleico e esteárico também têm a vantagem adicionada de serem hidrofóbicos e hidrófilos ao mesmo tempo.

Um extremo é atraído pela água, enquanto o outro a repele, fazendo com que esses dois triglicerídeos bloqueiem de forma excelente a umidade nos lábios, assim com sua impermeabilização.

4. Babosa

Aloe-vera-estrias

Essa planta, muito usada para decorar interiores, e conhecida como babosa, é utilizada para todo o tipo de doença, desde a redução da dor causada por queimaduras até para aliviar a prisão de ventre.

Alguns desses tratamentos podem realmente trabalhar com base na propriedade higroscópica do gel de babosa. E o que isso significa?

Significa que assim como os ácidos oleicos e esteáricos encontrados no óleo de manga têm uma propriedade hidrófila, ou seja, são atraídos pelas moléculas de água, a babosa funciona de maneira similar, porém, seu gel é hidroscópico, o que quer dizer que ele capta vapor de água do ar.

Portanto, se ele for aplicado nos lábios secos e rachados, sua propriedade hidroscópica atrairá a umidade aos lábios, fazendo com que o gel funcione como um umectante.

A babosa também serve como um ótimo veículo de entrega dos óleos essenciais que podem ajudar na produção de elastina e colágeno, assim como o óleo de rosa mosqueta.

  • Catão, M. H. C. de V., Silva, M. S. P. da, Silva, Y. D. L. da, & Costa, R. O. da. (2012). Estudos Clínicos com Plantas Medicinais no Tratamento de Afecções Bucais: Uma Revisão de Literatura. UNOPAR Científica Ciências Biológicas e Da Saúde. https://doi.org/10.1111/j.1365-2486.2009.02149.x
  • RIBEIRO, L. G. T. (2017). A Verdade Científica sobre um Superalimento Funcional Denominado Óleo de Coco. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. https://doi.org/10.1111/j.1755-3768.2012.02522.x