Remédios para combater a insônia e descansar melhor
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Para combater a insônia e descansar bem, o melhor que pode ser feito é optar por remédios naturais. Por quê? Porque os medicamentos de laboratório podem desenvolver tolerância no organismo, com o qual, as doses terão que ser maiores cada vez mais. Isso seria uma espécie de vício.
Aqui apresentamos alguns dos melhores remédios 100% naturais para combater a insônia e descansar melhor. Você descobrirá que eles são muito simples, mas eficazes. Dê a si mesmo a oportunidade de experimentá-los.
Esses remédios para combater a insônia não apenas funcionam para ajudá-lo a adormecer. Eles também fornecem um sono de qualidade, já que muitas vezes, o sono pode ser leve e quando você se levanta, você não tem a mesma energia.
11 remédios para combater a insônia e descansar melhor
1. Banhos quentes de pés
Submergir os pés em água quente (sem queimar) por 20 ou 30 minutos é uma técnica de hidroterapia que produz uma grande sensação de relaxamento e bem-estar, especialmente em dias frios ou se somos pessoas frívolas. Podemos adicionar, se desejado, sal marinho ou bicarbonato de sódio à água. No entanto, o importante é envolver nossos pés bem após o banho.
Você quer saber mais? 5 erros que cometemos no banho diariamente
2. Meditação e relaxamento
Se a causa da insônia for o estresse, nervosismo, excesso de trabalho ou preocupações, devemos buscar técnicas que nos ajudem a acalmar a mente, como exercícios de meditação ou relaxamento, alongamento, Ioga, etc.
O importante é dedicar-nos pelo menos 30 minutos por dia, antes de nos deitar, enquanto tentamos manter nossas mentes em branco.
3. Jantar ligeiro e cedo
Se jantarmos tarde ou em demasiada quantidade, causaremos uma sobrecarga no fígado, o que dificultará o nosso descanso. Comer alimentos leves e fáceis de digerir, pelo menos 2 horas antes da hora de dormir, é o melhor remédio para as pessoas que acordam nas primeiras horas da manhã sem motivo aparente.
4. Massagens relaxantes
Massagem ou auto-massagem com óleos essenciais relaxantes (lavanda, camomila, angélica, bálsamo de limão) é um dos remédios mais eficazes e agradáveis para evitar a insônia e o nervosismo noturno.
5. Siga o horário solar
Para combater a insônia e descansar melhor, um conselho muito simples (e eficaz) é tentar seguir o horário solar. Ou seja, levante-se ao amanhecer e vá para a cama quando o sol se pôr. Isso nos obrigaria a nos adaptarmos aos ritmos solares e às estações do ano, o que nem sempre é possível devido ao nosso trabalho ou obrigações familiares.
No entanto, é um bom método para equilibrar os ritmos do sono e da atividade.
6. Banhos de sol
O banho de sol durante o dia, 10 minutos por dia sem proteção solar, também nos ajuda a regular os biorritmos. A exposição ao sol é prejudicial quando fazemos isso de forma exagerada. No entanto, é uma técnica de cura se o fizermos com bom senso.
7. Alimentos calmantes
Para combater a insônia e descansar melhor, também é recomendável que, a partir das horas da tarde, os alimentos com propriedades relaxantes, como vegetais cozidos, sejam consumidos. No caso das frutas, que são muito revitalizantes, optaremos por maçãs e quiuís, que são bastante relaxantes. Quanto aos cereais, o mais recomendado é a aveia.
8. Sacola de água quente
Colocar um saco de água quente nas costelas no lado direito, durante meia hora antes da hora de dormir, é um bom remédio para melhorar a função hepática e combater a insônia. Isso produz uma agradável sensação de bem-estar que nos prepara para uma boa noite de descanso.
9. Cataplasma de argila
Se o nosso órgão mais enfraquecido for o intestino ou estivermos experimentando momentos estressantes, recomendamos colocar uma cataplasma de argila na barriga por meia hora, embora seja ideal tê-la a noite toda.
Visite este artigo: As 4 melhores plantas para combater a retenção de líquidos
10. Banho de magnésio
Se você tiver uma banheira em casa, não desconsidere este conselho que é um dos melhores remédios para combater a insônia: prepare um banho com água quente e sulfato de magnésio (100 g) antes de ir para a cama.
Com esta técnica você não vai dormir apenas sem problemas, mas você irá favorecer o funcionamento do sistema nervoso e ajudar a acalmar possíveis dores e tensões. Fique no banho por pelo menos meia hora e deite-se logo depois.
11. Essências florais
Os Florais de Bach são essências florais muito úteis como remédios para combater a insônia e descansar melhor. Eles também são muito úteis em casos de desequilíbrio emocional. Além disso, não têm contraindicações ou efeitos colaterais. Nem criam dependência. Para combater a insônia recomendamos o seguinte:
- Castanha branca (castanha branca). Para acalmar preocupações mentais.
- Escleranto (Sclerantus). Essência para aqueles que sofrem de sono intermitente.
- Verbena (Vervain). Para pessoas muito nervosas e impulsivas.
- Agrimônia (Agrimony). Para aqueles que escondem suas preocupações depois de uma aparência de felicidade.
- Olmo (Elm). Quando temos excesso de trabalho.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hedges, C., & Ruggiero, J. S. (2012). Treatment options for insomnia. Nurse Practitioner. https://doi.org/10.1097/01.NPR.0000408276.28016.fb
- Sherman, K., Sun, J., & Lin, C. (2010). Acupuncture for insomnia. Focus on Alternative and Complementary Therapies. https://doi.org/10.1111/j.2042-7166.2010.01057_3.x
- Weiss, M. D., Wasdell, M. B., Bomben, M. M., Rea, K. J., & Freeman, R. D. (2006). Sleep hygiene and melatonin treatment for children and adolescents with ADHD and initial insomnia. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. https://doi.org/10.1097/01
- Ohayon, M. M. (2002). Epidemiology of insomnia: What we know and what we still need to learn. Sleep Medicine Reviews. https://doi.org/10.1053/smrv.2002.0186
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.